Por Celio Melim

Eu comparo, de uma forma meramente didática é claro, os empreendedores aos músicos. Comparo o empreendedor que não conhece e não aplica a Fórmula dos 5 Caminhos para o Lucro ao músico que toca de ouvido.

Celio Melim
O músico que toca de ouvido tem um talento nato. Existe inclusive o que se chama de ouvido absoluto que dá às pessoas a capacidade de identificar as notas musicais com precisão. Ele não estudou nada sobre música. Não sabe ler partituras. Foi aprendendo informalmente.

Mas isso não os isentou de ensaiar, e ensaiar muito. Ensaiar e errar. Ensaiar, errar e ter feedback, seja de alguém próximo ou de seu próprio ouvido absoluto.

E assim ocorre com muitos empreendedores. Muitos manejam o seu negócio de forma totalmente intuitiva com o que aprenderam informalmente com seus pais, avós, parentes ou amigos. Alguns, só de observar o comportamento de outros empreendedores.

A escolha é feita por pura intuição. Se o saldo está bom, suficiente para pagar as contas do mês, a folha de pagamento e ainda sobra um pouquinho, "em time que está ganhando não se mexe!" diz o ditado.

Mas até quando ou até quanto pode o empreendedor testar e errar? Testar, errar e não ter feedback. Testar, acertar e não ter feedback. Até quando? Ou até quanto, já que se trata de dinheiro?

Conhecer os 5 Caminhos para o Lucro e visualizá-los como uma fórmula matemática é como “tocar” um negócio por música. É conhecer os fundamentos do negócio e saber onde aplicar as estratégias corretas na hora e no lugar certo.

Entender os 5 Caminhos para o Lucro, o relacionamento que conservam entre si e compreender o poder multiplicativo que possuem quando usados da forma correta, vai multiplicar os seus lucros. Um aumento de 10% nos cinco caminhos resulta em 61% a mais nos seus lucros. Pense nisso!

Celio Melim é business coaching da ActionCOACH – líder mundial em business coaching para pequenas e médias empresas e a primeira franquia de coaching no Brasil.
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: