Obra analisa o comportamento do mercado varejista nacional nas últimas duas décadas, com intuito de ajudar empresas a pensar estrategicamente de maneira simples em ambiente complexo.

O ambiente externo com o qual as empresas de varejo se confrontam na formulação de sua estratégia e execução é de crescente complexidade. Consumidores digitalizados, diversidade de formatos, canais e fronteiras fluidas entre segmentos e mercados, desafiam cada vez mais as empresas de varejo, tornando-se então de suma importância o ‘pensar simples’.

Com esse propósito o executivo Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, boutique de estratégia de varejo, escreveu o livro Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas, que será lançado no dia 26 de Outubro, às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo.

Baseado em uma extensa observação de mais de 30 anos de vivência com empresas, empresários e líderes, confronto permanente de ideias, evidências colhidas como vendedor, gestor, executivo, estudioso, escritor, palestrante, observador, consultor e conselheiro em varejo, Serrentino acompanha o progressivo aumento de complexidade do ambiente no qual as empresas de varejo são desafiadas a pensar a estratégia de negócio e definir as prioridades da gestão. Isso o levou a crer que, em um ambiente de crescente complexidade é cada vez mais importante pensar de forma simples.

Ao longo dos anos de vivência com o varejo, o autor amadureceu algumas convicções, que sintetizam seu modo de pensar e entender o negócio, resumidas em doze reflexões que ancoram o conteúdo do livro, como os ciclos de evolução e transformação estruturais, que moldaram o varejo brasileiro.

(figura- cap. 1-Ciclos de evolução)
“Cada ciclo foi marcado por transformações econômicas e mudanças estruturais para o varejo. Aos ciclos pode se associar o grau de internacionalização, formalização, concentração, adoção de novas tecnologias e expansão, que mudaram o patamar de competitividade e maturidade do varejo brasileiro”, afirma Serrentino.

As reflexões estratégicas são desdobradas e detalhadas em 10 capítulos do livro, agrupados em 3 partes:

1-Para entender o varejo brasileiro - É feita uma análise do varejo brasileiro a partir de ciclos de evolução e amadurecimento e entendimento da complexidade e características do mercado brasileiro.

2-Modelo estratégico para o varejo - Apresenta abordagem para construção estratégica em negócios de varejo.

3-Desafios para o varejo em ambiente omnichannel - Aprofunda a análise dos cinco temas estratégicos que devem ser endereçados pelas empresas do setor na busca do crescimento lucrativo e sustentável – relação com produto, papel da loja, experiência, integração com mundo digital e propósito e cultura.

O mercado brasileiro é plural e possui elevadas concentrações demográficas e geográficas, além de significativas diferenças regionais, onde o posicionamento das redes define o potencial de expansão. Para alcançar escala, capilaridade e cobertura de mercado, é preciso pensar em alternativas de canais, formatos e modelos de negócio. “Acredito em foco, disciplina estratégica, no básico bem feito, em equilíbrio entre segurança no presente com ousadia para o futuro, em empresas movidas por propósito e lideradas de forma exemplar. Acima de tudo, acredito no poder da simplicidade, que menos é mais e que o grande desafio dos negócios e de seus líderes, é descomplicar”, pontua o autor.

O livro está recheado de casos reais, nacionais e internacionais, também traz depoimentos de renomados executivos do mercado como José Galló - Presidente da Renner, Paulo Corrêa – CEO da C&A Brasil, Sergio Herz, Ceo da Livraria Cultura, Alcir Leite – Co-Presidente, DM9DDB, entre outros.

O autor deixa claro a necessidade de a empresa varejista criar e, disciplinadamente, manter uma proposição de valor diferenciada. Consegue-se ver que um novo varejo está surgindo e certamente será o vencedor na batalha pela conquista de mercado.
José Galló – Presidente, Lojas Renner

Neste livro, Serrentino oferece um conjunto de reflexões obrigatórias para os varejistas que desejam crescer com consistência nesta nova era, utilizando exemplos e casos concretos que inspiram e provocam qualquer profissional do segmento.
Paulo Corrêa – CEO, C&A Brasil

Este livro excepcional oferece um panorama completo e detalhado sobre a atual situação do varejo brasileiro, principais desafios e tendências. Alberto Serrentino mostra, com inigualável conhecimento, como devemos nos preparar para o future, em ambiente de extrema competição, onde novas tecnologias mudarão definitivamente a maneira como consumidores e varejistas se relacionam.
Sergio Herz – CEO, Livraria Cultura

Leitura fascinante e indispensável. Sem dúvida alguma a obra que chegou para explicar a nova ordem do varejo brasileiro. E tudo de um jeito simples e fácil de entender, mostrando mais uma vez que simplicidade é prerrogativa do pensamento mais complexo e sofisticado.
Alcir Leite – Co-Presidente, DM9DDB

Por fim, Alberto Serrentino também destaca que o livro também faz uma análise para o futuro do mercado varejista no País. “Esta obra busca traduzir a crença que, simplicidade, clareza, foco, disciplina e renúncias são premissas para definição de estratégia e execução consistente. Finalmente, reafirma a crença no Brasil, no potencial de seu mercado, nos espaços e oportunidades que existem e que surgirão, na capacidade criativa e de execução de seus talentos e no empreendedorismo que marca nossa cultura”, finaliza.

Sobre o autor:

Alberto Serrentino – Fundador da Varese Retail, boutique de estratégia de varejo. Consultor com mais de 30 anos de experiência em varejo e consumo, liderou mais de 100 projetos para empresas brasileiras e internacionais. Como palestrante internacional, realizou mais de 350 apresentações para empresas e em eventos no Brasil e exterior, incluindo oito edições da convenção da NRF (NY). É membro do conselho deliberativo da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo). Foi professor convidado da Eaesp/ FGV-SP, é autor/ co-autor de sete livros e de mais de 300 artigos publicados.
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: