quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Agile Experience: inovação e geração de valor no trade marketing são o caminho para vencer a crise econômica

Especialistas debatem em encontro realizado em Santa Catarina como novas tecnologias ajudam a otimizar processos e maximizar resultados no segmento

Em um ano que deve registrar uma queda de mais de 6% no volume de vendas do varejo, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o caminho para vencer desafios e se adaptar aos novos comportamentos do consumidor passa diretamente pela inovação e geração de valor no trade marketing. Esta foi a conclusão de consultores, professores e especialistas do setor durante o Agile Experience, encontro pioneiro no Brasil para debater tecnologia e trade marketing do país, promovido pela Involves e que encerrou na última sexta-feira (11), em São José (SC).

“A crise no Brasil não é uma novidade, pelo contrário, é quase uma constante, então temos que saber lidar com esses cenários adversos. O desafio aumenta quando percebemos que os futuros shoppers são jovens, muito ligados à tecnologia, e que buscam mais do que produtos, buscam experiências no PDV”, destacou o consultor e professor Adriano Amui na abertura do evento, que reuniu cerca de 150 pessoas, entre representantes da indústria, varejo, distribuidoras e agências de trade marketing. De acordo com Rodrigo Lamin, diretor comercial e co-fundador da Involves, empresa responsável pela organização do evento, o Agile Experience teve como objetivo promover imersão, troca de experiências e a geração de insights relacionados ao trade marketing. “Ficamos orgulhosos com o feedback do público e estamos com o sentimento de dever cumprido. Para 2016, nosso compromisso é entregar ao mercado algo ainda mais enriquecedor”, anuncia.

A inteligência de mercado como propulsor da competitividade das indústrias também ganhou espaço na pauta do encontro, com palestras sobre BI e KPIs.“Não dá pra se falar em trade se não entregarmos resultado. E hoje não há como gerenciar uma equipe de promotores e todas as informações geradas neste processo sem uso de ferramentas, sem indicadores claros”, reforça Fabio Souza, sócio da agência Êxito Trade Marketing.

A experiência no novo shopper

Boa parte dos debates do Agile Experience tinham um foco em comum: o novo shopper. Para o especialista e professor da ESPM, Rubens Sant’Anna, trata-se de uma pessoa que vive um modelo de esgotamento de recursos sob diversas perspectivas e, por isso, já não se comporta de acordo com a prerrogativa de que "você é o que você tem". "Agora, o consumo é mais orientado ao 'ser' e o novo shopper vai à loja atrás de uma experiência e não de um produto", ressalta. Sendo assim, Sant'Anna acredita que o trade marketing deve se posicionar de maneira criativa ao se colocar no lugar do shopper e, sobretudo, ter uma visão sistêmica, que não se limite ao PDV.

De acordo com o especialista, uma boa execução de trade não se baseia apenas em ter uma equipe em campo, mas de contar com profissionais que se identifiquem com o propósito da empresa. "No ambiente externo, o trade tem o desafio de superar a pressão do varejo concentrado, de entender o consumidor multicanal e o processo de comoditização. Já internamente, vive-se a pressão da área de vendas, muitas vezes com uma visão ultrapassada de cenário, o marketing distante do PDV, o declínio das mídias tradicionais e a distribuição, muito mais complexa", observa.

Tecnologia garante eficiência ao trade

Ao reunir clientes e parceiros, a tecnologia como aliada das operações de trade marketing foi uma das linhas dos debates, durante o evento. Além de apresentar cases e vantagens do uso do Agile Promoter para gestão do PDV, o encontro contou com palestras sobre otimização de roteiros, ponto eletrônico mobile e as novas funcionalidades da ferramenta.

"A Involves é uma empresa inovadora, que consegue movimentar, oxigenar e até mesmo educar e culturalizar um mercado que é super fragmentado. Com informação e troca de conhecimento, só continua vendo a tecnologia como despesa aqueles mercados que não entendem o seu potencial, tampouco percebem o novo cenário do trade", afirma Rubens Sant'Anna.

Sobre a Involves

A Involves surgiu em 2008 e é a responsável pelo desenvolvimento do Agile Promoter, plataforma de gestão de trade marketing e controle de equipes em tempo real utilizada por empresas que atuam em segmentos como alimentos e bebidas, eletroeletrônicos, informática e cosméticos. Instalada em Florianópolis (SC), a empresa atua diretamente com indústrias, distribuidores e agências especializadas em trade. Hoje a Involves tem clientes no Brasil, na América Latina e África do Sul e estão no portfólio do Agile Promoter grandes empresas como L’Oréal, Bombril, Red Bull, Nestlé (brokers), Positivo Informárica, Multilaser e Fini Guloseimas. Saiba mais: www.agilepromoter.com - www.involves.com.br