quarta-feira, 22 de junho de 2016

5 dicas do mercado digital para driblar a crise

Empresário ensina como o Brasil pode fugir da recessão com os conhecimentos de quem empreende na web

Diego Carmona
Em 2015, o PIB do Brasil caiu 3,8%, enquanto o mercado digital foi na contramão da crise e cresceu cerca de 15%. A previsão dos economistas para o país em 2016 continua pendendo para a recessão, enquanto o mercado digital deve crescer ainda mais. Além das muitas análises sobre economia que é possível fazer, Diego Carmona, cofundador e CVO da plataforma digital leadlovers, explica que o domínio cada vez maior das ferramentas e o empenho dos empreendedores na área são características fundamentais para o cenário positivo. "Os empreendedores brasileiros têm muito a ganhar com o mercado digital", afirma.

Por isso, o empresário lista cinco dicas que todos podem absorver de quem empreende online.


1- Pesquise profundamente sobre os consumidores

Diego Carmona explica que o mercado digital permite que os empreendedores conheçam muito bem quem os acompanha nas redes sociais. “O empreendedor digital conhece mais do seu consumidor porque as ferramentas online permitem saber o que o público gosta e como ele se comporta”, resume o cofundador da leadlovers, que lembra que isso também é possível de se fazer com clientes ‘offline’. “Entre em contato com eles, pesquise o que eles gostam e quais dores deles sua empresa pode sanar, ou quais objeções você pode evitar que tenham”, destaca. Carmona dá um exemplo: “Se a grande objeção dos clientes for o preço acima da média, você pode começar a comunicação valorizando a alta qualidade do seu produto ou serviço, por exemplo”.

2- Estruture bem seu site

Todo mundo tem um site, mas não basta apenas disponibilizar os produtos e serviços em uma página simples. Carmona explica é preciso investir na estrutura do site e deixá-lo mais bem posicionado em SEO. “As pessoas vão procurar seu serviço ou produto no Google, então é melhor garantir que seu site vai ser encontrado antes do concorrente”, alerta. Ele também adverte que o site não deve ser lento, ou com grande quantidade de anúncios e letras pequenas. “Seja uma loja online ou apenas o site da empresa, é preciso impedir que o cliente abandone o site antes de conseguir o que quer”, explica. “Apresente os produtos e serviços de forma clara e objetiva, sempre prezando por qualidade”.

3- Mantenha contato com os potenciais clientes

No mercado digital, o grande segredo para aumentar as vendas é captar e manter leads, que são os contatos em uma lista de e-mails. “Através de e-mails enviados com conteúdo de qualidade e do trabalho nas redes sociais, é possível reter novos clientes, fidelizar os antigos, aumentar a conversão de vendas e fortalecer a comunicação entre empresa e cliente”, elenca o empresário, que destaca os baixos custos de manter contato via e-mail em comparação com outras formas de propagação. O conceito de fazer uma lista de contatos e divulgar materiais informativos funciona para qualquer área e segmento. “Quem não é visto, não é lembrado”, resume Carmona.

4- Esteja pronto para mudar

Diego Carmona lembra que o mercado digital está em constante transformação. “As coisas acontecem muito rapidamente no ambiente online, e todo empreendedor precisa estar preparado para seguir novos rumos, usar novas redes sociais ou buscar novos nichos”, explica. Em maior ou menor grau, todo empreendedor precisa se adaptar às mudanças e adequar seu produto ou serviço para a nova realidade. “Este é um dos maiores ensinamentos do mercado digital: não dá pra ficar parado no tempo”, conclui.

5- Faça a diferença para o seu público

O empresário destaca que, tanto nas redes sociais quanto na comunicação com a base de contatos, os leads, o empreendedor digital precisa oferecer conteúdo que faça a diferença na vida das pessoas. “Esta é a melhor forma de criar um relacionamento com os clientes reais ou potenciais, para que ele sinta a relevância da sua marca”, destaca. Assim, Carmona conta que é preciso criar uma identidade própria através da personalização dos canais de comunicação e interação com o público. “Não dá pra querer vender algo a quem mal conhece a marca ou não enxerga valor nela. Ninguém pede outra pessoa em casamento antes de um longo namoro”, compara. “Se todas as empresas tomassem estas atitudes, sofreriam muito menos com a crise”.