terça-feira, 22 de setembro de 2015

Primeira loja de Ciências abre portas virtuais no Brasil

Com ítens que prometem agradar educadores, alunos, pais e geeks apaixonados por brinquedos de montar, loja brasileira e-Vivacity traz kits inéditos e de baixo custo para estudos e experiências em Química, Física, Eletrônica, Robótica e Biologia

Educadores, pais e estudantes de todas as idades ganham neste mês de setembro a primeira loja online brasileira de produtos e brinquedos para aprender ciências. Com mais de 100 diferentes experimentos surpreendentes, a e-Vivacity entra no ar com kits inéditos e de baixo custo para demonstrar na prática como as coisas funcionam no mundo da química, da física, da eletrônica e robótica, biologia, anatomia, geração de energia e automação. Com conjuntos que vão desde os conceitos mais básicos de reações químicas e de física até os limites do conhecimento nas áreas de autômatos humanoides e controle de máquinas industriais, a loja é um convite a uma viagem pelo universo da ciência.

Um bom início para o percurso está na seção Brinquedos Educativos, que inclui mais de 15 opções para montar periscópios, relógio de sol, catapulta, cofre, combinações de fechadura e até um carro a jato de ar, entre outros igualmente bacanas – e sempre baseados na ideia de demonstrar o funcionamento de uma ou mais leis naturais. Um deles é o de dinamômetros, para medir força da gravidade e atrito, levando o experimento a elasticidade, massa e até ao funcionamento do sistema solar. Cada kit, com preço de R$ 479,97, permite montar 24 dinamômetros. Na mesma linha, outro kit usa um Carrossel (R$ 67,81 para 24 brinquedos) para demonstrar a força centrípeta em ação. Para facilitar ainda mais, a maior parte dos produtos no site da eVivacity conta com vídeos que mostram como montar e usar os experimentos.

A lista de produtos no site é tão extensa quanto fascinante. Na área Eletricidade há kits para criar uma micro usina hidrelétrica e outro para medir condutividade em diferentes materiais. Na estante de Química, as experiências vão de um canhão a vapor até um dispositivo para visualizar forças interatômicas funcionando em metais. Braços robóticos, autômatos no formato de inseto e um humanoide, além de um painel solar que se movimenta automaticamente em busca do sol, estão nas estantes de Robótica.

“Por falta de recursos ou de acesso a soluções, boa parte das escolas brasileiras fica só na teoria ao ensinar ciências. A abstração pura dificulta a vida do professor e do aluno”, diz André Araújo, diretor e idealizador da e-Vivacity. “Nós estamos dando um caminho para o ensino na prática e ao vivo de como a ciência funciona. E, com o custo baixo da maior parte dos kits, qualquer pessoa pode ter acesso a experiências reais divertidas. Nosso negócio é dar uma experiência concreta de como a ciência é apaixonante.”

Embora o foco principal da loja virtual seja o mercado didático, Araújo aposta que também os pais interessados em despertar a curiosidade científica em seus filhos terão bons motivos para visitar a eVivacity. “Eu, se fosse criança, ia adorar um presente desses”, brinca André, que promete ter novos experimentos, chegando aos 150 itens, até o final do ano.

A eVivacity está em www.e-vivacity.com.br