Agropecuária foi a responsável pelo aumento da atividade econômica em fevereiro

O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) avançou 0,1% em fevereiro/16, descontado os devidos ajustes sazonais. Contudo, na comparação com o mesmo mês do ano passado, a retração da atividade produtiva do país foi de 4,2%. No acumulado do primeiro bimestre, a atividade econômica recuou 5,3% perante o primeiro bimestre do ano passado.



De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta de 0,1% na atividade econômica em fevereiro/16 interrompeu uma série de dez quedas mensais consecutivas e pode ser atribuída mais a um efeito-calendário (ano bissexto em 2016) do que uma reversão da atual tendência de queda da atividade econômica do país. Assim, apesar desta alta pontual, dificilmente não presenciaremos uma nova retração da economia neste primeiro trimestre do ano.

Pelo lado da oferta agregada, a atividade agropecuária crescendo 2,1%, foi a principal responsável pelo resultado positivo da atividade econômica em fevereiro/16. Também contribuiu para o resultado positivo, porém em menor escala, a alta de 0,2% do setor de serviços. Do lado negativo, a indústria recuou 0,9% no segundo mês deste ano. Todas estas variações mencionadas já estão limpas dos efeitos sazonais.

Do ponto de vista da demanda agregada, o consumo das famílias avançou 0,4% em fevereiro/16 e as exportações 1,4% neste segundo mês do ano. Também contribuiu para o resultado positivo da atividade econômica em fevereiro/16 a retração de 0,1% das importações. Já pelo lado negativo houve retrações de 1,0% no consumo do governo e de 3,9% dos investimentos.

No acumulado do primeiro bimestre, a queda de 5,3% da atividade econômica foi provocada, principalmente, pelas retrações de 10,0% da atividade industrial e de 3,8% do setor de serviços. Pelo lado da demanda, destacam-se a queda de 17,3% dos investimentos e de 6,7% do consumo das famílias. A retração da atividade econômica só não foi maior por causa do setor externo: alta de 13,6% das exportações e recuo de 23,8% das importações.
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: