quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Brasileiros são vice-campeões do 5º prêmio "Best Franchisee of the world"

Evento aconteceu no último sábado, dia 5, em cerimônia de Gala no Palazzo Borgese em Florença. Com o Case “VOE – Você Orienta sua Escalada”, franqueado da rede Trópico alcançou a segunda posição.

No dia 5 de dezembro, em Florença, na Itália, foram anunciados os vencedores do 5º Prêmio Best Franchisee of the World. Com uma organização independente que envolve a participação de 38 países, o Prêmio Best Franchisee of the World visa reconhecer mundialmente os melhores franqueados, ajudando os franqueadores a motivarem suas redes e contribuindo com o desenvolvimento do sistema como um todo. Segundo a organização do evento, existem no mundo mais de 1,2 milhão de franqueados e 30 mil franqueadores. A premiação reuniu franqueados, franqueadores e associações de diversos países, entre eles Estados Unidos, França, Hungria, Austrália e Filipinas.

Erik Cavalheri e Gustavo Schifino entregam o prêmio para
Luiz Henrique Silva e Pedro Henrique ao lado de Eduardo Abadia
Concorreram à honraria como representantes das redes brasileiras os seis primeiros colocados na categoria Franqueado do Ano do Prêmio ABF Destaque Franchising 2015: Espetinhos Mimi, Casa do Construtor, Home Angeles, Spa das Sobrancelhas e Trópico. Além disso, o diretor de franqueados da ABF, Erick Cavalheri, fez parte da comissão julgadora do prêmio.

Os franqueados brasileiros Luis Henrique Silva e Pedro Henrique Silva, representantes da marca Trópico, foram os vice-campeões - com uma diferença de apenas um ponto do primeiro colocado - com o case o “VOE – Você orienta sua escalada/Treina Fácil” (maia detalhes abaixo). O vencedor deste ano foi o franqueado mexicano Omar Yunes, da rede SushiItto.

Gustavo Schifino, presidente da Comissão de Ética da ABF e diretor de expansão da rede Trópico destacou a importância da premiação para contribuir com o desenvolvimento do franchising: “O Franqueado é sem dúvida a peça mais importante do sistema. Conquistarmos o segundo melhor case do Mundo deixa claro o quanto a ABF é protagonista global, ainda mais com uma diferença de apenas um ponto para o primeiro colocado. Foi emocionante e tenho certeza que este prêmio vai motivar ainda mais os Franqueados Brasileiros a desenvolverem-se e contribuírem com o setor”.

Para Erik Cavalheri, o prêmio é uma oportunidade de reconhecimento mundial: “Foi uma disputa acirrada e a premiação destaca mundialmente a qualidade do trabalho dos franqueados brasileiros e a contribuição à gestão das redes das quais fazem parte”.

Case Premiado

Luis Henrique Silva e Pedro Henrique Silva, franqueados da rede Trópico, apresentaram o case “VOE – Você Orienta sua Escalada”- prática de gestão de pessoas, que visa alinhar as necessidades das redes com os objetivos de crescimento pessoal e profissional nas equipes das lojas. Dessa forma, integra metodologias para a avaliação de desempenho, capacidade, indicadores de resultados e programa de educação para a carreira.

O projeto propõe a sistematização dos procedimentos de recrutamento interno, de uma forma simples, com a ajuda da tecnologia e a cooperação dos franqueados. O fator mais importante é a motivação para auto-desenvolvimento e a troca de know how entre os colaboradores, diminuindo turnover e aumentando retenção.

O Case já havia vencido o concurso brasileiro de igual proposta, que é promovido pela ABF em parceria com a Endeavor, além de ter sido elegido o Franqueado do Ano ABF.