A Central de Panificação da Coop – Cooperativa de Consumo recebeu investimentos na ordem de R$ 7 milhões para revitalização, modernização e aquisição de novos equipamentos.

Um deles é uma máquina importada do Canadá que deposita recheio do bolo e faz o alisamento da cobertura de forma automática, permitindo preparar um bolo confeitado a cada 60 segundos e proporcionando maior padronização e agilidade no processo produtivo. Outra aquisição foi uma câmara de armazenamento com 124 posições de pallets e capacidade de congelamento de 11 mil bolos, os quais são enviados para a rede de 29 unidades de distribuição.

Além da compra de equipamentos de porte, otimização dos processos e padronização dos produtos, a Central de Panificação – CPAN , localizada em Mauá, promoveu ampla reforma nos seus 3 mil m² de área produção, alterando o layout, trocando o piso e adotando sistema de refrigeração sustentável e iluminação de LED.

Todas essas ações permitiram à CPAN dobrar sua capacidade produtiva e reforçar a segurança alimentar da linha de 87 itens. “Com essa nova estrutura, somada às reformas já realizadas no setor de padarias de quatro lojas, o fornecimento deverá crescer entre 20 a 30% em curto prazo”, projeta o gerente regional Ricardo Miranda. Além disso, o gerente Osmar Kimura acrescenta que o mix de produtos foi redefinido e lançados 15 novos sabores de recheios de bolos confeitados desenvolvidos em parceria com a Nestlé, Vigor e Rich`s.

Entre doces e salgados, a Central de Panificação produz panetones, pizzas, pães especiais, bolos do estilo inglês e doces congelados, consumindo mensalmente 600 sacas de farinha de trigo. Para maior eficiência e segurança alimentar, as linhas de produção foram setorizadas (divididas por setor). Cada uma delas ocupa um ambiente próprio e climatizado de acordo com temperaturas diferenciadas para cada produto.

Outra inovação importante é seu sistema de refrigeração, que opera de forma sustentável ao aproveitar o calor gerado no ambiente para aquecer a água de um tanque de 3 mil litros, utilizados na limpeza da estrutura e chuveiros. Como não poderia deixar de ser, o projeto de modernização contemplou ainda mudanças nas embalagens para melhor conservação dos produtos, graças à aquisição de máquinas de empacotamento e fitilhadores automáticos.
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: