terça-feira, 18 de agosto de 2015

Venâncio Shopping realiza sua 1º Feira de Franquias

Evento reúne mais de 20 marcas de diversos setores, nos dias 21 e 22 de Agosto, com entrada franca

Mauro Hyde, consultor da Y Franquias
Embora o país passe por uma instabilidade econômica, o cenário para o setor de franquias no Brasil é positivo. De acordo com projeções realizadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor em 2015 terá um crescimento de 10%. Se nacionalmente a tendência do negócio é superavitária, no DF o cenário é ainda mais favorável. A região possui a quarta maior população do país e a maior renda per capita, o que representa um mercado em potencial para franquias. Sabendo disso, e com foco de estimular a geração de novos negócios e do empreendedorismo, o Venâncio Shopping, Escritórios e Gastronomia e a empresa Y Franquias promovem sua primeira Feira de Franquias, nos dias 21 e 22 de agosto, na alameda de serviços, localizada no 2º subsolo do Venâncio Shopping.

Durante os dois dias da Feira, mais de 20 marcas nacionais e regionais, como opções de investimentos altamente lucrativos, estarão representadas no mall. Entre elas, franquias consagradas como Avohai. Suas roupas fazem parte do figurino da Rede Globo e estiveram presente nas novelas Malhação, Flor do Caribe, Em Família e Geração Brasil, vestindo as atrizes Bruna Marquezine, Claudia Raia, Mariana Ruy Barbosa entre outras.
Programação paralela

A Feira também traz uma programação paralela especialmente desenhada para o evento. Uma delas é o Balcão de Dicas e Negócios, onde consultores, especialistas em varejo e produtos de fomento trarão recomendações importantes para iniciar, estruturar e sustentar um negócio. Os visitantes poderão comparar opções de investimentos, conversar sobre potencial de mercado, obter informações sobre custos e financiamento, e muito mais.

Outro momento importante será no sábado (22), às 15h, com o Painel "Franquias: o melhor investimento", um debate com a presença de personalidades e empresários levando exemplos de sucesso e debatendo assuntos relacionados ao setor. O painel será composto por Marcelo Maia, secretário de comercio e serviços Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), falando sobre incentivos federais e desburocratização, Leandro Braz, proprietário da Dunkin Donuts, expondo os desafios de um retorno de sucesso, Patrícia Rosa, da Pastelaria Viçosa, levando sua história da tradição à expansão e Breno Cury, vice presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) e sócio da Y Franquias explanando sobre os números do segmento. A mediação será realizada pelo jornalista e diretor Relações Institucionais da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Abrasel, que também leva a discussão sobre oportunidades no setor de alimentação.

Mercado de Franchising

Por conta do suporte prestado pela franqueadora, a qual minimiza as preocupações do empreendedor e leva competitividade ao seu produto, as franquias são opções para quem não quer correr grandes riscos, ou para aqueles que querem iniciar seu próprio negócio. Para se ter uma ideia da preferência dos investidores no setor, em 2014, as franquias brasileiras faturaram R$ 128 bilhões e geraram 1.096.859 emprego, de acordo com a ABF. Em 2015, a projeção é de que o número de marcas tenha um aumento de 8% e as novas unidades devem crescer entre 9% e 10% no país.

Segundo Mauro Hyde, consultor da Y Franquias, empresa especializada na gestão de negócios no setor, cada vez mais o brasiliense está empreendendo e procurando a segurança da franquia para investir em um negócio. "O alto poder aquisitivo da população do DF deixa o mercado constantemente aquecido para setores como beleza e saúde. Além disso, com o aumento do trânsito da capital federal está cada vez mais frequente comer fora de casa, o que fortalece a abertura de lojas de alimentação, como por exemplo o Sbarro, grande franquia americana de pizzas e pratos italianos, que escolheu Brasília para iniciar suas atividades no Brasil em 2013.", explica Hyde.

Outro fator que fortalece o investimento em franquias é a rentabilidade que o setor tem se comparado com o mercado imobiliário e outros investimentos financeiros, que com a instabilidade econômica do país estão em queda.

Programação - Painel de Debates, sábado 15h

Tema: “Franquias: o melhor investimento”

Participantes:

Breno Cury, Vice Presidente da ACDF, sócio da Y Franquias – os números do segmento;

Marcelo Maia, secretário de Comércio e Serviços do MDIC – incentivos federais e desburocratização;

Leandro Braz – case Dunkin Donuts: os desafios de um retorno de sucesso;

Patrícia Rosa – case Pastelaria Viçosa: da tradição à expansão;

Mediador: Newton Garcia, jornalista e diretor Relações Institucionais da Abrasel/ADVB - oportunidades no setor de alimentação

Sobre o Venâncio Shopping

Conhecido, em Brasília, por oferecer diversos tipos de serviços em um só espaço, o Venâncio Shopping passa por sua maior transformação. Com o investimento na ordem de R$ 200 milhões, realizado por meio de financiamento bancário e investidores varejistas e imobiliários, a obra de revitalização agrega o conceito multiuso e traz à sociedade brasiliense novas atividades de varejo e alimentação, sem perder a vocação para prestação de serviços de atendimento aos cidadãos, como PROCON, cartórios, Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (EUA), faculdades, hospital-dia, Defensoria Pública, entre outros.

O projeto prioriza o conforto, a estética, acessibilidade e a funcionalidade, com um Shopping Center totalmente novo e uma Área Bruta Locável (ABL) de 15 mil m², para a oferta de mais de 150 lojas. Estima-se que mais de dois mil novos empregos serão criados, direta e indiretamente. Além disso, 650 salas comerciais serão distribuídas em duas torres de negócios.

Sobre as marcas

Breve história de algumas das franquias presentes na 1ª Feira de Franquias Venâncio Shopping. Além delas, também estarão no evento: Dell Anno, Samello, Q.G. e Da Hora.
Avohai - Moda Feminina

A marca do Rio Grande do Norte é responsável pelo projeto de incentivo social com as bordadeiras e rendeiras da região, buscando promover a qualificação profissional, gerando renda e valorização da cultura. Suas roupas fazem parte do figurino da Rede Globo, nas quais vestiram as atrizes Bruna Marquezine, Cláudia Raia, Mariana Ruy Barbosa nas novelas Malhação, Flor do Caribe, Em Família e Geração Brasil.

Bella Gula

A empresa gaúcha foi concebida a partir de pesquisas no mercado nacional e internacional (Uruguai, Estados Unidos e Europa), com a qual se estabeleceu o projeto básico de concepção do negócio. A ideia de montar um negócio próprio de alimentação e largar suas respectivas carreiras foi impulsionada pela paixão e talento da marca em criar receitas de doces e salgados. Em 1993, inaugurou a primeira loja no shopping Bourbon Assis Brasil e em 1999 iniciou seu processo de expansão via franchising.

Bello Pastel

A marca paranaense está no mercado desde 2010 e que conta com 11 lojas espalhadas por todo o Brasil. O cardápio foi elaborado de forma criativa e diversificada, oferecendo aos clientes produtos como pasteis, panquecas, massas, pratos executivos, porções, saladas, sobremesas entre outros. O mix de produtos garante venda durante todo o dia, ou seja, tem sempre um produto adequado para cada hora.

DoggiS

Marca Chilena criada em 1987 e trazida ao Brasil, em 2011, pelo Grupo BFFC, detentora da marca Bob´s. A DoggiS é a maior rede de hot dog da América Latina, presente em três países, totalizando mais de 200 lojas. No Brasil, a franquia mais de 50 lojas espalhadas em 12 estados.

Mimma´s

A franquia iniciou suas atividades em 2011 no mercado de pizzas pré-assadas, onde obteve grande sucesso e hoje oferece a sua qualidade em outras formas de delícias que agradam o consumidor de Norte a Sul do país. A unidade franqueadora está localizada em Santa Rita do Sapucaí (MG), junto a uma loja piloto, que é um espaço cuidadosamente planejado com toda infraestrutura necessária para atender bem os clientes e servir de base para teste de mercado e treinamento dos franqueados.

Pastelaria Viçosa

A Pastelaria Viçosa é uma marca genuinamente Brasiliense. Desde os anos 60, serve o pastel e o caldo de cana mais famosos de Brasília. Nasceu praticamente junto com a cidade, bem no centro do traçado modernista de Lúcio Costa, no ponto de encontro dos milhares de brasileiros que por ela transitavam em busca de sucesso na nova Capital Federal: na rodoviária do Plano Piloto. Em 2015, a Viçosa decidiu entrar no mercado de franquias e está em busca investidores para Brasília, primeiramente, e entorno.

Pearson

Há 150 anos no mercado, a marca é líder em educação no mundo e está presente em mais de 80 países com 40 mil colaboradores. Para a Pearson, a Educação não é qualquer produto, mas sim uma grande responsabilidade. A estratégia global é colocar o aluno no centro de todas as atividades, com produtos, serviços e tecnologias que tenham eficácia, ou seja, que alcancem as pessoas onde quer que elas estejam, no tempo em que elas desejam, com os recursos mais propícios para absorção de conteúdo e de forma customizada.

No Brasil, a franquia é um dos maiores players privados de Educação no Brasil, atuando desde a década de 1970, da a educação infantil até a vida adulta, por meio das linhas de negócios focadas em Educação Básica, Ensino Superior e Profissional. A Pearson também é líder em cursos de inglês e profissionalizantes, com marcas como Wizard, Yázigi, Skill, Wall Street English, Quatrum, Microlins e S.O.S.

Sbarro

Marca com 70 anos de existência, com mais de 800 lojas espalhadas em 33 países. Sempre produzindo pizzas e massas frescas, com ingredientes selecionados, levando o melhor da culinária italiana aos clientes.

Spírito

Marca de moda masculina criada em 2005 pelos bisnetos do fundador das lojas RENNER. Conhecida pela forte tradição familiar em alfaiataria, aliada aos conceitos da moda moderna. Apresenta roupas para diversos estilos, primando pela qualidade no corte das peças.

Spring Now

Com um cardápio diversificado, composto por 30 recheios diferentes entre salgados e doces, a marca foi criada em 2014, em Brasília. Destaque para os rolinhos primavera feitos com papel de arroz e recheios diferenciados, com sabores que não se encontram em casas chinesas e japonesas. A Spring Now também se diferencia pelo aspecto visual, marcado pelas cores vibrantes e um ambiente aconchegante, moderno e descolado.

Uberdog

Marca brasiliense de cachorro-quente gourmet criada em 2012. Salsicha tenra, pão macio e montagem ao estilo americano são características comuns aos carros-chefes da lanchonete. Atendendo aos pedidos de seus clientes, a casa passou a oferecer serviço de rodízio todos os dias da semana. Em 2015, iniciou a transformação para o mercado de franquias, buscando consolidar-se em Brasília para depois conquistar todo o Brasil.

Wayne´s Burger Star

Fundada em 2013, a Wayne´s Burger aposta na arquitetura de suas lojas e no cardápio diferenciado, tornando-se uma visita única aos seus clientes. Os hambúrgueres foram desenvolvidos por dois anos até chegarem a perfeição buscada por seu criador. Já são cinco lojas espalhadas pelo Nordeste e, em breve, no Centro-Oeste.

Zimbrus

Criada em Brasília no ano de 1995, a Zimbrus tem o conceito "Surf Food", com cardápio de açaí, sanduíches na baguete, sucos, saladas e salgados. Após 20 anos de sucesso, a marca tornou-se franquia e hoje está presente com lojas no Jardim Botânico e Águas Claras, ambas no DF.

Serviço
1º Feira de Franquias do Venâncio Shopping
Data: 21 e 22 de agosto
Horário: sexta-feira, de 12h às 18h; sábado, de 10h às 17h
Local: Alameda de Serviços – PA2 (2º subsolo)
Acesso: Livre