sábado, 17 de outubro de 2015

Vendas no varejo caem 5,7% na primeira quinzena de outubro, revela ACSP

O Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou retrações de 4,2% nas vendas a prazo e de 7,2% nas vendas à vista na primeira quinzena de outubro ante igual período de 2014. A queda média foi de 5,7%, próxima da estimativa divulgada anteriormente pela entidade. A pesquisa avalia as vendas no varejo da capital paulista.

Chegou-se a esse resultado por meio de um ajuste com base na média diária de vendas, já que a primeira quinzena de outubro deste ano teve um dia útil a menos em relação a 2014. Sem esse ajuste, o resultado ficaria distorcido, apontando queda média ainda maior, de 12,95% (-11,6% nas vendas a prazo e -14,3% à vista).

Já na comparação com a primeira quinzena de setembro de 2015, o comércio varejista de São Paulo registrou aumentos sazonais de 10,8% nas vendas a prazo e de 26,6% nas vendas à vista. Esses números são explicados pela data comemorativa do Dia das Crianças, uma vez que setembro não contou com nenhuma data comercial.

"O Dia das Crianças deste ano teve desempenho pior do que em 2014 e em relação à média histórica. E a elevação maior nas operações à vista em relação a setembro indica que o consumidor deu preferência a artigos de menor valor", observa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).

Inadimplência

O Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI), que mede o número de carnês em atraso no varejo, apontou leve alta de 0,6% na primeira quinzena de outubro na comparação com o mesmo período de 2014.

Por sua vez, o Indicador de Recuperação de Crédito (IRC), que calcula o cancelamento de dívidas, apresentou recuo de 11,8%. Essa queda acentuada resulta da base forte de comparação do ano passado, que contou com grandes e eficientes campanhas de renegociação, uma vez que o desemprego era menor e, a massa salarial, mais alta.

"Vê-se uma tendência de elevação na inadimplência, que, embora ainda não desponte para um cenário de disparada, precisa ser acompanhada de perto. É recomendável que as empresas de crédito continuem investindo em campanhas de recuperação e deem mais facilidades para os consumidores quitarem ou renegociarem suas dívidas", analisa Burti.

O Balanço de Vendas da ACSP é elaborado com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.