terça-feira, 19 de janeiro de 2016

5 dicas para o pequeno varejo competir no mercado. A 5 é uma das mais discutidas no evento.

O João Kepler continua nos enviando importantes insights sobre o que está rolando no maior evento de varejo do mundo, a NRF.

Veja essa cinco dicas voltadas exclusivamente ao pequeno varejista:

1.) Encontre um nicho

Um pequeno varejista nunca vai conseguir competir com os grandes em preço e em distribuição. Aliás, nem deve se esforçar para essa disputa. Encontrar uma especialidade e ser o melhor naquele segmento na sua região, se possível o único. Esse é o segredo.

2.) Tenha um plano em mente

Fazer um plano de negócio não só para planejar o futuro e definir metas, mas pensar estrategicamente para identificar parceiros, canais, barreiras, design, produtos, serviços, precificação, estoque, atendimento, entre outros pontos importantes para uma loja. É durante este tempo que o lojista vai identificar os recursos que precisara para ajudar a chegar mais próximo do que imagina para o seu negocio.

3.) Use a tecnologia a seu favor

Nao eh a tecnologia que importa mas a forma que usa a tecnologia. O que só estava disponível para as grandes empresa, agora estão cada vez mais disponíveis e acessíveis para as pequenas empresas. São sistemas, soluções nas nuvens, aplicativos para todos os tipos de negocio, que vão desde a solução do checkout, passando pela gestão de preços, da venda perdida, ate controle de acesso nas lojas. A tecnologia hoje é tão importante quanto os produtos que você vende.

4.) Use canais digitais para competir com os grandes:

Quando se trata de sites de mídia social como o Twitter, Facebook ou Instagram, as pequenas empresas podem concorrer com os grandes varejistas. Nessas plataformas onde autenticidade e personalidade são fundamentais para se conectar com os clientes, os pequenos varejistas têm vantagens, pois as grandes não fazem marketing digital de forma especifica e direcionada. Mas não basta contratar o sobrinho para fazer a mídia social, é preciso foco nisso e dedicação. Esta é a sua oportunidade de fazer com seus clientes propaguem boas historias e noticias sobre a sua loja para converter em vendas.

5.) Seja mobile e tenha presença virtual

Seus clientes vão olhar primeiro para o celular, então a sua loja tem que ter um site responsivo, um aplicativo, ou se fazer presente em apps de terceiros para estar também presente a mão e ao alcance do seu cliente ou de quem procura um serviço ou produto que você venda. Alem disso, certifique-se de que você está aparecendo no Google e no Google Maps para que as pessoas da região que estão procurando empresas como a sua poderá encontrá-lo facilmente.

Se você quiser crescer o seu negócio, as ferramentas estão a sua disposição e esse é o momento certo, a escolha, no entanto, é somente sua.

Na NRF's Retail Big Show 2016 que está acontecendo em Nova York agora, os pequeno varejistas estão presenciando diversos serviços e soluções com o objetivo de ajudar o pequeno negocio na competição e sobrevivência no mercado.



Acompanhe o João Kepler na NRF pelo Twitter: @joaokepler e pelo Snapchat: joao_kepler


Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo

Editor
Falando de Varejo