Terceira edição da Feira Brasileira do Varejo foi marcada pela inovação, tecnologia e estratégias para superar a crise econômica.


Um dos principais eventos do setor varejista do país, a Feira Brasileira do Varejo (Febravar), encerrou a edição de 2015 contabilizando 5300 participantes, entre visitantes da Feira e do Congresso. O presidente da Febravar, Ronaldo Sielichow, atribui o sucesso do evento ao formato em que foi concebido, tendo as palestras do dia dividas por temas pré-definidos. No primeiro dia tratou-se de economia e negócios, no segundo e-commerce e tecnologia e no último, gestão. "Conseguimos dar uma abrangência maior de assuntos relevantes que contribuem para o conhecimento e preparo dos lojistas. Além disso, Smart Store foi um grande atrativo, sendo comparada ao que existe de mais moderno em Nova Iorque. Certamente que isso nos dá satisfação", avalia Sielichow. Para ele, superou as expectativas.

Segundo os expositores, 70% realizaram agendamento de contatos para negócios. Destes, cerca de 80% já tem agendamento de até 15 contatos para futuros negócios. Com relação a Febravar, 100% dos visitantes que participaram da pesquisa avaliaram positivamente o evento. Deste público, 64% são do varejo, sendo que destes, 88% são proprietários de lojas. Aproveitando a ocasião, foi perguntado aos lojistas participantes a respeito do desempenho de suas empresas no primeiro semestre de 2015. 74% dos lojistas afirma que as vendas cresceram na comparação a 2014, apesar das instabilidades econômicas.

A terceira edição do evento foi marcada pela forte presença da inovação, seja através das 15 atividades paralelas à Feira, entre palestras, mesas-redondas e visitas técnicas, ou por meio da Smart Store, que trouxe para a Febravar um Provador Inteligente que, automaticamente, identifica e exibe em um monitor touchscreen as peças que estão com o cliente; o Provador Virtual Interativo que detecta o usuário, capturando sua imagem e possibilitando a seleção de roupas ou acessórios virtuais que se ajustam ao corpo, virtualmente, sem a necessidade de experimentar as peças fisicamente, entre outras novidades.

Nas visitas técnicas, programação que possibilitou aos participantes vivenciarem na prática o que é tendência no varejo, também ficou evidenciado que a tecnologia, personalização, segmentação e valorização de equipes estão cada vez mais presente no setor.

"Quando concebemos a Feira foi com o objetivo de fazer a cada ano maior e melhor. Chegamos à terceira edição atingindo esse objetivo. Pela percepção e retorno dos participantes, tantos os produtos ofertados quanto os temas das palestras contribuíram para que os lojistas atravessem esse momento difícil pelo qual estamos passando na economia. Nossa intenção é fazer um evento ainda maior nos próximos anos", conclui Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre – entidade promotora da Feira.

Sobre a Febravar

Aproximar lojistas e fornecedores de todo País, oportunizar networking, apontar tendências e expor inovações do setor varejista são alguns dos objetivos da Feira Brasileira do Varejo, promovida pelo Sindilojas Porto Alegre. Paralelo à Feira, aconteceu o Congresso Brasileiro do Varejo, que reuniu especialistas renomados de diferentes áreas para debater as tendências do setor. O evento anual teve sua primeira edição em julho de 2013. Todas as edições tiveram como sede a capital gaúcha.
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: