sexta-feira, 1 de abril de 2016

Empreender vale a pena

Editora Évora traz livro do cofundador da Bematech

Empreender no Brasil não é tarefa fácil! Transformar um sonho em negócio lucrativo é difícil em qualquer parte do mundo, mas aqui, o desafio dobra de volume, com a burocracia e a carga tributária que minam qualquer ação empreendedora. Apesar de tudo, a taxa total de empreendedorismo no Brasil atingiu, no ano passado, o maior índice de todos os tempos. Em dez anos, saltou de 23% para 34,5%.

Marcel Malczewski
De acordo com a nova pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), três em cada dez brasileiros possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Se comparado ao Brics, o Brasil tem a maior taxa de empreendedorismo. Está a oito pontos percentuais à frente da China, que possui uma taxa de 26,7%, a Índia tem uma taxa de empreendedorismo de 10,2%, a África do Sul de 9,6% e a Rússia de 8,6%.

Um caso de sucesso do empreendedorismo brasileiro é o tema do lançamento da Editora Évora “Diário de um empreendedor” de Marcel Malczewski que transformou um trabalho de conclusão de curso de Universidade na Bematech, empresa que lida atualmente com software e equipamentos para sistemas de varejo e hospitalar.

Marcel mistura a sua vida de empreendedor com a da fundação da empresa e pontua cada página do livro com uma lição. Relata os tempos de adolescente e frisa os desafios e percalços para ser bem-sucedido. “Da mesma forma que coloco quando faço palestras a públicos interessados em empreender ou em melhorar o desenvolvimento de seu empreendimento, meu principal objetivo aqui é estimular o empreendedorismo de forma que tenhamos mais iniciativas de sucesso, criando negócios saudáveis, éticos, responsáveis e relevantes”,relata ele em “Diário de um empreendedor”.

Marcel ainda traz a necessidade de se ter uma boa ideia e um plano de negócios objetivo, o fluxo de caixa, o planejamento estratégico, as parcerias, as startups de tecnologia, busca por investimentos, ideias inovadoras e as vendas. E ressalta que todo empreendedor precisa ser persistente. Basta ler a trajetória de pessoas como Bill Gates, Steve Jobs e até Thomas Edison. Todos passaram por percalços. A energia do empreendedor cresce quando ele enxerga claramente o seu objetivo e, com o tempo, tende a diminuir, mas ao final, o autor é muito claro e afirma com todas as letras: “Empreender vale a pena”.

“Diário de um empreendedor” obra de Marcel Malczewsky publicada pela editora Évora está disponível em todas as livrarias do Brasil a partir de novembro.

SOBRE O LIVRO

Título: Diário de um empreendedor
Autor: Marcel Malczewski
Assunto: empreendedorismo
Preço: 49,90
Páginas: 214
Formato: 16x23
ISBN: 978-85-8461-058-7
Edição: 1
Acabamento: Brochura

SOBRE A EDITORA ÉVORA

A Editora Évora (www.editoraevora.com.br) chegou ao mercado com uma proposta inovadora, pautada em obras de qualidade, com conteúdos de alta relevância e inovadores que agreguem valor aos leitores e os ajudem a realizar objetivos e projetos pessoais e profissionais com excelência. O catálogo da editora conta com obras de ficção e não ficção, de autores