segunda-feira, 15 de junho de 2015

Dia dos Namorados registra queda de 8,3% no fluxo de pessoas em lojas do Varejo

Apontamento divulgado pela SBVC em parceria com a Virtual Gate mostra maior movimento na semana que antecedeu a data

Os lojistas que anteciparam promoções para o Dia dos Namorados se deram bem. A semana que antecedeu a data mostrou maior movimento que o próprio dia, que registrou queda de 8,3% no fluxo de pessoas em lojas do Varejo na comparação com 2014. Os dados são do IVC SAZ (Índice de Consumidores no Varejo Sazonal) divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.

Segundo o ICV-SAZ de Dia dos Namorados, em 2015, o fluxo de lojas foi maior na semana anterior ao Dia dos Namorados. Em 2014, o consumidor ainda apostou na compra de ultima hora.

ICV SAZ: Movimento do Dia dos Namorados caiu 8,3% se comparado ao ano passado.

Detalhes do estudo mostram que parte do fluxo referente ao Dia dos Namorados 2015 foi antecipada para primeira semana de junho, gerando diferença do movimento registrado em 2014, onde existiu concentração de fluxo na semana da data comemorativa, e em especial em sua véspera. “O feriado de Corpus Christi na semana anterior foi o principal motivo por essa movimentação diferente registrada no comércio. Os consumidores aproveitaram a folga para antecipar as compras”, destaca Eduardo Terra, presidente da SBVC.

De acordo com Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, decisões estratégicas e bem pensadas são decisivas neste momento para o varejo. “Os lojistas que não souberam avaliar as oportunidades e deixaram para a última hora a criação de ofertas ou atrativos, podem ter visto suas vendas menores”, avalia.

“É importante que o varejista esteja sempre atento ao movimento do seu cliente para identificar sempre o melhor momento de promover, por exemplo, ações promocionais”, completa Heloísa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate.

O ICV SAZ (Índice de Consumidores do Varejo Sazonal) foi desenvolvido para medir o desempenho do fluxo de clientes/consumidores durante uma data específica que antecede sua divulgação. A base analisada levou em consideração evolução média de fluxo diário das lojas que possuíram contagem de fluxo entre o período do Dias dos Namorados 2014 (01/06/2014 a 14/06/2014) e o período de 2015 (31/05/2015 a 13/06/2015). Não foi considerada a divisão por segmentação, com variação percentual no dia sobre dia anterior e variação média do período.

Sobre a SBVC

Fundada em 29 de maio de 2014, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) é uma organização sem fins lucrativos, aberta, multissetorial e com atuação complementar às demais entidades de classe do varejo. Sua missão é contribuir para o aumento da competividade do varejo, por meio de conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos do varejo de todos os segmentos. A entidade tem como objetivo defender os interesses políticos do segmento e promover ações sociais. A SBVC é sustentada por quatro pilares fundamentais: Conteúdo, Político, Ações Sociais e Relacionamento.

Sobre a Virtual Gate

Fundada em 2002, a Virtual Gate, fornece soluções para o aumento de faturamento dos varejistas por meio de tecnologia que permite a gestão do fluxo do consumidor e da taxa de conversão. Atende algumas das maiores empresas do País e grandes redes varejistas, além de oferecer soluções de valor agregado para médias e pequenas empresas de todo o Brasil, com clientes em todas as regiões. Seu portifólio tem alguns cases de sucesso como: C&A, Pernambucanas, Telhanorte, TendTudo, Casa Show, Nike, Livraria Cultura, Saraiva, Lojas Americanas, Farm, Animale, Paquetá, Calvin Klein, Loungerie, L’Occitane, Sephora, entre outros.