sexta-feira, 1 de abril de 2016

4ª edição do Fórum Regional do Varejo reúne cerca de mil pessoas

Evento dobrou de participantes comparado ao ano passado.


Considerado o maior evento de varejo do interior paulista, o 4º Fórum Regional do Varejo (FRV) reuniu quinta-feira, dia 31 de março, importantes nomes da cena varejista do Brasil em palestras e painéis de conteúdo enriquecedor pautado pela experiência e eficiência no setor, além de apresentar tendências ressaltadas na Retail´s Big Show, realizada pela NRF em Nova York.

"O FRV se tornou o maior evento que nós realizamos e mais do que isso, é o principal evento da região em termos de varejo. Para nós, poder passar esse conteúdo para quase mil pessoas é uma satisfação enorme não só para os associados, mas para todos os empreendedores aqui da cidade e da região", ressaltou a presidente da Associação Comercial de Campinas, Adriana Flosi.

Realizado pela ACIC, Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL) e o Parque D. Pedro Shopping, o FRV atraiu o dobro de participantes em relação ao ano passado e reuniu cerca de mil pessoas no Expo D. Pedro. "Eu vim com uma expectativa grande e achei que o fórum superou minha expectativa e mudou algumas ideias que eu tinha em função de tudo que eu ouvi e vi hoje”, comenta Maria Isabel Ioshida, que vai abrir um negócio em breve e foi no evento para se inspirar.

O diretor geral da Cybelar, Ubirajara Pasquotto, parabenizou a presidente da Associação Comercial de Campinas pela realização do FRV. "Frequento eventos como esse em todo o país e no exterior. E este é muito mais que o principal evento de varejo do estado de São Paulo. Ele se firma como o principal do país em relação ao conteúdo apresentado", disse.

Os Painéis

O 4º Fórum Regional do Varejo contou com 3 painéis: Tendências para o Varejo, Eficiência no Varejo e Experiência no Varejo, além de uma palestra especial com Mário Gazin, fundador do grupo Gazin. Responsável pela palestra de abertura, Gazin envolveu público com o bom-humor e a experiência de seus 50 anos de experiência. Fundador da 4ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil, ele discursou sobre o crescimento de pequenos negócios e sobre a importância do bem-estar de seus funcionários. “Faça hoje o que a maioria não faz para que amanhã você tenha o que a maioria não tem”, recomendou Gazin.

Tendência no varejo

O presidente da Sociedade Brasileira de Varejo em Consumo, Eduardo Terra, apresentou tendências do varejo e insights da NRF Big Show, a maior feira de varejo do mundo. Um ponto que chamou atenção em sua palestra foi a nova geração de consumidores, os chamados Millennials. "O momento atual nos traz desafios diferentes, o interessante é fazer uma gestão inteligente que faça nossas empresas passarem por esse momento difícil e se prepararem para sair dele”, comentou Terra.

Alexandre Robazza, consultor sênior do SEBRAE-SP, também abordou tendências no varejo e destacou o valor de melhorar experiências de consumo e da tecnologia nas lojas físicas.

A discussão sobre o tema tendências no varejo foi moderada pela presidente da ACIC, Adriana Flosi e contou com a participação de Sonia Hess, presidente do LIDE Mulher e ex-presidente da Dudalina; Ronaldo Pereira, presidente da Óticas Carol; Ubirajara Pasquotto diretor geral da Cybelar além de Eduardo Terra.

Eficiência no varejo

Houve um painel de experiência digital com a gerente corporativa de marketing da Sonae Sierra, Laureane Cavalcanti. A palestra chamou atenção de Elisa Mueller, co-fundadora da ONG Minha Campinas: ”Todos os palestrantes foram muito competentes de passar um conteúdo denso para um público tão diverso! Foi especialmente relevante para mim a fala da Laureane Cavalcanti, com os cases de "urbanização" dos shoppings”.

O painel de eficiência no varejo foi moderado pelo editor do blog Falando de Varejo, Caio Camargo, e tiveram participação na discussão do tema o diretor de operações da Dufry, André Baldi; o CEO da BFFC (Brazil Fast Food Corp) Ricardo Bomeny e o coordenador geral de MBA da Insper, Sílvio Laban. “Pensamos que eficiência é o oposto de desperdício. Precisamos pensar a eficiência além dessa questão”, comentou Laban.

Experiência no Varejo

O painel de experiência no varejo foi moderado por Renato Müller, co-fundador da Kafer Studio, Luís Rasquilha, CEO da Inova Consulting Business School e Júlio Takano, presidente da Associação Brasileira da Indústria e Serviços para o Varejo. Rasquilha deu várias orientações a serem aplicadas no dia-a-dia de um empreendedor e falou sobre a importância da inovação. "Inovar não é utilizar tecnologia, e sim, a capacidade de gerar ideias, produtos ou serviços que agregam valor. A solução para a crise é tirar o ’s’ da palavra: Crie!", concluiu.

Autoridades

A 4ª edição do FRV contou também com a presença de autoridades como Samuel Rossilho, secretário de desenvolvimento econômico de Campinas, representando o prefeito de Campinas Jonas Donizette, que demonstrou apoio ao evento. "Parabéns pelo tamanho do evento, pela proporção que ele está ganhando e estamos muito felizes de Campinas poder dar esse passo, e que os nossos lojistas, nosso varejo, cresça cada vez mais” comentou Rossilho.

Maurício Stainoff, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, parabenizou a organização do evento e frisou sua importância: “Temos melhorar nossas empresas porque somos nós que vamos fazer o futuro do nosso país”, disse se referindo aos empresários presentes.
Alencar Burti, presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais dos Estado de são Paulo), cumprimentou Adriana Flosi pelo evento: "Nesse momento, você fazer um evento desse porte e dessa magnitude merece o meu respeito, meu carinho e a minha solidariedade”, concluiu Burti.