quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Como montar uma loja em minha casa?

Pergunta enviada por Bernadete, de Videira (SC)

Olá, Caio

Sou vendedora de roupas a mais ou menos 3 anos, como ambulante, só que cansei. Gostaria de abrir uma pequena sala na minha casa para ver o que acontece, só que minha sala comercial vai ficar no subsolo, ou seja tem que descer alguns degraus.

Estou providenciando uma placa para colocar em frente à casa. Gostaria de ter a sua opinião sobre isso.

Obs: Na minha rua há bastante movimento de pessoas a pé e de carro, e tenho disponibilidade para estacionamento.

Obrigada,
Bernardete


Olá Bernadete!

Antes de mais nada, lhe desejo parabéns pela atitude. Assim como você, uma série de hoje grandes e reconhecidos empreendedores, assim como suas marcas começaram como ambulantes antes de se fixar em algum ponto.

Papel de parede, piso de madeira, araras diferenciadas - vale tudo para criar um bom ambiente de vendas!

Não há nada de errado em começar um negócio dentro de uma sala comercial na própria residência. Aproveite a questão, e muito mais do que amontoar araras e cabides em um cômodo, crie um ambiente interessante para quem for conhecer sua “loja”. Por que não servir um cafezinho para quem for comprar contigo, ou oferecer um confortável sofá ou poltrona para quem está comprando ou acompanhando as compras?

O que acha de apostar em pisos de madeira, papéis de parede, ou até mesmo música ambiente para criar um ambiente único de vendas?

Embora a placa seja sempre algo interessante para captar novos clientes, eu buscaria outros meios de atingir seu público, talvez apostando fortemente no boca-a-boca, deixando as pessoas pensarem que é algo “reservado” ou “selecionado para alguns”. Isso possibilitaria que você pudesse vender peças melhores a preços com melhores preços, e melhores lucros. Agora, se sua pegada é mais popular, aí, o melhor conceito é expor de fato muitas peças no ambiente, utilizando cestos, vascas e araras.

Nesse caso, como sugestão, além da placa com o nome, por que não apostar em algo que de fato atraia clientes? Há algum produto que você venda mais ou que possa oferecer um melhor valor na região que está? Pense em algum diferencial de preço e exponha esse para as pessoas!

Mas cuidado: muita promoção, vira pouca promoção! Foque-se em uma ou no máximo duas promoções chamarizes!

Um grande abraço e boas vendas!

Caio Camargo
Editor
@falandodevarejo