sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Lojistas do Vale do Taquari e do Rio Pardo participam de capacitação

Treinamentos do programa organizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS acontecem em todo o estado

Os municípios de Lajeado e Santa Cruz do Sul recebem ao longo desse mês e início de outubro, capacitações do programa Q Comércio, desenvolvido com o objetivo de qualificar o comércio no Rio Grande do Sul. O programa, criado pela FCDL-RS, conta com apoio do SEBRAE/RS e visa capacitar, instrumentalizar e reconhecer o comércio que adotar o modelo de gestão da qualidade, com base nos critérios da excelência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade). A empresa Brincando Legal, de Lajeado, é uma das participantes que já recebeu o troféu Bronze e Prata, e esse ano espera a certificação pelo prêmio Ouro.

- A participação agregou muito para nós. Fizemos uma ampla reforma na loja e nos valemos do passo a passo criado na ferramenta de gestão para que tudo andasse no tempo certo - comentou a diretora da loja, Ana Lúcia Rockenbach.

Na cidade de Lajeado as capacitações acontecem nos dias 18, 21 e 25 de setembro na unidade do Sebrae da Rua Silva Jardim, 96. Já em Santa Cruz do Sul, um último encontro ocorre no dia 23 de setembro na CDL, localizada na Rua Assis Brasil, 951, Centro.

Neste ano, são 185 os novos empreendimentos que se agregaram ao programa. Os encontros ocorrem até o dia 2 de outubro, em 20 cidades gaúchas.

- O Q Comércio, é sem dúvida, uma das iniciativas mais destacadas que a FCDL-RS coloca em prática. As aulas práticas, o uso do software de gestão (Scopi), o diagnóstico e as consultorias permitem que o empresário e seus colaboradores ampliem seus conhecimentos nas técnicas de gestão, além da melhora na lucratividade do negócio, a melhora do nível da qualidade dos serviços prestados e o aumento da participação no mercado e nível de competitividade - aponta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Em quatro anos de atividades, o Q Comércio já beneficiou cerca de 1.000 empresas oferecendo 700 horas de treinamento e 800 horas de consultoria.

Nesta etapa do Programa, os empresários do varejo recebem capacitação nas áreas de planejamento estratégico, gestão de negócios, além do treinamento do uso do software de gestão de projetos SCOPI. A segunda fase do Q Comércio é a consultoria e acontece na própria loja cadastrada.

Os municípios onde estão ocorrendo as capacitações do Programa Q Comércio são os seguintes: Porto Alegre, Uruguaiana, Jacutinga, Caxias do Sul (com duas turmas) São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Santa Rosa, Novo Hamburgo, Rio Grande, Lajeado, Pelotas, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Alegrete, Santo Antônio da Patrulha, Ibirubá, Santa Maria, Carazinho e Agudo.