quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Ano começa com retração de 6,7% no fluxo de clientes no varejo físico

Queda foi de 6,7% no comparativo com janeiro de 2015 e de 34,6% em relação ao mês anterior

Janeiro registrou queda de 6,7% no fluxo de pessoas no varejo físico se comparado ao mesmo período de 2015. Quando o comparativo é feito com o mês anterior (dezembro 2015), a retração é de 34,6%, puxada pela sazonalidade do Natal. Os números são da Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento do tráfego de pessoas em lojas de varejo.

Variação percentual referente mês anterior
Os números mostram ainda que o fluxo médio de janeiro de 2016 foi próximo ao registrado em fevereiro de 2015, o que gera um alerta para a provável retração em fevereiro 2016, reforçado pelo período de Carnaval. O estudo registrou também que as regiões Centro-Oeste (-8,5%) e Sudeste (-7,5%) encabeçaram a queda de fluxo na comparação entre janeiro de 2016 em relação ao mesmo período de 2015, com reduções acima dos 7%. A região Norte do País foi a única a registrar crescimento no período com uma pequena alta de 0,1%.

Gráficos mostram fluxo médio de janeiro/2016 próximo a fevereiro/2015
Janeiro inicia com queda em relação à Janeiro de 2015
Na opinião de Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, são fatores que combinam para a queda no mês de janeiro. “Tradicionalmente o consumo diminui neste por conta das despesas fixas de início do ano. Isso, combinado com o momento de maior cautela por parte do consumidor, puxou os números para baixo”, avalia o executivo.

A Base consta com mais de 1200 pontos de medições (lojas), adota a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, na sua versão mais atual 2.0, ponto de referencia Base 100 = Janeiro de cada ano para comparativos anuais, e Base = 100 primeiro mês analisado no comparativo mês a mês.

Sobre a Virtual Gate
Fundada em 2002, a Virtual Gate, fornece soluções para o aumento de faturamento dos varejistas por meio de tecnologia que permite a gestão do fluxo do consumidor e da taxa de conversão. Atende algumas das maiores empresas do País e grandes redes varejistas, além de oferecer soluções de valor agregado para médias e pequenas empresas de todo o Brasil, com clientes em todas as regiões. Seu portifólio tem alguns cases de sucesso como: C&A, Pernambucanas, TendTudo, Casa Show, Nike, Livraria Cultura, Saraiva, Lojas Americanas, Farm, Paquetá, Calvin Klein, Loungerie, L’Occitane, Sephora, entre outros.