terça-feira, 18 de agosto de 2015

Evento define tendência das cores para mercados da América Latina

Color Marketing Group em parceria com Associação ProCor do Brasil definirá paleta de cores que melhor expressam as tendências sociais, naturais e as mudanças tecnológicas para 2017


Considerada uma das mais importantes associações internacionais para profissionais de design de cores, o Color Marketing Group (CMG) realiza em São Paulo um workshop, em parceria com a Associação ProCor do Brasil, para discutir o uso correto das cores no desenvolvimento de produtos e definir a paleta de cores de tendência de 2017 para a América Latina.

Entre os dias 21 e 22 de setembro, em São Paulo, os especialistas em cores do Color Marketing Group, consultores, educadores e designers de vários segmentos do mercado irão revelar os segredos e as cores que vendem mais. Para aqueles que vendem, as cores "certas" atraem, diferenciam e transformam o produto. Para os que compram, elas transmitem a imagem ideal, definem o estado de espírito e o estilo.

Para participar no workshop do dia 21, o valor do investimento é de U$ 80 para os membros da Associação ProCor do Brasil, estudantes e membros do Color Marketing Group, e, de U$ 100 para demais interessados.

Em função também da comemoração ao Dia Brasileiro da Cor, no dia 22 de setembro, serão oferecidas palestras gratuitas, apresentadas por especialistas em design de cor, internacionalmente reconhecidos. Esta será a primeira vez que o Presidente do Color Marketing Group, o norte-americano, John West, irá ministrar uma palestra no Brasil, com o tema “O Lucro da Cor”. Além dele, a Presidente da Associação ProCor do Brasil, Dra. Paula Csillag, fará a Abertura do Evento; a Fundadora da Academia da Cor & Design, Fabiane Mandarino, falará sobre a “Difusão da Cor na Mídia”; e o Arquiteto e Professor da Universidade de São Paulo, Dr. João Carlos de Oliveira Cesar, apresentará o tema “Cor e Identidade: do Produto à Cidade”.

Ainda no dia 22, haverá o lançamento do livro Comunicação com as Cores, da Profª. Drª. Paula Csillag, Presidente da Associação ProCor do Brasil, e cada participante receberá um exemplar. O objetivo do livro é aprofundar a percepção visual e a compreensão dos elementos de comunicação cromática e como estes princípios podem servir para a aplicação em design, publicidade, arquitetura, cinema, fotografia, moda, embalagens e qualquer área que lide com imagética. O livro foi organizado seguindo a estrutura do Modelo SENS|ORG|INT de percepção visual. Este modelo foi criado pela autora e premiado pelo 2007 Book of Selected Readings da organização International Visual Literacy Association, com o Prêmio Editor’s Choice Award. Ao articular este modelo com teorias cromáticas, pode-se facilitar a identificação de parâmetros para criação e análise de imagens, no que diz respeito à eficácia de sua comunicação com cores.

Com o Patrocínio Master da Tintas Sherwin Williams, o evento conta também com a parceria da Associação ProCor do Brasil, o apoio da Abrafi, Sitivesp, e o patrocínio da LuksColor Tintas, ESPM, NCS, RAL Colours, X-Rite Pantone e Senai-SP Editora. Vale ressaltar que ao se inscrever para o Workshop do dia 21 de setembro, o participante está automaticamente inscrito para assistir às palestras exclusivas do dia 22 de setembro. O primeiro dia de evento será realizado das 8h00 às 19h, e, o segundo dia será das 8h00 às 13h. O Color Marketing Group 2015 ocorrerá no Transamérica Prime International, localizado na Alameda Santos, 981, Jd. Paulista, São Paulo.

A Tintas Sherwin-Williams faz parte do Color Marketing Group e também da Associação ProCor do Brasil: “Nossa união a essas associações nos consolida ainda mais como experts em cores, somando experiências e conhecimento. Estarmos juntos realizando esse encontro em São Paulo demonstra o empenho da Sherwin-Williams em fomentar a cor no Brasil e as possibilidades que as cores propiciam para crescimento econômico e diferenciação de empresas, marcas e profissionais.”, afirma Patrícia Fecci, Gerente de Marketing da Sherwin-Williams e Diretora do Color Marketing Group para América Latina.

Mini currículo dos palestrantes:

John West é representante Independente e Consultor. West traz mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento e concepção de gabinetes de cozinha, com fino acabamento em diversos tipos de madeira, para mercados residenciais, atuando fortemente nos estados da Pensilvânia, Ohio, Indiana, Michingan e Illinois. Sua carteira de clientes incluem empresas familiares que passam de geração em geração, e sua habilidade pode ser traduzida em trabalhar com reproduções refinadas de peças antigas. John West vive e trabalha em McMurray, um subúrbio de Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos e atualmente exerce a função de Presidente no Conselho Administrativo do Color Marketing Group.

Dr. Paula Csillag é Professora Universitária do Curso de Graduação em Design da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), na disciplina Módulo de Cores. Tem graduação em Artes Plásticas com Bacharelado em Pintura pela ECA-USP, Mestrado e Doutorado pela EAESP-FGV. É especialista e consultora em cores. Profere palestras, cursos e consultorias em cores para pessoas físicas e empresas. Alguns clientes já atendidos: Firmenich/Natura, Lukscolor Tintas, Color Marketing Group, SESC, Associação dos Designers Gráficos, Casa Castro Pinturas, Templuz Minas Gerais, CPG Uberlândia, Oncovô Agência de Publicidade de Goiânia, entre outros. Faz pesquisa, participa de congressos nacionais e internacionais e publica artigos na área de cor. Desde janeiro de 2015 é Presidente da Associação Pró-Cor do Brasil.


Fabiane Mandarino é graduada em Comunicação Social com mestrado em Fashion Styling pelo Instituto Marangoni, em Milão. Por mais de 5 anos ela desenvolveu programas acadêmicos lecionando e treinando professores nas cadeiras de moda e design no Instituto Marangoni, também em Londres e na International School of Colour and Design (ISCD), em Sidney. Ao longo dos últimos 19 anos ela teve a oportunidade de trabalhar em Comunicação de Moda como Editora de moda, Trend Forecaster e como Designer em Milão, Paris, Londres e Sidney. Em 2015, ela tornou-se membro do Comitê Científico na Associação Pró-Cor do Brasil, tornou-se embaixadora da Pantone no Rio de Janeiro para projetos educacionais universitários, e também membro da SBC – Sociedade Brasileira de Coaching, criando um programa de Coaching Criativo. Hoje, ela vive no Brasil e trabalha como Diretora de Criação, leciona no programa Coolhunting no Instituto Europeo di Design – IED e dirige e leciona na Academia da Cor & Design.

Dr. João Carlos de Oliveira Cesar formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo, com foco no estudo da cor na arquitetura. Atualmente é professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo- FAU-USP. Tem experiência na área de Arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: cor na arquitetura, design arquitetônico, arquitetura de interiores e percepção de cores. Membro do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Membro do Grupo de Estudo sobre as Cores e Design Ambiental da Associação Internacional de Cor, tendo apresentado trabalhos no Interim Meeting da AIC (Associação Internacional da Cor) em Estocolmo, em 2008, na 11a. Congresso AIC de 2009, em Sydney, Austrália, no 12o Congresso da AIC 2013 - Newcastle Upon Tyne - Inglaterra e em eventos no México e na Argentina. Participação em cursos de Scandinavian Colour Escola AB sobre o Sistema de NCS, e em cursos IACC-NA em San Diego Estados Unidos. (Associação Internacional de Consultor Color - América do Norte).

Serviço:

Workshop Color Marketing Group
Local: Transamérica Prime International, Alameda Santos, 981, Jd. Paulista, São Paulo/SP.
Data: 21/09/2015
Investimento: U$ 80* e U$ 100

*Membros da Associação ProCor do Brasil, Estudantes e Membros do Color Marketing Group
Ao se inscrever para o Workshop do dia 21 de Setembro, você estará automaticamente inscrito para assistir às palestras exclusivas do dia 22 de Setembro.
Inscrições: Para se inscrever, acesse o link abaixo, preencha os dados e envie o documento para o e-mail: sgriffis@colormarketing.org
http://www.colormarketing.org/sites/default/files/pdfs/uploadedFiles/Meetings_and_Events/International_Conferences/2015%20LatAm%20Registration%20Form.Formv3.pdf

Evento Dia Brasileiro da Cor - Palestras Gratuitas
Local: Transamérica Prime International, Alameda Santos, 981, Jd. Paulista, São Paulo/SP.
Data: 22/09/2015
Vagas Limitadas
Necessário Inscrição prévia pelo site:
http://www.brasilcmg.com.br/