sexta-feira, 24 de junho de 2016

10 regras de ouro para ser um empreendedor digital

*por Fábio Ricotta

Ao longo da minha trajetória, sempre busquei compartilhar conhecimento, e recentemente tenho me preocupado em falar também de empreendedorismo, já que hoje eu percebo o quanto seria importante ter conhecido um roteiro de alguém mais experiente quando comecei. Hoje em dia, vejo que cada vez mais pessoas se aventuram por este mundo que, apesar de ser cheio de coisas boas, também pode ser uma trilha perigosa, e por isso exige que estejamos muito bem preparados antes de seguir. Listei 10 regras de ouro que devem nortear qualquer empreendedor, incluindo quem aposta no marcado digital.

Mantenha a motivação e a proatividade

Não dá pra ser empreendedor e andar por aí desanimado. Ter a iniciativa de resolver problemas e buscar olhar ao seu redor para ajudar os clientes ou colegas de trabalho, ou seja, ser proativo, é uma das melhores formas de motivar os outros. Isso ocorre porque é uma forma de motivar os outros, e se você motiva as pessoas, elas também vão te motivar e manter o ambiente de trabalho com mais energia.

Valorize sempre as pessoas

Quem pensa só em si mesmo, bom empreendedor não é. Valorizar as pessoas com quem você convive, sejam clientes ou não, é causa e consequência da motivação e da busca constante por melhorias. Afinal, quando alguém valoriza as pessoas ao redor, passa a antecipar problemas e, entre tantas coisas, dar e receber mais feedbacks. Os feedbacks positivos são o motor das boas relações de trabalho e de um sentimento constante de motivação.

Faça seu marketing pessoal

Todo empreendedor precisa saber se vender e mostrar suas qualidades, mas isso precisa ser feito com transparência e responsabilidade. Além de evitar compartilhar informações nas redes sociais que podem gerar polêmicas com clientes e parceiros, é importante ter um bom portfólio online (dependendo do seu trabalho) e aproveitar os eventos para fazer networking, sem jamais mentir sobre algum dado ou informação da sua vida ou empresa, e sempre acrescentando valor às pessoas que conhecer.

Solucione os problemas com criatividade

Todo mundo se depara com problemas e terá que solucioná-los. Mas os empreendedores provavelmente encontram ainda mais “abacaxis para descascar”. Infelizmente, nós temos o péssimo hábito de reclamar dos problemas e não focar a energia na solução. Um bom empreendedor não reclama da vida: ele se concentra em encontrar uma forma de contornar ou destruir o obstáculo.

Priorize tarefas

Empreendedores são cheios de coisas para fazer. Mas como o dia tem 24 horas – e ainda precisamos dormir bem – temos que aprender a determinar as tarefas prioritárias. O primeiro passo é determinar sua “habilidade única”, que consiste no que você sabe e pode fazer que ninguém mais pode. A partir de então, você pode dar uma nota de 0 a 10 para o quanto esta habilidade é única, somar a uma nota de 0 a 10 para o quanto a atividade traz de retorno para a empresa, e dividir por dois. Depois, basta elencar as atividades prioritárias de acordo com os números mais altos.

Delegue tarefas

Ao estabelecer as notas e definir suas prioridades, também é possível verificar o que não exige uma habilidade única. Para estas tarefas, o segredo do empreendedor é delegar a outras pessoas para que façam as tarefas. Para empreender não pode ser controlador.

Sonhe grande

Quem não acredita que pode ser rico ou um grande empreendedor... não será rico e nem um grande empreendedor. A gente precisa sonhar grande para ser grande. Uma boa metodologia para isso é a “one trick pony”, que diz que não é preciso reinventar a roda, mas copiar o que dá certo para os outros, evitar grandes mudanças bruscas e manter as finanças enxutas.

Olhe para o lado, faça benchmarking

“Siga em frente, olhe para o lado”. A música que fez sucesso na internet há pouco tempo pode ser uma ótima estratégia para definir o que um empreendedor deve fazer: seguir adiante sempre, mas olhar para os concorrentes e estudar profundamente como fazem os maiores exemplos do mercado.

Anuncie... na internet!

Se a propaganda é a alma do negócio, o anúncio nas redes sociais e no Google é o superpoder do empreendedor. Aproveite as vantagens que o anúncio online oferece até para quem não tem muito a investir, e divulgue seu negócio para o máximo possível de pessoas.

Aprenda e ensine!

Ao longo da minha carreira, aprendi muito com os outros, e ensinei outras tantas coisas. Valorizar o conhecimento e disseminar o que se sabe é a melhor forma de fortalecer o mercado, valorizar as pessoas e encontrar mais motivação.

Fabio Ricotta é cofundador da Agência Mestre