André Baldi é um dos palestrantes do 4º Fórum Regional do Varejo, e ele ainda fala sobre eficiência e oportunidade de mercado

André Baldi é formado em administração e é diretor de operações da Dufry Brasil, responsável por operações da Dufry em 17 aeroportos da América Latina. Baldi liderou lojas Pop Ups oficiais da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, foram mais de cem lojas abertas em aeroportos, estádios, shopping centers e Fan Fests. Será responsável este ano da operação das lojas oficias das Olimpíadas Rio 2016 em aeroportos.

Ele conta qual o maior desafio de fazer operações desse tipo, como pequenos empreendedores podem aproveitar datas especiais, além de dar dicas sobre eficiência no varejo. Baldi será um dos palestrantes do 4º Fórum Regional do Varejo, que acontece no dia 31 de Março.

As chamadas operações Pop Up de eventos acontecem em um curto espaço de tempo, elas terminam muito rápido, por isso é um desafio: “Como você tem um espaço de tempo muito curto para ter o retorno do investimento, você tem que ter uma operação muito controlada para poder conseguir torná-la rentável”, diz Baldi. Segundo o administrador, o desafio é o mesmo para um pequeno ou grande empreendedor que tenha que lidar com uma operação de curto tempo de duração, seja ela alguma data sazonal, evento esportivo ou até uma operação de final de semana.

Para isso é necessário um planejamento muito bem elaborado para saber exatamente quais serão os custos e alcançar uma venda ajustada, algo desafiador, pois é uma operação nova, que não tem histórico anterior. "É difícil acertar a previsão de vendas e, quando você erra em um evento você tem uma sobra de estoque muito alta, e como gerenciar essa sobra é um problema bem grande”,completa.

Como melhorar a eficiência

Para Baldi, não existe um segredo para melhorar a eficiência, na verdade é um conjunto de ações. A principal é treinamento de equipe, ter uma equipe que conheça muito bem os procedimentos da empresa e a rotina. "Antes disso você tem que ter procedimentos e rotinas bem desenhadas, uma padronização de operação, de uma maneira geral, ter formas e procedimentos bem definidos e bem desenhados”, completa Baldi. Portanto, ter procedimentos definidos, uma equipe treinada e uma empresa que busque sempre resultados, faz diferença.

O maior erro de quem busca melhorar a eficiência e não consegue, é não separar corretamente despesas ruins de despesas boas. Segundo Baldi, isso pode acabar gerando grandes efeitos negativos para o varejo. Cortes de despesas sem profundas análises pode impactar em perda de vendas, ou perda de controles e pode gerar custos adicionas. Para Baldi, é o conjunto da falta de planejamento adequado que acaba fazendo com que as pessoas cortem no lugar errado ou acima do que deveriam, é necessário avaliar e fazer cortes efetivos que não gerem impactos negativos.

Outro ponto importante citado por Baldi foi o aproveitamento dos picos de venda, para ele é necessário ser eficiente durante esses picos. Por exemplo, nos aeroportos de Guarulhos e do Rio de Janeiro, a Dufry têm operadores de caixa que trabalham só aos finais de semana, pois são os dias com maiores picos de venda, assim durante os dias de semana, quando as vendas são mais baixas, as lojas operam com menor custo. Por isso é fundamental analisar o fluxo de venda de cada dia e operar de acordo com isso.

Participação de empreendedores em eventos

Para Baldi, é importante participar de eventos como o 4º Fórum Regional do Varejo pois é uma oportunidade de ouvir testemunhos de pessoas que trabalham há muito tempo no mercado, ou empresas que tem uma experiência muito grande. Isso pode agregar ideias e conhecimentos para serem usadas no dia-a-dia. Os ensinamentos de grandes empresas podem ser aplicados em micro e pequenas empresas pois os conceitos são muito parecidos, a base do varejo em geral é parecida.

O Fórum, no dia 31 de março, é uma realização da ACIC - Associação Comercial e Industrial de Campinas, CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas, e o Parque D. Pedro Shopping. O conteúdo do principal evento de varejo do interior paulista será pautado pela experiência e eficiência aplicadas ao setor. O evento será uma forma de inspirar gestores e empreendedores a superar os desafios impostos ao mercado econômico brasileiro. "Será um momento valioso já que o evento já se tornou uma referência e atrai empresários, gestores e tomadores de decisão de todo o estado de São Paulo", explica Adriana Flosi, presidente da ACIC e CDL.

SERVIÇO:
O Que: 4º Fórum Regional do Varejo
Quando: 31 de março de 2016
Horário: 8h00 às 18h00
Onde: Expo D. Pedro - Parque D. Pedro Shopping
Inscrições e mais informações: www.forumregionaldovarejo.com
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: