sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Prêmio Abrasce 2015 reconhece os melhores projetos de shopping centers


Na noite dessa quarta-feira (7/10)  os melhores projetos conduzidos pelo setor de shopping centers em quatro categorias (Marketing - Campanhas Institucionais, Marketing - Eventos e Promoções, Expansão & Revitalização, Newton Rique de Sustentabilidade) foram reconhecidos com a entrega do Prêmio Abrasce, promovido pela Associação Brasileira de Shopping Centers. Na mesma cerimônia, realizada no Auditório do World Trade Center Eventos, na capital paulista, foi divulgado o vencedor da campanha inédita “O Shopping mais querido do Brasil”, o Palladium, de Curitiba.

Entre as práticas reconhecidas na edição deste ano do Prêmio Abrasce estão campanhas de publicidade, promoções e ações inéditas voltadas para o consumidor, bem como seu retorno e originalidade; uso consciente de recursos, reutilização e reaproveitamento, parcerias com a comunidade, além de trabalhos desenvolvidos com a finalidade de atrair mais clientes e aumentar as vendas e, por consequência, a competitividade, oferecendo excelência nos serviços.

Os principais projetos foram destacados em cada categoria. No total, foram 127 inscrições, avaliadas por banca julgadora específica e qualificada, composta por profissionais de diversas áreas e representantes de empresas e institutos de pesquisa reconhecidos no mercado.

Os projetos vencedores do Prêmio ABRASCE, estão automaticamente inscritos para concorrer ao Prêmio Latino Americano do ICSC (International Council of Shopping Centers), onde concorrerão com projetos dos quatro continentes no ICSC Global Awards.

Confira abaixo os vencedores:

Prêmio Newton Rique de Sustentabilidade

OURO

• Shopping Guararapes - Espaço Semeando o Futuro

Em comemoração ao Dia Mundial do Planeta Terra, o Shopping Guararapes inaugurou o Espaço Semeando o Futuro, que abriga floras nativas dos biomas de Pernambuco, do Litoral ao Sertão. No local, são realizadas aulas, eventos, produção de mudas, adubos e plantações.

O Espaço Semeando o Futuro está disponível para visitação, pesquisa e palestras ao público em geral através de agendamento por telefone ou e-mail.

PRATA
• Mueller Shopping Center de Curitiba - Ecodesign Social
• Salvador Shopping - Do descarte consciente à arte do papel reciclado: Projeto sustentável do Salvador Shopping promove mudança de atitude
• Shopping Cidade São Paulo - Shopping Cidade São Paulo: Modernidade com Sustentabilidade
• Shopping SP Market - Vagas Inesquecíveis
• Sonae Sierra do Brasil – Vamos Vestir o Brasil

Prêmio Abrasce Expansão e Revitalização

OURO

• Balneário Shopping - Transformação Balneário Shopping. Incomparável.

O projeto de expansão e revitalização do Balneário Camboriú Shopping trouxe um pavimento acima do já existente com 90 novas operações, com ênfase para âncoras e megalojas. Foi realizada também a revitalização do estacionamento coberto, ampliando o número de vagas em cerca de 50% e investindo no sistema digital inteligente, com marcadores eletrônicos de vaga, vagas especiais para gestantes e criação de acesso exclusivo para motos e bicicletas. Outra novidade do estacionamento foi a substituição do asfalto por lajotas tipo paver e a implantação de caminhos de pedestres, que seguem a cor da setorização do ambiente, proporcionando maior segurança e conforto no trajeto entre vaga e acesso ao shopping. No projeto interno, o mall recebeu um grande vão que garante a conexão entre os dois pisos e corredores amplos que contribuem para a fluidez da circulação, em harmonia com o pé direito ampliado.

A mobilidade dos clientes e a integração dos dois pavimentos foi garantida com a instalação de duas escadas físicas e seis escadas rolantes, além de um conjunto de elevadores, Praça Gourmet e o cinema ampliado com moderna sala VIP. Em todo o shopping, também foram realizados diversos investimentos com o objetivo de redução do impacto ambiental, além de nova comunicação visual.

• Shopping Center Iguatemi Fortaleza - Expansão Shopping Center Iguatemi Fortaleza

Em seu projeto de expansão e revitalização, o Shopping Center Iguatemi Fortaleza priorizou os projetos de acessibilidade, compreendendo o planejamento harmônico dos acessos e circulações de veículos, cargas e pedestres, ao lado das questões locacionais. Outro ponto da expansão foi a cobertura da Praça Central do shopping, com 4.500 m² de projeção, em uma estrutura de madeira laminada colada de reflorestamento.

Com a realização do projeto, o fluxo de pessoas cresceu 11% no mês da inauguração em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo o patamar de 100 mil visitantes por dia.

PRATA

• Shopping Ibirapuera - Um Novo Shopping
• Sider Shopping - Revitalização Sider Shopping 2015

Prêmio Abrasce Marketing - Campanhas Institucionais

OURO

• Barrashopping - Case online Jacaré Dié

Depois de receber uma mensagem na página do Facebook da cliente Viviane Maino, que contava que seu filho Enzo havia perdido seu melhor amigo, o jacaré de pelúcia chamado Dié, o Barrashopping criou uma campanha de mobilização nas redes sociais. Por serem frequentadores assíduos do shopping, Viviane pensou que o Dié poderia ter se perdido pelos corredores do mall. A primeira peça foi um card no formato “Procura-se” publicado nas redes sociais.

Na segunda etapa do projeto, quando a equipe do Barrashopping percebeu que não seria possível localizar o jacaré de pelúcia perdido, a estratégia foi criar um livro especialmente para o menino Enzo, contando o motivo que fez o jacaré Dié “partir”. De acordo com o enredo, Dié teria sentido saudade da sua família e resolveu voltar para casa. No meio do caminho, ele encontrou a girafa Rafa, que estava solitária e precisando de companhia. O jacaré então tem a brilhante ideia de apresentar Rafa ao seu grande amigo Enzo. A proposta era ensinar uma bela lição ao menino: as amizades verdadeiras não acabam jamais e é sempre possível fazer novos amigos.

O livro foi entregue na casa do menino Enzo, juntamente com sua nova amiga de pelúcia: a girafa Rafa. A reação do menino foi de grande alegria e a mãe ficou extremamente grata pela surpresa. Toda a sequência foi publicada nas redes sociais.

• Shopping Da Bahia - Shopping da Bahia 40 Anos

Na Bahia, pedir licença, permissão, reverenciar, é pedir a bênção. Pensando nisso, ao mudar de nome, o antigo Shopping Iguatemi Bahia utilizou o conceito: “O Shopping da Bahia agora se chama Shopping da Bahia. E pede a sua bênção”.

Na noite da véspera da mudança, foi realizada uma festa no próprio shopping, que reuniu centenas de lojistas, parceiros e formadores de opinião. A comunicação também foi utilizada em diversos meios de comunicação, redes sociais e em Camarote Vip “Shopping da Bahia” no Festival de Verão Salvador.

• Multiplan- 40 anos Multiplan - Uma noite no Shopping

Para marcar os 40 anos da Multiplan, após perguntar a algumas crianças o que acontece no shopping depois que todos vão embora, a equipe Multiplan levou o grupo ao “encantado mundo do shopping”. De forma lúdica e descontraída, toda a ação foi documentada e transformada em um filme.

Para a execução da estratégia, foi criado um filme para web e uma logomarca comemorativa dos 40 anos. A estratégia de divulgação foi focada em três eixos: conteúdo próprio (comunicação interna, sites, perfis e páginas nas redes sociais, revistas e mídias indoor), conteúdo pago (mídia) e conteúdo compartilhado (ambiente digital).

PRATA

• Almeida Junior – Inovando para transformar.
• Bossa Nova Mall - Olhares e Inspirações
• Parque Shopping Maceió - Verão Parque Shopping Maceió
• Plaza Shopping Casa Forte - Casa Forte de Jornal para Presente
• Uberlândia Shopping - Uberlândia Cultural
• Viashopping Barreiro - Você é nosso melhor vizinho!
• VillageMall - Programa de Relacionamento VIP

Prêmio Abrasce Marketing - Eventos e Promoções

OURO

• Palladium Shopping Center - Sessão De Solteiros Palladium

Para marcar o Dia dos Namorados de 2015, o Palladium Shopping Center desenvolveu a ação Sessão de Solteiros Palladium. O mall investiu em uma sessão de cinema exclusiva e personalizada, na sala IMAX do empreendimento, para 300 pessoas (capacidade da sala) com mais afinidade entre si. Por meio de aplicativo inédito, os solteiros puderam realizar as inscrições utilizando o perfil do Facebook. Ao final das inscrições, o sistema gerou os 300 pares de acordo com tabulação de interesses, coletados por meio de informações compartilhadas na rede social. A partir disso, uma equipe integrada formada pela agência e pelo departamento de marketing do Palladium atuou para verificar se havia perfis “fakes” ou de menores de idade, aprovando “casal” por “casal”, para que finalmente um e-mail de convite fosse disparado.

Desta forma, todos os lugares do cinema foram dispostos para que os solteiros sentassem em pares, de acordo com interesse em comuns, que poderia ser desde uma banda, um restaurante a, até mesmo, um programa de TV. Um vídeo em formato de animação, antes da sessão, convidava os participantes a pegarem um envelope debaixo da poltrona para descobrir o que havia em comum com o parceiro ao lado.

A sala ainda contou com decoração especial: plantação de balões de corações e balões de LED. Ao final da sessão, o Palladium transformou o lounge do IMAX em uma verdadeira balada com DJ, luzes e coquetel para promover uma maior interação entre os participantes.

• Shopping Iguatemi Brasília - Sp-Arte Brasília

A 1º edição da SP-Arte Brasília ocorreu no Iguatemi Brasília de 05 a 08 de Junho de 2014. A amostra de Brasília reuniu 35 galerias, de cinco estados brasileiros - Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Para receber a SP-Arte Brasília, foi montada no estacionamento externo do shopping uma verdadeira galeria de arte. Em uma arena de 3.000 m², foi montado, no intervalo de apenas quatro dias, um espaço para receber 35 galerias de arte, com paredes brancas, iluminação dedicada para as obras e ar-condicionado para controle de temperatura.

PRATA

• Madureira Shopping - Volta ao mundo
• MorumbiShopping - Promoção de Natal 2014 - Sistema Operacional e Aplicativo
• North Shopping Jóquei – Tempero da Felicidade
• Porto Velho Shopping - 150 anos de Rondon
• Salvador Shopping - Papai Noel comanda rede social e é sucesso no Natal do Salvador Shopping
• Santana Parque Shopping - Campanha do Agasalho Sps 2015 - Loja Vaga Vira "Experiência Gelada" (Quem Já Passou, Sabe Como É!)
• Shopping Center Iguatemi Campinas - Experiência Escher
• Shopping Center Iguatemi Porto Alegre - Aplicativo "The Boyfriend’s Game" Iguatemi Porto Alegre
• Shopping da Ilha - Arraial Da Ilha
• Shopping Pátio Higienópolis - Aniversário de 15 Anos do Shopping Pátio Higienópolis
• Tietê Plaza Shopping - Tietê Plaza Shopping promove ação inédita no Waze

Sobre a Abrasce

A Associação Brasileira de Shopping Centers - Abrasce - é a entidade que representa o setor no Brasil. Fundada em 1976, foi criada com o objetivo de fortalecer e colaborar com o desenvolvimento da indústria no País. Entre os associados da ABRASCE estão os principais empreendedores, administradores, prestadores de serviços e lojistas da indústria. Com 39 anos de existência no mercado, a entidade atua para ser a referência para o desenvolvimento e fortalecimento da indústria de Shopping Centers no Brasil. Seus principais objetivos são: defender os interesses do setor, assegurando a sustentabilidade do negócio; identificar e certificar o shopping center de acordo com os padrões internacionais; difundir informações, conhecimentos, melhores práticas e premiar a excelência na gestão, consolidando o setor como um agente de desenvolvimento econômico-social; certificar profissionais para assegurar mão de obra qualificada para o setor; promover a integração dos associados tornando a experiência associativa enriquecedora e gerar uma rede de relacionamentos para o desenvolvimento de novos negócios.