terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

As lições do franchising para momentos desafiadores

por  Claudia Bittencourt*

Claudia, da Bittencourt
O franchising, desde o seu apogeu no Brasil, final da década de 80, vem crescendo em faturamento e em números de redes que aderem ao sistema para a expansão de seus negócios. Ano a ano ele vem crescendo na casa dos dois dígitos, porém nos últimos três anos não apresentou o mesmo desempenho, mas ainda assim apresentou um crescimento muito acima do PIB. O crescimento do franchising sempre foi exaltado nos meios de comunicação, mas, não podemos deduzir que esteja imune aos impactos da crise por qual passa o nosso País. Porém, ele traz lições para a classe empresarial de uma maneira geral que podem ser copiadas, melhoradas, enfim aprendidas. Se sustentar em meio à crise pode ser uma prerrogativa do modelo de gestão utilizado pelas redes de franquias. Portanto, o que o empresários podem aprender com franchising? Algo simples e até óbvio a partir do momento que se coloca atenção nesse modelo. Comentamos alguns considerados mais relevantes:

- Avaliação Estratégica do Modelo e Conceito do Negócio

O franchising nasce a partir de um negócio em operação, muitas vezes pelo desejo do empresário de expandir a marca e a distribuição de seus produtos para outras áreas ou regiões até então não exploradas. O sucesso dessa expansão está na diferença entre o desejo e a condição. Nem sempre a empresa está preparada em relação à estrutura, processos e tecnologia, gestão de pessoas e cadeia de abastecimento para sustentar uma rede de franquias, e aqui surge o primeiro aprendizado ou ponto de estrangulamento.

Se a intenção é real, e se o empresário tem clareza suficiente de suas deficiências ou do seu desconhecimento sobre o que sustenta um negócio de franquias, via de regra ele busca ajuda. Muitos têm seguido por esse caminho, sem colocar em risco a marca e o conceito do negócio que opera atualmente com sucesso.

A ida para o franchising antecipa ou provoca discussões e revisões estratégicas sobre o modelo de negócio, formato, mix de produtos, posicionamento, etc., uma vez que esse modelo deverá ser formatado e estruturado para ser replicado, em sua essência, permitindo o acesso a outros empreendedores à marca, ao conceito e a fórmula operacional de sucesso e, serem bem-sucedidos.

Tudo Começa com Planejamento e com Processos Claros e bem Definidos

Quando um franqueado entra em um negócio de franquia ele recebe um “kit tecnológico” que o capacita a iniciar bem a operação, como por exemplo, os manuais com o detalhamento de cada processo que deve executar, deste a abertura do negócio no inicio do dia até o encerramento das atividades no final do dia. E, associado a esses instrumentos um treinamento antes de iniciar a operação para capacitá-lo nos respectivos processos e deixar claro quais são suas responsabilidades e direitos. Tudo isso com um acompanhamento de perto de um consultor, na unidade, para avaliar o quanto ele assimilou o processo e ajudá-lo nos seus primeiros dias até que se sinta seguro.

A Relação é de Interdependência e Ganha/Ganha

Outro aspecto importante é que no franchising o conceito de interdependência e de relação ganha-ganha é real. Para que o franqueado tenha sucesso o franqueador coloca uma estrutura à sua disposição, e a transferência de know how e o acompanhamento dos resultados da rede é contínuo. Primeiro porque faz parte do conceito do franchising e segundo porque os próprios franqueados acionam e cobram esse apoio em suas unidades, uma vez que precisam ser remunerados pelo emprego de sua força e trabalho além de obterem o retorno do capital investido. Se compararmos com uma rede própria a postura de um gerente de uma filial nem sempre é a mesma.

Consequentemente esse processo reflete na remuneração da franqueadora, que precisa ser compensada pela concessão do uso da marca e pela transferência de know-how.

Franqueadores estruturam equipes multidisciplinares para dar suporte aos franqueados em finanças, vendas, pessoas, gestão de estoque, marketing, enfim nas atividades fim e meio da unidade franqueada. E se existem os que não fazem a lição de casa? É claro que sim, porém os resultados e os cases de sucesso de quem pratica são visíveis e para estes empresários a expansão acontece de forma saudável e sustentável ao longo dos anos, com franqueados motivados e ávidos por mais unidades da rede.

Aqui podem estar um dos principais pontos que contribuem para que as redes de franquias suportem e sobrevivam a uma crise e eventual recessão econômica. O fato de o franqueador estar junto, contribuindo com ações para melhorar resultados, com programas de capacitação com foco em custos, produtividade e revisão de processos pode fazer diferença nesse momento.

Condição para Diluir Risco em Diferentes Mercados com Diferentes Formatos de Negócio

O franchising é dinâmico, permite ao franqueador criar diferentes formatos de negócios, em sinergia com os diferentes mercados, diferentes públicos, diferentes mix de produtos e serviços, e com empreendedores com porte de capital diferentes.

Estamos acompanhando um movimento lindo no franchising, a capacidade de inovar em formatos e na forma de atender o cliente tem sido surpreendente. Franqueados de loja que operam no porta a porta, o porta a porta que faz o caminho inverso e abre lojas, o de lojas que montam trucks e que vão ao encontro do cliente e oferecem conveniência. Há muitos exemplos, como o mercado pet, alimentação e beleza. Marcas que se juntam e geram influência uma para a outra e assim vão criando barreiras para a crise.

Enfim, são muitas as lições do franchising que podem contribuir para que empresários de qualquer porte e qualquer segmento, mesmos os considerados mais tradicionais, possam se beneficiar, independentemente de usarem ou não o modelo de expansão com franquias.

Claudia Bittencourt é sócia-fundadora e atual Diretora Geral do Grupo BITTENCOURT.
A Claudia é administradora de Empresas com especialização em Estratégia Competitiva pela FGV e em Marketing pela ESPM. Fez carreira como executiva de um grande Grupo ligado à Indústria de Fertilizantes e em 1985 fundou a BITTENCOURT Consultoria, empresa com foco em gestão de negócios e processos. No ano de 1999 reposicionou a companhia com uma consultoria especializada em redes de negócios e franquias.

Sobre o Grupo Bittencourt
O Grupo Bittencourt é uma consultoria Empresarial nas áreas de Desenvolvimento e Expansão de Redes de Franquias e Negócios, Estratégia, Gestão, Educação e Comunicação com inúmeros projetos desenvolvidos no mercado, abrangendo empresas de todos os portes, o Grupo BITTENCOURT tornou-se referência em expansão e gestão ao longo de quase 30 anos de história.