quinta-feira, 28 de abril de 2016

Equador diversifica participação na Apas

Nesta edição 2016, o estande do Pro Ecuador irá apresentar uma variedade maior de produtos. Além de atum e pescados, os visitantes poderão conhecer a excelente qualidade e oportunidades de negócios com as empresas equatorianas de cacau, salgados de banana chips, cereais como chia e quinua, conservas de alcachofra, palmito, entre outros, e também o famoso chapéu de palha toquilla.


Pelo quinto ano consecutivo, o Pro Ecuador Brasil – Instituto de Promoção do Comércio e Investimento do Ministério do Comércio Exterior, responsável pela execução das políticas e regras de promoção das exportações e dos investimentos no país – participa da APAS.

No estande número 510, localizado na rua J-K 6 Pavilhão Verde, o Pro Ecuador reunirá dez empresas equatorianos para apresentarem seus produtos.

Os visitantes e interessados em firmar parcerias com o Equador poderão conhecer produtos como cacau (em pó, em barra e elaborados já prontos para o consumo), cereais como chia e quinua, pescados e atum, produtos em conserva como palmito, alcachofra, azeitonas e outros, petiscos e salgadinhos feitos a partir da banana, e também os famosos chapéus de palha toquilla.

O objetivo é promover os produtos equatorianos, em sua maioria lideres de mercado e reconhecidos pela alta qualidade. Desta forma, o Pro Ecuador estimula a inserção estratégica da empresas equatorianas no comércio internacional.

Equador e Brasil confirmam nova rota de transporte

A Rota Manta - Manaus (AM) nasce como uma nova e mais rápida opção de transporte até o Brasil. O projeto, quase finalizado, compreende um trecho de rodovia desde o Porto de Manta, no Equador, até o Porto Providencia na Amazônia no Equador.

É um projeto estratégico para os dos países que pretende incrementar o comercio pela hidrovia. Entre as vantagens em destaque estão:

* Foco na redução do tempo de transporte entre países como China e Japão para o Brasil em especial para o polo industrial de Manaus, melhorando o tempo da logística para o seu abastecimento e produção.

* Para as exportações do Equador também é estratégico para agilizar o comercio com o Brasil pela rota a Manaus.

"Com o uso da hidrovia é possível agilizar a chegada de mercadorias ao Amazonas, Norte e Nordeste do Brasil. Entre os produtos que navegam no trecho se destacam os materiais de construção e para a indústria metalmecânica", afirma Alexis Villamar, diretor do Escritório Comercial do Equador em São Paulo (Pro Ecuador).

Grande oportunidades de negócios

A hidrovia Manta-Manaus é mais um dos negócios em potencial que podem ser estimulados entre Brasil e Equador.

Segundo dados, os negócios entre os dois países cresceu cerca de 15% de 2009 pra cá. O objetivo é trabalhar no Brasil os produtos equatorianos mais elaborados como cacau (chocolate), atum, e outros produtos alimentícios, e com valor agregado , assim também em algum momento para a banana, camarão, entre outros.

Para quem procura bons investimentos no Equador o país apresenta otimas oportunidades no setor de infraestrutura, como por exemplo aeroportos e hidreletricas.

A crise e a alta do dólar frearam o crescimento dos negócios do Equador com o Brasil, mas segundo Alexis Villamar, diretor do Pro Ecuador, "vamos manter nosso plano de desenvolvimento. Buscamos diversificar ainda mais a presença de produtos do Equador aqui no Brasil porque com certeza o Real voltará a valorizar e continuaremos realizando ótimos negócios no pais", explica.

Macro rodada de negócios no Equador

A Macro Rodada de Negócios no Equador acontecerá nos dias 01 e 02 de Junho e reunirá diferentes setores da indústrias. A expectativa é receber cerca de 160 compradores e mais de 500 exportadores equatorianos de 16 diferentes setores.

Entre os paises convidados estão: Alemanha, Argentina, Bolivia, Brasil, Canadá, Chile, China, Colombia, Coreia, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Holanda, India, Italia, Japão, mexico, Peru, Reino Unido, Russia, Suecia, Turquia e Venezuela.

Para mais informações entre em contato com o escritório do Pro Ecuador pelo email proecuador.brasil@gmail.com e saopaulo@proecuador.gob.ec ou pelo telefone (11) 2769.1999.

Para informações entre em contato pelo email proecuador.brasil@gmail.com
ou saopaulo@proecuador.gob.ec. Acompanhe as notícias e novidades do PRO ECUADOR pelas redes sociais: