Empresários da RMC contam alguns de seus diferenciais e como estes influenciam no sucesso de seus empreendimentos

Segundo a Associação Brasileira de Indústrias de Alimentação (Abia), a procura por alimentação fora do lar cresce vertiginosamente. Um levantamento da entidade mostra um crescimento em média de 14,7% ao ano. Dados do Instituto Food Service Brasil (IFB) apontam que o gasto das famílias com alimentação fora do lar saltou de 24,1% em 2002 para 33,3% em 2014. O crescimento fica mais evidente quando comparados os valores. Em 2011, o segmento faturou R$ 121 bilhões e no fechamento de 2014 R$ 157 bilhões de reais, uma média anual acima de 9%.

O crescimento e o bom resultado do setor é um forte atrativo para os empresários, uma vez que diversos segmentos da economia brasileira vivem um momento de instabilidade econômica, registrando retrações ou projetando fechamentos pouco acima de 0%. Prova disso é o programa de Microempreendedor Individual (MEI), que registrou a marca de cinco milhões de microempreendedores cadastrados no primeiro semestre deste ano, segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Regulamentado pela Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, o programa criou condições especiais para o trabalhador conhecido como informal e tem sido uma ótima saída para aqueles que ficaram desempregados com a crise. Além do crescimento do pequeno negócio, a maior participação das mulheres no mercado de trabalho, o crescimento na renda das famílias brasileiras, a melhoria da oferta e a mudança no hábito de consumo dos brasileiros impactam diretamente no setor.

Cheio de oportunidades para novos empreendedores, o mercado, entretanto, requer alguns cuidados na hora de investir, por isso, conversamos com alguns empresários do interior paulista e criamos um check list com algumas coisas que devem ser consideradas na hora de ter o próprio negócio.

Tenha afinidade com a área escolhida

Para Cláudio Fernandes, proprietário da Rede Premiatto, primeira franquia especializada em comida rápida com qualidade Premium, um dos principais pontos que se deve ter cuidado na hora de investir em um novo negócio é identificar qual segmento se encaixa no perfil do empreendedor. “Ter afinidade com o segmento que se busca investir é imprescindível, pois o investidor deve gostar da área que ele procura investir. Em alimentação, por exemplo, é fundamental que o empresário aprecie a gastronomia e tenha extremo interesse pelo assunto”, destaca.

A Chef Lourdes Bottura é um exemplo vivo da importância da afinidade que o investidor deve ter com a área escolhida. A empresária transformou sua paixão pela gastronomia em duas redes de restaurantes de sucesso: O Badebec e o Babiló, marcas que já se consolidaram na história da gastronomia do país. “Gastronomia para mim é mais que uma paixão, faço o que amo e é gratificante proporcionar pratos elaborados com muito carinho”, explica Lourdes.

Aposte nos diferenciais

Apostar nos diferenciais para destacar uma marca é fundamental para quem procura investir. Quem prova isso é a empresária Miriam Macedo. Com gosto pela inovação e perfil empreendedor, a Chef aproveitou o boom dos sorvetes mexicanos e fundou a Arriba Paleteria. Para fugir da crise e se destacar no mercado, a família Macedo apostou em mais de 70 combinações de sabores e lançamentos de paletas em datas especiais, tudo com fabricação caseira, além de sobremesas diferenciadas como o fondue de mini paletas e o Arriba Gateau. “Tenho facilidade em testar sabores pela produção ser altamente artesanal, sendo assim, qualquer fruta ou combinação sugerida pode ser testada e se aprovada fica em nosso cardápio!”, afirma a proprietária que também usa ervas brasileiras na composição dos sabores.

Já a empresária Gisele Lagos apostou na linguagem jovem e no segmento de delivery quando fundou a Mega Pizza, franquia com duas unidades em Campinas. “Atualmente as pessoas estão optando por comer em casa, onde é possível prever os gastos”, ressalta a proprietária. Outro grande diferencial da marca é a diversidade de tamanhos, que variam entre quatro, oito, 16 e 22 pedaços; o último ideal para repartir a pizza com os amigos em ocasiões especiais.

Invista na qualidade do Produto

Em um mercado que busca a padronização dos produtos, a qualidade é um ponto importante que o investidor deve atentar-se antes de ter o próprio negócio, ressalta Flávio Caumo, supervisor geral das churrascarias completas O Matuto. “Investimos na excelência para atrair todos os públicos, inclusive aqueles que anseiam por um rodízio mais requintado, difícil de encontrar nas churrascarias em geral. O investimento é alto, mas prazeroso, afinal nossas casas estão sempre cheias e os clientes saem satisfeitos com o custo benefício”, explica. Atualmente 70% do rodízio O Matuto é composto por cortes da consagrada raça britânica Red Angus, como as costelas de tiras, granito, short ribs, baby beef, shoulder e beef ancho.

Proprietário da Romana, o empresário Cláudio Fernandes apostou em maquinários importados para garantir a excelência dos produtos. “Viajamos para o exterior frequentemente em busca de novidades para incrementar as vitrines do empreendimento e garantir que a nossa missão em oferecer um sabor inigualável, apresentação única e muita criatividade. Nossa estrutura traz elementos importados da Europa, o que garante, além da qualidade, ainda mais sofisticação ao ambiente” explica. A casa trouxe para Campinas um novo conceito em padaria com café da manhã, almoço, chá da tarde, sopas e happy night.

Venda experiência

Big Jack Hamburgueria
Vender uma experiência completa ao consumidor é um excelente diferencial àqueles que pretendem investir em um novo negócio. Seja em um filme, uma cultura ou até mesmo uma época, transpor essas barreiras e oferecer aos consumidores uma experiência completa é uma boa forma de fidelizar o consumidor. Foi o que os empresários Cláudio Fernandes e Marcos Torrado fizeram ao fundarem a Big Jack Hamburgueria.

“Para trazer algo diferente à região, criamos uma atmosfera na qual os clientes podem apreciar nossos hambúrgueres e pratos ao som de Beatles e Elvis Presley, em um ambiente que recria a agitação e rebeldia de James Dean, com a beleza e graça das imagens de Grace Kelly e Marlyn Monroe”, explicam. Pôsteres dos artistas que revolucionaram os anos 50 com sua juventude, ilustram as paredes e o clima se fortalece nos funcionários impecavelmente caracterizados, banquetas, jukebox e videoclipes da época.

Outro bom exemplo da prática é o da empresária Luciana Rossi que apostou em toda magia e paixão de Paris ao trazer para Campinas uma unidade do famoso L’Entrecôte de Paris, restaurante conhecido por oferecer o famoso e tradicional: entrecôte fatiado coberto pelo molho secreto e batatas fritas à vontade.

Além de oferecer aos clientes um gostinho da cidade do amor, a unidade de Campinas sempre inova e traz novas entradas e sobremesas a cada mudança de estação. “Nos preocupamos em oferecer opções para os mais variados públicos, não apenas aos clientes assíduos que semanalmente vem ao restaurante para degustar nosso entrecôte, mas os vegetarianos, por exemplo”, explica a proprietária.
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: