terça-feira, 17 de maio de 2016

Conexão Varejo de maio traz dicas para fortalecer os negócios e superar os atuais desafios

Revista mensal do Sindilojas Porto Alegre traz matéria especial sobre os comércios de bairro e como organizar ações em favor da comunidade

Com a atual situação da economia no País e com os problemas enfrentados pelo mercado varejista, a revista Conexão Varejo de maio traz na matéria de capa a entrevista com Alberto Serrentino. O empresário fala sobre como ter um olhar analítico sobre o varejo, a importância de se pensar um mercado varejista empreendedor e sobre como fidelizar e compreender as necessidades dos clientes.

Falando ainda do relacionamento com o cliente, a matéria especial desta edição traz insights que todo o comércio pode aprender com as lojas de bairro. Casos como o das empreendedoras Otilia e Carolina Maslinkiewicz, que tornaram sua loja, a Maria Xica, um sucesso entre os moradores do bairro Rio Branco, são apresentados nesta publicação. A loja, que começou por necessidade das irmãs, se tornou um ponto de referência e encontro da comunidade local. Com o evento Calçada Colorida, integrando todos os comércios locais, as lojistas reúnem aproximadamente 80 pessoas nas sextas-feiras dos encontros.

Além disso, a Conexão Varejo aborda um assunto muito importante para as empresas familiares: a sucessão nos negócios. O diretor da Cedem Consultoria e Educação Empresarial, Volnei Pereira Garcia, relata que é comum os casos de gestores despreparados na sucessão dos negócios. Isso se dá porque o processo de transição leva de 3 a 5 anos para acontecer. Quando a nova pessoa assumir, precisa estar apta e ter conhecimento absoluto sobre todos os canais da empresa.

Garcia e Serrentino estarão presentes na 4ª edição da Febravar 2016, que acontece de 06 a 08 de julho, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul. A feira, realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, tem como objetivo reunir os fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo a interação e a formação de novas parcerias e negócios. Para participar da feira as inscrições já estão abertas no site do evento.

Já no Em Foco, a publicação do Sindilojas Porto Alegre fala sobre a prevenção facilitada dasojas que contam com o Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) implementado. E, ainda, orienta sobre a emissão do Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros.

Os exemplares da Conexão Varejo, publicação do Sindilojas Porto Alegre, são distribuídos gratuitamente aos associados, demais lojistas representados pelo Sindicato, entidades empresariais e formadores de opinião. Além disso, todas as edições da revista estão disponíveis para download no site do Sindicato. Confira a edição deste mês.

Faça o download da capa da edição de maio da Conexão Varejo.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas.