terça-feira, 10 de maio de 2016

SBVC analisa cenário para o varejo mediante possíveis desfechos na política

Eduardo Terra, presidente da entidade, afirma que a retomada do consumo e da confiança do consumidor só vai acontecer se as mudanças no governo federal se concretizarem

É indiscutível que a atual situação política do País refletiu diretamente sobre a economia e, consequentemente em todos os segmentos de negócios. Um desses setores é o Varejo, que gera cerca de 19 milhões de empregos, mas tem sentido diretamente a desaceleração do mercado. De acordo com o presidente da SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra, o grande problema é a crise de confiança do consumidor. “Nos últimos três anos, tivemos uma queda no consumo que nos causou os danos econômicos que estão aí”, comenta. Na opinião do especialista em varejo, o cenário de incerteza na economia só vai se dissipar quando a questão política tiver algum avanço. “O impeachment pode sim resultar em u ma retomada do otimismo e da confiança”, declara.

Ainda segundo o presidente da SBVC, só isso não recupera a economia de forma estrutural, mas o otimismo faz retomar o consumo de curto prazo, aumentar o crédito e consequentemente, há geração de emprego. “A economia deve volta a girar, com as mudanças políticas em curso. Os empresários dependem da confiança do consumidor para produzir e vender mais, o que resulta na necessidade de mais contratações. Devemos ter uma janela de aproximadamente 12 meses pela frente com uma espécie de sopro de otimismo. No entanto, se as reformas necessárias, principalmente a trabalhista, a previdenciária e a fiscal não forem realizadas neste período, veremos que este sopro foi só um sopro”, completa.