sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Os 7 pecados visuais

por Luiz Renato Roble e Raquel de Araújo

7 dicas simples para você lojista

Pequenos pecados diários agem silenciosamente, fazendo com que a identidade da marca seja aos poucos diluída, enfraquecida, perdendo a força, e pior, refletindo a imagem uma loja desorganizada, ultrapassada e amadora. Veja a seguir 7 dicas simples que irão absorver esses pequenos pecados, largamente praticados por muitos lojistas que, ingenuamente, acreditam estar praticando o bem:

1. Não seja preguiçoso e invente novas maneiras de divulgar promoções no ponto-de-venda. Será que você não consegue fugir do óbvio, descobrindo algo mais interessante do que apenas entupir sua loja com cartazes promocionais pendurados em tudo quanto é lugar?

2. Seja esperto e não desperte a ira dos deuses da estética e do marketing, desrespeitando a tipologia, as cores ou as proporções da marca de sua loja. Afinal de contas, porque um belo dia você pagou a uma empresa para que criasse sua marca, cercada de todos os cuidados necessários contidos em bom manual de marca?

3. Não seja avarento na hora de optar por um orçamento. Lembre-se que tudo que é bom tem seu
valor. Portanto na hora de decidir, pense qual será o custo x benefício de um investimento e não apenas em escolher o mais barato. Porque você acha que vemos tanta coisa feia quando andamos pelas ruas, como letreiros em fachadas e frotas pintados à mão e outras pérolas da anti-comunicação?

4. Não seja guloso, querendo todo o espaço só para si. Comunicações exageradas acabam funcionando contra. Entupindo os esgotos da cidade com toneladas de panfletos jogados nos bueiros ou congestionando visualmente a cidade com faixas e placas sinalizadoras espalhadas pelas ruas, sua loja até pode se tornar conhecida, mas não exatamente da forma que dá dinheiro.

5. Não seja invejoso. Resista a tentação de copiar o que os outros fazem, alegando que isso é pesquisa de tendências. Não é porque uma loja vizinha tem um luminoso gigante, com luzes vermelhas, letras douradas com um coração que muda de cor, que sua loja tem que ter igual. Lembre-se que a linha de comunicação das lojas nem sempre é a mesma. Principalmente se a empresa vizinha é um motel e a sua loja, uma livraria.

6. Não seja orgulhoso, seja exigente. Admita que o trabalho da gráfica que você contratou não é aceitável. Ou você acha certo aceitar que deformem a marca ou que apliquem o logotipo com cores diferentes, só porque a tal gráfica que você contratou não possui as tintas especificadas?

7. Não se deixe levar pela luxúria. Golpes baixos procurando atingir clientes abaixo da cintura, podem até funcionar na hora, mas a imagem da loja fica comprometida. Para que a comunicação seja eficaz, deve apresentar uma mesma linguagem, um conceito único e claro, não ser apelativa. Do que adianta colocar uma passista da escola de samba vestida apenas com duas fitas do Senhor do Bonfim rebolando e desfilando na frente da sua loja, se no banner da vitrine, está a foto de um lindo bebê, já que sua loja vende roupas infantis !

Veja bem como a comunicação visual de sua loja está sendo feita com olhos clínicos. Analise se a imagem da sua loja não está sendo vítima de uma comunicação sem padrão e não pense que esses pequenos pecados são exclusivos de lojas de pequeno porte. Existe muita rede de lojas que, apesar de investir fábulas na mídia, peca na hora da venda e seus vendedores não dispõem de cartões ou blocos de anotações com o logotipo e as demais informações atualizadas para anotar preço, código, nome e telefone da loja para o cliente. Então eles rasgam um pedaço de papel e escrevem ali, alguns garranchos e entregam satisfeitos e sorridentes. A imagem concreta que se guarda da tal loja é um pedaço de papel rasgado e rabiscado. Cuidado, pois você pode não estar atento, mas lembre-se, seus clientes estão!

Luiz Renato Roble é diretor de criação e Raquel de Araújo é diretora de projetos da DATAMAKER DESIGN - www.datamaker.com.br