Conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve alta de 7,2% na procura das empresas por crédito em julho/15 na comparação com junho/15. Já com relação com junho do ano passado, houve recuo de 4,9% na procura das empresas por crédito. No acumulado do ano, isto é, de janeiro a julho de 2015, a busca das empresas por crédito avançou 2,4% frente aos primeiros sete meses do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o movimento da procura por crédito em julho/15 foi influenciado pela maior quantidade de dias úteis (23 contra 21 de junho/15). Fazendo o ajuste por dias úteis, a demanda das empresas por crédito teria recuado 2,1% em julho/15 perante junho/15, refletindo as dificuldades de cenário econômico atual.

Análise por porte

A alta da procura empresarial por crédito em julho/15 foi determinada pela expansão de 7,6% observada nas micro e pequenas empresas. Já nas médias e grandes empresas as altas em julho/15 foram bem modestas: 0,4% nas grandes empresas e de 0,1% nas médias empresas.




No acumulado do ano de 2015, a elevação da busca por crédito ocorreu apenas nas micro e pequenas empresas, com alta de 3,8%. Nas médias empresas o recuo interanual nos primeiros sete meses do ano foi de 17,4% ao passo que nas grandes empresas a queda foi de 11,9%.

Análise por setor

Todos os setores econômicos registraram alta na demanda por crédito em julho/15 sendo que a maior foi de 8,8% no setor de serviços. No comércio a expansão foi de 5,9% e no setor industrial o crescimento foi de 6,1% em julho/15.

Em relação aos primeiros sete meses do ano passado, o setor de serviços exibiu a maior elevação na demanda por crédito: 4,1% frente ao mesmo período do ano passado. No setor comercial a alta foi de 3,0%, ao passo que na indústria houve retração interanual de 6,2% na demanda empresarial por crédito no período de janeiro a julho de 2015.




Análise por região

A alta da procura das empresas por crédito em julho/15 foi de 33,8% na região Norte, de 10,1% no Centro-Oeste e de 8,7% no Nordeste. No Sul e no Sudeste, a demanda das empresas por crédito avançou idênticos 5,4% em julho/15 perante junho/15.



Na relação interanual, o crescimento da procura por crédito de janeiro a julho de 2015 foi maior na região Norte, a qual exibiu elevação de 8,5% perante o acumulado de janeiro a julho de 2014. No Sul a alta foi de 3,0% e no Centro-Oeste foi de 1,9%. Já no Nordeste houve queda de 0,8% e, por fim, recuo de 0,4% na região Sudeste.
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: