quinta-feira, 19 de maio de 2016

ICV registra possível “efeito Temer” positivo no varejo

Apontamento especial do ICV divulgado pela Virtual Gate registra efeito positivo no fluxo de lojas na primeira quinzena de Maio.

Efeitos como o Dia das Mães e possivelmente um “efeito Temer”, estão registrando um efeito positivo no fluxo de lojas. O apontamento é do ICV (Índice de Consumidores no Varejo), divulgado pela Virtual Gate, empresa especializada na contagem e análise do fluxo de clientes em pontos-de-venda.

O estudo mostra que a curva de flutuação dos últimos 15 dias apresenta um crescimento no comparativo com 2015, com um registro positivo nas regiões Sudeste (0,2%) e Sul (6,0%). No comparativo entre janeiro e período, ainda é apresentado um quadro de redução de fluxo de 4,4%. Mesmo com as demais regiões apresentando um comparativo negativo, há uma visível melhora no cenário se comparado à flutuação dos últimos 30 dias.

"Efeito Temer": A Flutuação dos últimos 15 dias apresenta crescimento no comparativo com 2015

De acordo com Samuel Macedo, gerente de indicadores da Virtual Gate, é cedo para o varejo comemorar: “Ainda não podemos falar em uma retomada otimista dos consumidores ao ponto-de-venda, mas é fato de que ao menos a curiosidade no ponto-de-venda está aumentando”, destaca.

Na opinião de Heloísa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate, é preciso continuar atento. “O mercado está atento aos próximos passos da economia, mas não devemos deixar de pensar e articular de maneira estratégica para pegar carona em um provável panorama que poderá ser mais promissor”, avalia.

O ICV (Índice de Consumidores do Varejo) foi desenvolvido para medir o desempenho do fluxo de clientes/consumidores durante períodos específicos. O cálculo foi realizado a partir da variação percentual do fluxo médio diário de cada mês das lojas comparáveis. Na base analisada constam mais de 1200 pontos de medições (lojas). A análise adota a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, na sua versão mais atual.

Sobre a Virtual Gate

Fundada em 2002, a Virtual Gate, fornece soluções para o aumento de faturamento dos varejistas por meio de tecnologia que permite a gestão do fluxo do consumidor e da taxa de conversão. Atende algumas das maiores empresas do País e grandes redes varejistas, além de oferecer soluções de valor agregado para médias e pequenas empresas de todo o Brasil, com clientes em todas as regiões. Seu portfólio tem alguns cases de sucesso como: C&A, Pernambucanas, TendTudo, Casa Show, Nike, Livraria Cultura, Saraiva, Lojas Americanas, Farm, Paquetá, Calvin Klein, Loungerie, L’Occitane, Sephora, entre outros.