segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Número de lojas extintas em Porto Alegre (RS), ultrapassa o de novas lojas

Dados da Junta Comercial do Rio Grande do Sul mostraram que foram extintos 1.081 estabelecimentos varejistas em Porto Alegre, sendo que somente 949 empresas do setor foram abertas no mesmo período.

O número de fechamento de lojas do comércio varejista da Capital, representadas pelo Sindilojas Porto Alegre, vem aumentando em ritmo muito mais acelerado do que o índice de aumento de novas empresas constituídas. Dados da Junta Comercial do Rio Grande do Sul mostram que, no último semestre de 2015, foram extintos 1.081 estabelecimentos varejistas em Porto Alegre, sendo que no mesmo período, somente 949 empresas do setor foram abertas.

Segundo o presidente do Sindicato, Paulo Kruse, esse é mais um dos termômetros que mostra a grande intensidade da crise econômica sobre o comércio. "À falta de incentivos para o setor, à queda na confiança de empresários e consumidores, somados a inflação e juros elevados, impõe um cenário nada promissor para o varejo", ressalta.

O segmento de vestuário e acessórios lidera o ranking das empresas que encerraram as atividades no segundo semestre de 2015, ao todo 191 lojas fecharam. A segunda posição do ranking é ocupada pelo setor de souvenires, bijuterias e artesanato, em que foram encerrados 77 negócios. Já em relação aos segmentos de cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal, 74 estabelecimentos terminaram as operações.

De acordo com Kruse, em meio à recessão que o Brasil está vivendo, as empresas precisam se reinventar e se preocupar com o capital de giro. "Quem não inovar, está fadado ao fracasso. A mudança é necessária já que os valores dos itens básicos aumentaram e muito nos últimos tempos, fazendo com que o consumidor diminua os gastos em itens como roupas, calçados e cosméticos", conclui.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas.