Maior feira de franquias do mundo recebeu cerca de 64 mil visitantes

O desaquecimento da economia não desanimou profissionais interessados em ingressar no mercado de franquias, pelo contrário, os incentivou. A ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, que ocorreu de 24 a 27 de junho, no Expo Center Norte, recebeu o público recorde de 64 mil visitantes. Além do volume, a organização e expositores ressaltam o nível de preparo e interesse do público, além da grande participação de visitantes de outras cidades e estados. A edição deste ano contou com o patrocínio de Banco do Brasil, Bradesco, CAIXA, Cielo, Governo Federal, HSBC, Infraero, Santander e SEBRAE.

Segundo o diretor de Treinamento, Cursos e Eventos da ABF, Juarez Leão, “o mercado de franchising já vinha demonstrando sinais de resiliência com crescimentos nominais expressivos em 2014 (7,7%) e no primeiro trimestre de 2015 (9,2%). O movimento verificado na feira é mais um forte indicativo de que o empreendedor brasileiro considera o sistema de franquias seguro e uma opção viável de investimento de médio e longo prazo frente ao atual panorama econômico”.

Em 2015, a ABF Franchising Expo trouxe 480 marcas expositoras, do Brasil e do exterior, que apontaram as tendências do setor. Um dos destaques foram as franquias de baixo custo, traduzidas em duas vertentes: as microfranquias (redes com investimento inicial até R$ 80 mil, muitas delas ligadas a prestação de serviços); e as franquias compactas ou “light”, ou seja, redes tradicionais de franquias que, frente ao atual momento econômico, desenvolveram modelos de lojas com investimento inicial mais reduzido. A busca de modelos com menor investimento também visou oferecer melhores condições para a expansão das redes em cidades do interior do País.

Destaque também para inovações nos segmentos de entretenimento, alimentação para pets e serviços (beleza, saúde, reparos, etc.). Segmentos tradicionais como foodservice e escolas de idiomas, também apresentaram suas novidades. “Enquanto associação, notamos a crescente busca por inovação e qualidade, que se traduz em serviços e produtos cada vez mais sofisticados e/ou de nicho”, ressalta Juarez Leão. Tal movimento vem atraindo a atenção de associações e redes de vários países, como Peru, Estados Unidos, Guatemala, Itália e Espanha, e até de personalidades como a apresentadora e empresária Xuxa Meneghel, que lançou seu segundo projeto no mercado de franquias na abertura da feira. Frente ao volume de visitantes e aos feedbacks dos expositores, a organizaç&a tilde;o da feira espera superar a expectativa inicial de negócios de R$ 550 milhões nos próximos meses.

A fim de sustentar esta expansão e difundir as boas práticas do franchising, a ABF reforçou ainda mais sua diretriz de investir em educação com o lançamento do Game Franquias Brasil, iniciativa em parceria com o Sebrae de capacitação online na qual o internauta pode vivenciar situações da gestão de uma franquia.

Confira abaixo o balanço que alguns expositores fizeram de sua participação na ABF Franchising Expo 2015.

ALIMENTAÇÃO

Ambev
Na edição desse ano da ABF, a Ambev registrou crescimento de 30% no número de visitantes de diversos Estados interessados em empreender no setor de alimentação com os modelos Nosso Bar, Chopp Brahma Express e Quiosque Chopp Brahma. “Recebemos um número de visitantes acima das expectativas e tivemos a oportunidade de apresentar detalhadamente nossas redes de franquia. Nosso portfólio diversificado garante que investidores com diferentes perfis entrem no negócio de franquias”, afirma Bernardo Santana, diretor de Novos Negócios da Ambev.

Bon Grillê
“Participamos há muitos anos da ABF Franchising, um dos eventos mais importantes para qualquer rede de franquia em constante expansão. Este ano a nossa participação foi ainda mais positiva, pois notamos um público muito qualificado, que realmente avalia com critério as propostas de cada marca. Além de ampliar nossa rede de contatos, podemos dizer que saímos do evento com novas possibilidades de negócios. Estamos muito satisfeitos”, Néocles Junior, diretor superintendente da rede de franquias Bon Grillê.

Chiquinho Sorvetes
"Este é o 4º ano consecutivo que participamos da ABF Expo e, para nós, esta foi a melhor edição até o momento. Recebemos mais de 12 mil pessoas no nosso estande durante os quatro dias de feira. Nossa meta de expansão é aumentarmos a participação da marca nas capitais e em estados do norte, nordeste e sul. Avaliando as regiões dos investidores e o fluxo de interessados que tivemos, acredito que conseguiremos superar nossas expectativas e alcançar os objetivos almejados com a participação da Chiquinho Sorvetes na ABF Expo 2015”.
Isaias Bernardes de Oliveira, diretor-presidente da Chiquinho Sorvetes.

Creps
Durante a Feira de Franquias, a marca recebeu 750 contatos, 320 interessados sobre o negócio e a marca estima fechar três negócios potenciais após o evento. “A feira foi uma vitrine para novos empreendedores e conseguimos mostrar nossa essência através dos nossos modelos de negócios. Temos um produto de qualidade e bom preço. A margem do negócio é boa e traz uma rentabilidade e um retorno rápido”, ressalta a gerente de expansão da rede Patrícia Diniz.

DNA Natural
A DNA Natural – maior rede de alimentação saudável do país – comemora os resultados da 5ª participação na ABF Franchising Expo. Durante os quatro dias de evento foram atendidas cerca de 850 interessados em conhecer os formatos de negócios da marca para empreender. “Ficamos impressionados com a quantidade de visitantes que conheciam a DNA Natural e já sabiam quais dúvidas precisavam esclarecer com nossa equipe, mostrando que se prepararam para participar da feira. Também percebemos que a grande maioria dos empreendedores eram de outros estados brasileiros e estavam em busca do negócio ideal para seu perfil”, afirma Jeane Moura, criadora da marca.

Espetto Carioca
O Espetto Carioca recebeu cerca de 300 inscrições/interessados de todas as regiões do Brasil e do exterior. Desse total, a marca estima que cerca de 5% possa gerar futuros negócios/franquias. “A ABF-SP superou nossas expectativas. Como foi a nossa primeira participação nessa edição e o fato do Espetto ter essa identidade carioca, tínhamos um certo receio se a marca seria bem aceita em São Paulo. Mas o que presenciamos foi exatamente o contrário. Tivemos um número elevado de visitas e interessados durante todos os dias da feira. Recebemos pessoas que voltaram mais de uma vez ao estande, mostrando-se bem interessadas. Podemos dizer que fomos muito bem recebidos, não somente pelo Estado de São Paulo, mas pelo Brasil inteiro. Tivemos interessados de todas as regiões do Brasil e do exterior. Durante cada apresentação sobre a noss a marca, notávamos um brilho no olhar das pessoas e uma vontade imensa em fazer parte desse ‘fenômeno’ chamado Espetto Carioca “ – declara o coordenador de comunicação e marketing da rede Igor Souto.

Fry´s – Fast Casual de Hambúrgueres
Sócio fundador da rede José Guilherme Aranha
Quantos contatos realizados: Aproximadamente 500 contatos
Volume de Interessados: 140 fichas preenchidas
Negócios Potenciais: Esperamos uma conversão de ao menos 10% devido à saturação de marcas conhecidas no mercado.

Grupo BFFC
O Grupo BFFC e suas marcas Bobs, Doggis e Yoggi tiveram um aumento de 12% no número de candidatos inscritos para suas franquias, em relação a 2014, atendendo às expectativas da empresa com a ABF Franchising Expo 2015.

Grupo Bonaparte
Cerca de 500 visitantes foram atendidos no estande do Grupo pernambucano Bonaparte durante a ABF Franchising Expo. Para Leonardo Lamartine, CEO da rede pernambucana e presidente da ABF no Nordeste, essa edição da feira foi bem melhor que a anterior, mesmo com o cenário de crise. "Historicamente o setor de franquias cresce durante momentos de retração, pois as pessoas são desligadas das empresas ou começam a pensar mais em investir no próprio negócio, daí, escolhem o setor pela segurança que ele oferece", comenta. Durante os quatro dias de feira, o grupo Bonaparte recebeu impressionantes 56 prospecções, das quais pelo menos 30 devem se concretizar em novos negócios.

Grupo Trigo Franquias - Spoleto, Domino’s Pizza e Koni
“Mais uma vez, a ABF Franchising Expo confirmou a importância na geração de novos negócios. Nesse ano, percebemos uma procura de candidatos com perfil mais qualificado do que em 2014. A feira também nos confirmou o bom momento que uma de nossas redes de alimentação, a Domino’s Pizza, vem passando pelo Brasil, o que resultou em uma maior demanda pela marca em todos os estados do Brasil. Além de nos ajudar no fechamento de novos negócios, a ABF Franchising também é importante pela realização de pesquisa de benchmark com outras marcas, para receber parceiros de outras indústrias/segmentos (como a de shopping center, por exemplo) e pela cobertura da mídia dos mais importantes veículos nacionais”.
Antonio Moreira Leite, CEO do Trigo Franquias

Los Paleteros
"A estreia na ABF Expo Franchising teve um resultado acima do esperado para nós. Durante os dias da feira conseguimos fomentar ótimas negociações com potenciais franqueados, em diversas regiões do Brasil. Além do acesso a candidatos a franquias, a feira nos proporcionou também um ótimo ambiente para relacionamento com fornecedores de diversos serviços e produtos, contato com outras franqueadoras para troca de experiências e uma forte exposição com a imprensa. Certamente estaremos presentes na próxima edição".
Gean Chu, sócio-fundador da Los Paleteros.

Mr. Beer
“Achei a feira de 2015 mais qualificada do que 2014. Subir a régua nem sempre é ruim e foi o caso. Dado o cenário macro econômico, percebemos que os que foram para a feira foram com intenção de negócios, acreditando que o momento é “bom” para negociações. Sentimos uma ótima receptividade das pessoas em relação a marca Mr. Beer, o que também nos motiva ainda mais. Conversamos pessoalmente com mais de 550 candidatos, com cerca de 40 reais interessados em fazer negócios.”
Fabiano Wohlers, fundador da Mr. Beer.

Patroni
“Nossa leitura aponta que o cenário de desaceleração e certa aversão ao risco e aos investimentos em geral filtrou o mercado. Na edição deste ano sobraram somente potenciais interessados em investir, ou seja, a qualidade do investidor se sobressaiu se comparada aos últimos anos. Somando isso ao cenário atual da rede Patroni, que cresceu 17% no primeiro trimestre do ano no varejo, além do sucesso do estande com a operação Expresso, participar da ABF Franchising Expo 2015 irá render, aproximadamente, de 30 a 40 novos negócios. A reação do público em ver a operação simples, rápida e barata do Expresso, com um produto de extrema qualidade, foi crucial para elevar ainda mais o interesse dos investidores”.
Luiz Cury Filho – diretor de franquias da Patroni

Ponto Natural
A franquia Ponto Natural, com sede em Franca (interior de São Paulo), participou pela quarta vez consecutiva da ABF e aproveitou para lançar novos produtos, de sua marca própria. Em estande próprio, pela primeira vez no evento, viu crescer o número de visitantes e também de interessados no negócio. O sócio-diretor da Ponto Natural, Marcel Acedo, comemorou o grande movimento no estande. “São pessoas de diversas partes do Brasil, um público muito qualificado e que se interessa realmente pelo sistema de franquia. Apesar da situação econômica do país, nosso nicho de mercado, de alimentação saudável e bem-estar, é muito promissor”, afirma Marcel Acedo.

Portogallo
“Nossa primeira vez na feira foi ótima, tivemos um feedback muito positivo com muitos elogios ao modelo food truck e mais de 200 cadastros em dois dias de feira”.
André Del Bosco, gerente das franquias da Portogallo

Rei do Mate
“A feira tem sido muito positiva para a rede. Temos realizado bons contatos, os visitantes têm mostrado interesse em saber mais sobre a marca, abertura de franquias. Confesso até que é uma surpresa positiva, pois devido a situação econômica do país não pensávamos que os contatos seria tão positivos, como têm sido”.
João Baptista da Silva, Diretor de Franquias do Rei do Mate

Sodiê Doces
"A feira está ótima, o estande da Sodiê está bem disputado, acordamos alguns negócios, inclusive. Acho que está tendo bastante movimentação de negócios. O público está mais seletivo, já vem com um objetivo, mais focado no que quer."
Cleusa Maria da Silva, fundadora da Sodiê Doces

Vinho & Ponto
“Essa foi a primeira participação da Vinho & Ponto em uma ABF Expo e podemos dizer que estamos muito contentes. Tivemos mais de 400 pessoas realmente interessadas no negócio, sendo que aproximadamente um quarto desses são franqueados potenciais. A feira superou a expectativa e nos mostrou que estamos no caminho certo”. – Erni Luís da Silveira, diretor da Vinho & Ponto.

CONSTRUÇÃO, DECORAÇÃO, IMOBILIÁRIAS, MÓVEIS E PRESENTES

Allan Comploier
“Nossa primeira participação em uma ABF Expo nos motivou muito, pois a maioria dos contatos feitos durante o evento – cerca de 600 leads – foram de profissionais que entendem de nosso negócio, como engenheiros e arquitetos. Ou seja, o público estava muito qualificado. Acreditamos que dos mais de 500 interessados – aqueles demonstraram mais vontade em fazer parte da rede –, cerca de 20 possam ser convertidos em novas unidades nos próximos meses”. – Allan Comploier, diretor da Master House Manutenções e Reformas.

Fantasia Store
“Para a Fantasia Store, participar da edição da ABF Expo Franchising 2015 foi muito enriquecedor. A feira, realmente, é a maior vitrine de boas marcas que São Paulo possui. Gostamos muito da parceria, da infraestrutura e do suporte. Este ano em especial, a participação dos “prospects” foi ainda melhor porque percebemos que os futuros empreendedores estavam focados e realmente sabiam o que procuravam. Com essa fórmula de sucesso, que é conseguir reunir bons negócios em um só lugar pretendemos prolongar nossa participação pelos anos seguintes”.
Charles Pinho – diretor de marketing

FOM
A FOM participou pela sétima vez da ABF 2015. A empresa, que atualmente tem lojas e quiosques em mais de 50 shoppings e aeroportos do Brasil, quer ampliar a sua atuação e atingir a meta de crescimento de 15% no faturamento neste ano. Milhares de pessoas passaram pelo estande e cerca de 110 interessados preencheram o cadastro para se tornarem possíveis franqueados da marca. Destes, destacam-se cerca de quatro negócios potenciais para região de Jundiaí, Porto Alegre, São José dos Campos e Belo Horizonte. A expectativa da empresa contempla a abertura de 10 novos pontos de venda, em diversas praças de norte a sul do país. Os aeroportos continuam no radar da empresa. Viracopos, Confins, Brasília e Recife são os endereços que estão no topo da lista de prioridades. “Esse é um grande momento da marca. A parceria com a Disney é um projeto que co meçou há alguns meses e nos levou a um intenso processo de auditoria para que nossa fábrica fosse certificada. O trabalho em conjunto com as fisioterapeutas é um grande passo para endossar nossos produtos que sempre foram focados em ergonomia e bem-estar”, explica Sidney Rabinovitch, presidente do grupo FOM.

Imaginarium
“Conseguimos na feira cerca de 500 contatos realizados e aproximadamente a mesma quantidade de interessados na marca. Temos uma previsão de alcançarmos 100 investidores em potencial para a marca após a feira. Os resultados ainda não podemos mensurar visto que as tratativas a respeito das possibilidades de negócio ocorrerão a partir desta semana. Num cômputo geral, a feira foi bastante positiva, tivemos um número de interessados acima da expectativa inicial. A grande procura pela marca reflete que estamos no caminho certo, bem como, nossa credibilidade junto aos futuros investidores e mercado.”
Uggo Angioletti, gerente nacional de expansão e relacionamento

Multicoisas
“A nossa percepção foi muito positiva frente ao mercado que está retraído (a feira a cada ano está com interessados mais qualificados). Nossa expectativa é que com os contatos realizados ecoam por vários meses e até podendo ultrapassar o ano. Como também historicamente não temos o interesse em crescer de forma agressiva e sim de forma orgânica, a feira nos proporcionou muitos bons contatos e que iremos ter um bom trabalho nos próximos meses e com perspectiva de colher bons frutos.”
Nelson Oshiro Hokama, Diretor de Expansão da Multicoisas

Portobello Shop
“A feira da ABF 2015 nos mostrou uma nova face muito interessante do mercado Brasileiro, onde tivemos a grata surpresa de identificarmos neste ano um investidor mais profissional e bastante focado nas oportunidades que lhe atraem. Durante a feira, tivemos a chance de vivenciar conversas de alto nível com propects que sabiam muito bem o que buscavam. Outra feliz constatação foi um incremento no número de atendimentos, que girou em torno de 5% acima em relação a 2014. Também, acreditamos que teremos condições de converter as conversas da feira em no mínimo uma ou duas novas operações, o que seria um grande resultado”.
Elton Rodrigo Deretti, Gerente Nacional de Expansão

CONSULTORIAS ESPECILIZADAS EM FRANCHISING

ba}Stockler
"A edição deste ano da Feira ABF surpreende pela qualidade dos empreendedores que estão circulando no evento. Estamos percebendo uma maturidade maior desses visitantes, a maioria já com informações detalhadas do setor e com foco nos segmentos que pretendem investir. Além disso, notamos que a capacidade de investimento também está muito diversificada. Já atendemos pessoas querendo investir R$ 100 mil, R$ 400 mil e até R$ 1 milhão".
Guilherme Siriani - sócio-diretor.

EDUCAÇÃO E TREINAMENTO

CONCRETTA Escola da Construção e Profissões
“Nos quatro dias da feira, recebemos cerca de 1.000 visitantes, uma média de 250 pessoas por dia. Desse total, foram cadastrados para contatos posteriores com real interesse em obter uma franquia da rede, 420 visitantes. A expectativa da franqueadora é, nos próximos 90 dias, assinar o contrato de 10 novas franquias, uma conversão de 2% sobre o número de prospects potenciais. Com essa meta, a rede gerará receita de R$ 3 milhões em negócios”.

Fundação Fisk - Fisk e PBF
“De maneira geral, a feira superou o ano passado para a Fundação Fisk, que detém as marcas Fisk e PBF, onde realizamos bons contatos, em volume superior ao ano anterior, com cerca de 200 interessados e 30 potencias negócios. Isso, por que o setor de franquias está aquecido, pelo baixo risco, pois oferece negócio formatado e previamente testado. Além disso, o setor de educação está especialmente aquecido em função da busca de qualificação profissional por parte dos adultos que visam melhorar sua empregabilidade em época de crise. Seguindo esta tendência, a Fisk está lançando curso específico para o público adulto, chamado Speed, com duração de 18 meses e que agrega ferramentas digitais de aprendizado”, afirma o Diretor Superintendente da Fundação Fisk, Prof. Elvio Peralta.

GRUPO PREPARA
“A ABF Expo tem sido um dos principais canais de prospecção para o Grupo Prepara. A feira reúne empreendedores que vão em busca de oportunidades de negócios e com isso podemos oferecer as nossas marcas e ampliar nossa base de franqueados. Por isso, participar da maior feira de franchising do mundo é de extrema importância para nós e pretendemos manter esta parceria por longos anos. Neste ano, trouxemos para a feira a nossa quarta marca educacional, escola internacional britânica, Pingu’s English. Optamos por realizar o lançamento oficial durante o evento, pois recebe empresários de todo o país e permite viabilizarmos novos negócios. Nossa expectativa para este ano é captar cerca de 1.000 contatos, para que possam ser trabalhados por nossa equipe nos próximos meses e se tornem novos franqueados.”
Rogério Gabriel, fundador e presidente.

InFlux English School
A inFlux English School, rede de escolas de idiomas há mais de 10 anos no mercado e com mais de 100 franqueados por todo Brasil, acaba de divulgar o balanço de sua quinta participação na ABF Franchising Expo 2015 e comemora os resultados obtidos, que foram acima do esperado para o evento. Somente nos dois primeiros dias a rede atendeu o mesmo número de interessados referente ao evento completo do ano anterior, totalizando 284 interessados e 160 contatos durante os quatro dias da feira. No último dia do evento, além da presença do garoto propaganda da rede, Sam Alves, vencedor da 2ª edição do Programa The Voice Brasil, houve a assinatura de um novo contrato para a primeira franquia inFlux na cidade de Osasco, em São Paulo.

Menthes
Nos quatro dias de feira, o estande da Menthes atendeu 299 pessoas, sendo que 8 pessoas tinham feito agendamento prévio. Desse total, 64,7% são homens e 35,3% mulheres. De todo o resultado, 22% foram pré-classificados como leads potenciais. Entre as regiões mais procuradas estão São Paulo (54,21%), Paraná (7,51%) e Minas Gerais (6,48%). "Para a Menthes, que ingressou há pouco tempo no mercado de franquias, participar da ABF Franchising Expo 2015 foi uma excelente oportunidade para a exposição e consolidação da marca. Tivemos um resultado muito satisfatório em número de atendimentos, visto que o pioneirismo no Coaching Emocional, desenvolvido com a metodologia do consagrado autor Augusto Cury, despertou muito a atenção de investidores. Pelo grande número de clientes em potencial que nos visitaram, acredito que em breve teremos contratos f echados como resultado da feira”, diz Frederico Costa, Gerente de Expansão da Menthes.

Minds English School
“Este ano estamos com grandes expectativas, pois a procura está mais seletiva, as pessoas sabem o que querem, estão decididas, mais focadas, o que é excelente. Nosso objetivo são 10 contatos a partir do evento este ano”.
Leiza Oliveira, fundadora da marca

Yes!
“Se compararmos com o ano passado e levando em conta a economia atual, esta edição da ABF Franchising Expo 2015 foi ótima. A expectativa de público foi superada e o movimento da feira foi maior do que esperávamos. Aparentemente, o setor está confiante em uma melhora. Nossa expectativa é que a partir do evento conseguiremos ter de 10 a 20 novas franquias, graças às visitas de potenciais investidores no estande da marca”.
Clodoaldo Nascimento – presidente da Yes!

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

Maria Brasileira
“A 24º ABF Franchising Expo foi excelente para a Maria Brasileira – Limpeza e Cuidados. Foi notória a ótima divulgação realizada em diferentes meios de comunicação sobre o evento, fortalecendo ainda mais a nossa participação na feira. Ao longo dos quatro dias, mais de 400 interessados na marca deixaram seus contatos para dar continuidade às tratativas. Nossa expectativa é de conquistar a abertura de 12 novas franquias Maria Brasileira nos próximos dois meses, todas oriundas desta edição da feira da ABF”.
Felipe Buranello – Sócio-diretor na rede de franquias Maria Brasileira

VESTUÁRIO

Malwee
“Este é o segundo ano que o Grupo Malwee participa do evento, pois o sistema de franquias Malwee nasceu em 2013. Para o Grupo, a participação na feira é importante para a divulgação das nossas marcas no setor de franquias. Apesar de termos quase 50 anos no mercado de moda, temos somente dois anos de presença no setor de franquias. Precisamos ser mais conhecidos nesse setor e a feira da ABF é uma importante vitrine. Além disso, participamos da feira para incentivar o empreendedorismo brasileiro por meio de boas oportunidades de negócio.
Paulo Serrano, gestor geral de Varejo

Marisol e Lilica & Tigor
A Marisol S.A., considerada uma das grandes empresas de destaque no setor do vestuário brasileiro, registrou a presença de 158 candidatos em seu estande, durante a 24ª edição da ABF Franchising Expo 2015. Executivos da empresa perceberam neste ano, uma qualificação melhor do público, que contou com candidatos mais preparados sobre o tema “franchising”, e também com ambições mais seletivas quanto ao negócio que procuravam.

O público foi predominantemente da região Sudeste, com mais de 60% dos candidatos vindos dessa região. O ponto interessante foi que, cerca de 50% dos candidatos focaram suas atenções exclusivamente no projeto da franquia Marisol, enquanto que 22% queriam entender os modelos Lilica & Tigor e Marisol. Outra observação da equipe de expansão de franquias é que pelo menos 20% dos prospects tinham potencial para o negócio, um número superior ao ano anterior, sendo que na própria feira já foi marcado um segundo encontro para aprofundamento do projeto.

Quicksilver
160 cadastros - 40 com bom potencial. “A feira foi proveitosa para a Quiksilver, já que foi o lançamento oficial do projeto de franquias da companhia para potenciais interessados. Inicialmente, eu imaginava que faríamos mais cadastros, mas tenho a impressão que os que fizemos tem uma boa qualidade. Os próximos 2 meses vão mostrar este potencial de conversão. De maneira geral, achei a feira bem organizada.”
Paulo Schwarz - Gerente de Varejo e de Franquias do Grupo Quiksilver.

TIP TOP
“Este ano a ABF Franchising está movimentada. Mudamos o estilo do stand o que está dando uma ótima visibilidade. Estamos fazendo bons contatos. O público está bem qualitativo. Nossas expectativas são bons negócios, ainda mais com a aceitação positiva do nosso novo modelo de negócio, as mega stores”.
Ricardo Marcondes, gerente de expansão

ACESSÓRIOS PESSOAIS E CALÇADOS

Grupo Ornatus
"Mesmo com o atual cenário, estamos recebendo um público tão qualificado quanto do ano passado. São pessoas querendo investir no seu próprio negócio e buscando oportunidades para Salvador, São Luís, Paraná e até com foco em internacional".
Eduardo Morita, diretor de Desenvolvimento e Negócios

Mahogany
Para a Mahogany, a feira foi muito positiva mesmo diante do atual momento econômico do país. A marca recebeu muitos visitantes em busca de seu primeiro negócio, atraídos especialmente pelo lançamento do modelo de loja Mahogany Light, que é uma operação comercial com menor custo de investimento e prazo de retorno mais rápido. Foram 64 contatos realizados ao todo, dos quais 90% eram pequenos investidores. Desses, 10% pretendem de fato fechar o negócio. O volume de transações potenciais se concentrou na região Sudeste (25%), sendo que dessa porcentagem, 45% dos visitantes eram de São Paulo.

NYS
“É a primeira vez que participamos da feira em São Paulo e sinto um público preparado e mais analítico. Minha expectativa é de fechar de 10 a 12 negócios após a feira.”
Cristiane Capella, diretora

Sunglass Brasil
“Primeira vez na feira, nos surpreendemos com o público que realmente quer investir e tivemos bastante visitação. Temos expectativa de colher bons frutos após a feira.”
Juliana Guimarães, gerente de marketing

NEGÓCIOS, SERVIÇOS E OUTROS VAREJOS

5àsec
“Durante os quatro dias de evento, identificamos empreendedores de diversas regiões do Brasil que desejam ingressar no mercado de franchising. Os potenciais franqueados que passaram aqui no estande já chegou com conhecimento da rede e interesse de fazer negócio”, destacou Sergio de Souza Carvalho Jr, diretor de marketing e expansão.

DocSystem
O número de interessados nas franquias da DocSystem - líder em soluções para Gestão de Documentos, Conteúdo e Processos – surpreendeu a rede, pois cerca de 200 pessoas se interessaram pelos modelos de negócios oferecidos pela empresa, das quais 40 são consideradas potenciais franqueados da marca. A companhia também notou um aumento no número de candidatos pós evento, pois somente na última segunda (29), mais de 20 pessoas de cadastraram no site da organização para receber mais informações sobre as franquias. “O resultado da feira nos surpreendeu, pois criamos uma expectativa mais modesta, em razão do atual cenário econômico, porém tivemos um número maior de contatos do que esperávamos, candidatos realmente interessados em obter uma franquia da DocSystem", conta Laudemir Valente, CEO da empresa.

Doutor Lubrifica
“Foi a primeira participação da Doutor Lubrifica na ABF de São Paulo. Realmente é um dos principais eventos do segmento, por isso, já está no planejamento da marca para os próximos anos. Acreditamos que com os contatos gerados, alcançaremos a meta prevista com o investimento nesta feira, o número de 60 unidades comercializadas por todo o Brasil. Recebemos a visita de empresários dos mais diversos estados brasileiros, mas as regiões de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul lideraram as visitas em nosso estande, segundo nossa equipe comercial”.
Carlos Diego Oliveira, Diretor de Franquias

EcoBike Courier
“A feira trouxe um olhar do mundo para nossa empresa, foi realmente incrível, pois conversamos com potenciais franqueados do Peru, Chile, Equador e Colômbia, além de mais 60 pessoas que deixaram seus contatos, sendo elas de 15 estados brasileiros. Foram dias intensos e que podem gerar no mínimo abertura de mais 5 unidades. Tanto é que agora no dia 09 receberemos pessoas interessadas, para uma segunda fase do processo de franquia.”
Cristian Trentin, empresário e dono da rede que participou pela primeira vez da feira

Escape 60
Em sua primeira participação em uma feira de franquias, o Escape 60, primeira empresa brasileira a desenvolver salas de jogos interativos e presenciais, fez 800 contatos qualificados. Receberam no estande, em média, 500 pessoas por dia devido à sala de escape que montaram no local, para que os visitantes conhecerem de perto a atração. Dentro das expectativas do evento, acreditam que vão fechar de fato a abertura de 8 a 12 franquias. Em relação ao perfil dos visitantes, a maior concentração foi de São Paulo.

Guia-se Negócios pela Internet
A Guia-se Negócios pela Internet, de marketing digital, participou pela sexta vez da ABF. Neste ano, segundo a franquia, ao menos 5 mil pessoas passaram pelo estande, com 600 cadastros preenchidos por interessados na marca. “Isso mostra a força de um evento do porte da ABF. São potenciais franqueados de diversos pontos do Brasil. Tivemos neste ano os melhores números entre todas as participações na feira”, afirma José Rubens Oliva, diretor presidente da Guia-se e também Diretor de Microfranquias da ABF.

iGUi Piscinas
Número de visitantes que passaram pelo stand: 1.000 pessoas
Contatos realizados: 512 pessoas interessadas em conhecer mais a iGUi
Volume de interessados: 305 com interesse
Negócios potenciais iniciais: 95
Consideramos um grande sucesso a ABF EXPO. Recebemos grande quantidade de interessados em nosso stand, bem como a excelente qualificação dos candidatos. Atendemos muitas pessoas com foco em outros segmentos, mas, ao conhecer os detalhes da franquia iGUi, tiveram interesse real. Destacamos novos produtos que foram muito bem na feira, como a piscina de fibra totalmente pastilhada, a semipastilhada e o quiosque Trata Bem. “Muitos já conheciam a marca iGUi, porém, ao apresentar nosso modelo de negócio e o valor de investimento, o faturamento médio despertou o interesse do candidato”, completa Bruno Zanetti, presidente executivo da marca.

Jani-King Brasil
Como todos os anos, a ABF Franchising Expo 2015 teve excelentes resultados em termos de contatos e potencial de negócios para a Jani-King Brasil. Atendemos a centenas de interessados dos quais mais de vinte tem sólido potencial de se converter em negócio. Mais importante ainda foram os contatos realizados com interessados em nossas máster-franquias que foram lançadas na feira. Como são negócios que demandam maior volume de recursos e grande responsabilidade, exigirão um prazo maior para a concretização, mas identificamos candidatos interessantes com os quais já temos agendadas novas reuniões.
Christian Rojas- diretor da Jani-King Brasil

NTW
“Já no primeiro dia, tivemos mais visitas do que em toda a Feira do ano passado, quando participamos pela primeira vez. Isso se deu por termos investido num estande maior e mais bem localizado, além de realizar um trabalho de comunicação muito bem-sucedido. Você via que muitas pessoas foram ao evento exclusivamente para conhecer a NTW. O momento de fragilidade econômica do País também ajudou, pois está muito propício para quem pensa em empreender por meio de franquias. Com o crescente número de demissões e a consequente insegurança dos profissionais em seus empregos, é natural que essas pessoas procurem outras formas de se prover financeiramente e o modelo de franquia ajuda muito neste sentido. Além disso, por sermos uma empresa de gestão, tem aumentado também a quantidade de clientes em busca dos nossos serviços para gerir melhor um n egócio, necessidade primordial neste período de crise financeira.”
Ricardo Aguiar, diretor executivo da NTW

Petland
“Em nossa segunda participação na ABF Franchising Expo, recebemos uma média de 400 contatos – mais que o dobro que no ano passado - durante as 20 palestras realizadas no stand da Petland, totalmente interativo com o público visitante. Cerca de 30 pessoas se inscreveram para participar da apresentação que acontece na unidade Campo Belo (SP), onde detalhamos o modelo de negócios da marca, investimentos e oportunidades para atuar no setor de pet shop. A expectativa é fechar de 4 a 5 franquias, a partir do evento”.
Rodrigo Albuquerque, sócio-diretor da empresa e responsável pelo plano de expansão da Petland no Brasil.

San Martin
“A ABF Franchising Expo é o maior evento de franquias do mundo, e nós franqueadores temos a possibilidade de divulgar nossa marca, buscamos também a aproximação com outras redes e demonstração de credibilidade perante investidores que estejam avaliando o melhor negócio. Na feira realizamos mais de 400 cadastros diretos em nosso estande, este cadastro era efetuado apenas em quem parava para conversar e saber informações sobre o negócio, com isso entregamos 50 Circulares de Oferta, onde esperamos que metade destas se convertam em negócios nos próximos dias”.
Carlos Alexandre Gomes – Diretor Executivo da San Martin Franchising

Studio Fiscal
Diante de mais uma grande feira da ABF Franchising Expo, a Studio Fiscal recebeu em seu stand, nos quatro dias de evento, um volume inestimado de pessoas curiosas em conhecer o modelo de franquia da empresa, sendo que foi atendido diretamente 369 pessoas efetivamente interessadas no negócio, resultando em quatro contratos potenciais. Com isso, mais uma vez a ABF se mostrou muito importante para a Studio Fiscal apresentar seu modelo de franquias de serviços tributários.

Vazoli Franchising
“Para a Vazoli participar de uma feira do tamanho da ABF Franchising Expo é fundamental, não somente pelos cadastros de interessados, mas também pela visibilidade que o evento traz para os expositores. Essa é a quarta participação da Vazoli na Feira da ABF em São Paulo e em 2015 foram mais de 400 contatos na feira, mas optamos por realizar apenas 211 cadastros, selecionando apenas quem realmente estava interessado em nosso segmento. Acreditamos conseguir cinco novas unidades franqueadas a partir de cadastros realizados na feira”.
Eric Vaz de Lima, diretor executivo – Vazoli Franchising

Whirlpool
A Expo ABF foi uma excelente oportunidade para mostrar que a Brastemp também está presente no mercado de franquias. Participamos pela primeira vez da feira e o resultado foi bastante positivo. Ao longo dos quatro dias de feira identificamos pessoas com potencial para investirem e que se interessaram pelo modelo de negócio que a Brastemp oferece, constituído por assinatura do purificador de água. Hoje, esse modelo é pioneiro e baseado em serviços de alta qualidade para o consumidor, que garante água à vontade, sempre pura e na temperatura ideal, por meio de um produto com alta performance.
Carlos Eduardo Sousa, diretor do Negócio Água da Whirlpool.

BELEZA, BEM ESTAR, SAÚDE E PRODUTOS NATURAIS

Centro das Sobrancelhas
O Centro das Sobrancelhas, uma das empresas pioneiras nas técnicas de estética do olhar e micropigmentação no País, participou pela primeira vez da ABF Expo e trouxe para casa muito mais do que uma nova experiência para a marca. A equipe com seis consultores de vendas de franquia contabilizaram mais de 450 contatos direto durante os quatro dias de feira. Sendo que, desse total, 10% estavam interessados em obter mais informações sobre a Franquia Centro das Sobrancelhas e, dentre eles, dois terços têm grandes chances de tornarem-se potenciais franqueados, algo em torno de 30 candidatos. “Estávamos com apenas 9m² de stand e com outros grandes concorrentes na feira. No entanto, esses números nos dizem claramente o quanto nossa proposta de franquia é interessante aos olhos dos investidores e o quanto iremos crescer nos próximos meses”, comemora Ismael R ibeiro, diretor executivo da companhia.

Doctor Feet
Para a Doctor Feet, os resultados atingidos durante a ABF Franchising Expo 2015 foram altamente positivos. Em comparação ao ano passado, a rede teve, praticamente, o dobro de interessados. O público que visitou o stand durante os quatro dias do evento mostrou-se animado com a proposta diferenciada da Doctor Feet este ano: a chamada “chave na mão”. Onde é oferecido aos empreendedores interessados lojas já em funcionamento, com profissionais treinados e bom faturamento. Em um momento econômico frágil, a Doctor Feet traz uma excelente opção para quem quer ingressar de imediato no mercado de saúde e estética, em franco crescimento, com retorno financeiro em menor tempo.

SMZTO Holding de Franquias
A SMZTO Holding de Franquias comemora os bons resultados obtidos durante a ABF Expo Franchising 2015. O grupo esteve no evento com as seguintes redes: Instituto Embelleze, líder na América Latina em capacitação para o mercado de beleza, Mixirica, rede de franquias de alimentação equilibrada, Yakisoba Factory, fast food de gastronomia oriental, OdontoCompany, rede de clínicas odontológicas, Casa X, rede de casas de festas infantis e o mais novo lançamento, a Espaçolaser, rede de clínicas de depilação a laser. Reunidas, as marcas realizaram cerca de 500 atendimentos aos visitantes da feira. A SMZTO estima fechar no mínimo 40 vendas nos próximos 90 dias. Até o momento, as redes somam 576 franquias em operação no Brasil.

ONODERA
A feira da ABF para a ONODERA Estética foi boa. Atendemos cerca de 115 pessoas, aproximadamente 20 delas iremos marcar reunião presencial. Potenciais franqueados temos aproximadamente 10 pessoas.

EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

AD Shopping e AD Mall
A AD Shopping e AD Mall participam da ABF desde o seu início. É uma feira reconhecida mundialmente pela sua importância no setor de franquias e por atrair um grande público, que é interessado, empreendedor e qualificado. Essa foi mais uma edição que atendeu nossas expectativas em termos de negócios e oportunidades. A previsão é de que 60% dos contatos feitos em nosso estante revertam-se em futuros negócios.
Magali Sanches é diretora Comercial da AD Mall.

FORNECEDORES

Cigam Gestor
A Feira ABF Expo Franchising Expo foi uma excelente oportunidade de aproximar nossa empresa de nosso público alvo, franqueadores de moda. Geramos, na feira, muitos negócios e prospecções, o que acreditamos que alavancará fortemente nosso resultado em 2015. A Cigam Gestor é uma empresa que segue em franco crescimento devido ao software especifico para o mercado de moda e tem conseguido dar um suporte diferenciado, com índice de satisfação de 95,30% medido em Junho de nossos clientes. Pelos resultados que obtivemos na feira, não só de contatos, como também de consolidação de nossa marca, temos toda a intenção de participar no ano que vem da próxima ABF Expo Franchising Expo SP.

Kiik
O KiiK, aplicativo que oferece completo sistema de gestão de pagamento in app e relacionamento para estabelecimentos comerciais, marcou presença na 24ª edição da ABF Franchising Expo 2015. De acordo com Eduardo Rocha, CEO do KiiK, foram realizados mais de 230 contatos comercias, gerando um volume potencial de negócios na ordem de mais de R$ 25 milhões no ano, referente à venda das duas soluções KiiK apresentadas na feira, e também as transações financeiras processadas. “A participação do KiiK na ABF foi um sucesso, atribuído ao número de consultas comerciais, geração de leads e potenciais novos negócios, que validaram a estratégia da empresa em criar soluções diferenciadas para o varejo nacional e global, principalmente em um cenário desafiador como o que estamos vivendo atualmente&rd quo;, avalia Rocha.
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: