quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Pesquisa inédita revela as empresas com mais destaque no varejo brasileiro em 2014

Estudo aponta que o Habib’s obteve o maior crescimento da rentabilidade por loja (117%) e a campeã no quesito maior crescimento de produtividade por funcinário foi a Alpargatas (55%)

O Grupo Padrão em parceria com a Serasa Experian, coordenação técnica do CIP (Centro de Inteligência Padrão) e parceria acadêmica com o Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) lançam o Ranking NOVAREJO Brasileiro. Com o objetivo de reunir, em uma única publicação, informações exclusivas e de extrema importância para as empresas e os profissionais do setor, o estudo aponta as 200 empresas com mais destaque no varejo nacional.

Com dados compilados pela primeira vez no mercado nacional, a pesquisa traz a análise mais detalhada já desenvolvida no Brasil. São as 200 empresas de melhor performance no setor, divididas em um Ranking Geral e um Setorial. “Trata-se da mais nova referência do varejo brasileiro. O cruzamento das análises setoriais revela onde estão as oportunidades de crescimento e melhoria de produtividade do setor”, afirma o especialista internacional em relações de consumo e varejo e CEO do Grupo Padrão, Roberto Meir.

“A princípio, o que podemos observar é que o cruzamento do faturamento com a expansão do número de funcionários e de lojas permite concluirmos que, em 2014, o varejo brasileiro foi mais eficiente e produtivo. O faturamento por loja das empresas subiu 7,8% na comparação anual. Já o faturamento por funcionário avançou 8,4% e, em 2014, ficou em cerca de R$ 298 mil”, explica o especialista.

O estudo tem como diferencial o levantamento de dois dados inéditos. São eles: a rentabilidade por loja de cada empresa avaliada na pesquisa e o crescimento da produtividade por funcionário. Neste contexto, a empresa que mais aumentou a sua rentabilidade por loja foi o Habib’s, com crescimento de 117% em 2014. Já a empresa que apresentou o maior crescimento da produtividade por funcionário foi a Alpargatas, com um índice de 55%.

“Em períodos de recessão, como o que estamos vivendo, é ainda mais relevante ter o respaldo de instrumentos como o ranking para compreender melhor quem são as empresas que atuam no setor, minimizando os impactos negativos provenientes de se estabelecer relações comerciais às escuras”, ressalta o presidente da Serasa Experian, José Luiz Rossi.

O lançamento oficial do Ranking NOVAREJO Brasileiro aconteceu no dia 18 de agosto, contando com a presença dos responsáveis pela elaboração do estudo, associações do setor e principais lideranças varejistas.

Abaixo, confira o ranking de empresas com o maior crescimento de rentabilidade por loja em 2014:


Em seguida, apresentamos o ranking de empresas que apresentaram o maior crescimento de produtividade por funcinário em 2014:


Para finalizar, segue o ranking de empresas com o maior crescimento de faturamento em 2014:


Sobre o Grupo Padrão

O Grupo Padrão é uma organização de mídia e comunicações que cria e dissemina conteúdo para estimular o aperfeiçoamento de práticas no ambiente corporativo. Sua atuação é dividida em quatro unidades de negócios: Editorial, Empresarial, Eletrônico e Eventos. As iniciativas de maior destaque são as revistas Consumidor Moderno, NOVAREJO e Guia do SAC, os congressos CONAREC (Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente) e BRWeek (Brazilian Retail Week), além dos Prêmios Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente e Empresas que mais Respeitam o Consumidor. Promover uma comunicação mais consciente, integrada e transparente entre empresas e consumidores é o objetivo de todo trabalho desenvolvido pela instituição.