segunda-feira, 20 de junho de 2016

Cards Payment & Identification encerra sua 21ª edição com recorde de público


A Cards Payment & Identification 2016, promovida pela Informa Exhibitions – uma das maiores organizadoras de eventos, conferências e treinamentos do mundo – encerrou a sua 21ª edição com recorde de público. Este ano, os visitantes puderam conferir o que há de mais avançado em tecnologia e processos para o setor de cartões, meios eletrônicos de pagamento, identificação, certificação digital e e-commerce.

Segundo Luis Veiga, diretor da Cards, a edição de 2016 trouxe bastante conteúdo de qualidade e inovação. “Fechamos a Cards com a sensação de dever cumprido, já que conseguimos entregar um evento com visitação substancialmente superior aos últimos anos, com público de qualidade, e promover debates importantes e novos para o mercado como Fintechs, além de apresentar as tecnologias que envolvem as instituições financeiras e que vão facilitar a vida dos consumidores e dos varejistas. O resultado do nosso esforço se refletiu no recorde de público que recebemos”, comenta.

A 7Comm, que comemora 30 anos de mercado, participou pela primeira vez da Cards e se surpreendeu com o conteúdo explorado no Congresso e seminários. “Outro aspecto positivo foi a visitação de empresas de diversos segmentos. Foi uma ótima oportunidade para construir novos relacionamentos, ressalta Gerson Rodrigues, diretor de produtos da 7Comm.

O diretor comercial da PAX Brasil, Tiago Cabral, disse que os debates do Congresso foram interessantes por abordar temas atuais, com foco no futuro. “A Cards também ampliou as discussões para outras áreas como inovação no varejo e o potencial de crescimento do e-commerce no Brasil”, destaca. A PAX Brasil conta uma fábrica em Manaus que, segundo o executivo, garante a oferta de preços competitivos no mercado.

Para Cristiano Porto, gerente geral da Perto, o evento o surpreendeu com o grande fluxo de visitantes. Tivemos uma agenda intensa, principalmente nos dois primeiros dias, que contaram uma grade robusta de palestras. “Estamos motivados a participar da Cards no próximo ano”, disse o executivo. A empresa lançou no evento um terminal de pagamento para pessoas com deficiência visual. O equipamento possui um teclado em braile e sistema de voz, que orienta o usuário durante a navegação.

Já o gerente de marketing da Clearsale, João Guilherme Franco, elogiou a apresentação de novas tecnologias, como as Fintechs. “Os debates mostraram como as empresas devem se preparar para a mobilidade e combate a fraudes. Gostei da pertinência dos temas sobre o futuro da tecnologia”, frisou o gerente da Clearsale.

André Petroucic, diretor geral da Verifone Brasil, ressaltou que a feira é um bom momento para se reunir com os clientes e ter acesso aos conteúdos que são tendências no mercado. “Participamos da Cards há vários anos para apresentar novidades e contribuir com nossa expertise em soluções para meios de pagamento. A feira é uma grande oportunidade para reunir nossos clientes e parceiros comerciais, além de termos acesso ao conteúdo apresentado no congresso e nos seminários, que abordam os temas mais atuais do setor”, destacou o diretor.
A Tá Pago, que disponibiliza um sistema de gerenciamento de benefícios via celular, também participou da Cards pela primeira vez. Segundo o desenvolvedor Diego Agudo, a ausência do cartão na transação foi algo que chamou a atenção dos visitantes. "O cliente faz tudo pelo celular, independente do aparelho, seja ele um modelo bem simples ou um smartphone mais sofisticado". A opinião da Tá Pago é compartilhada pela organização do evento, que valoriza a evolução do mercado de cartões, as novas opções e facilidades que os usuários passam a ter, além de vislumbrar um mercado de meios de pagamento cada vez mais convergente, digital e mobile.

De acordo com Marcos Ramos, fundador da Fintech EasyCrédito, a discussão em torno das startups financeiras deu um novo ar ao evento. Para o próximo ano, a sugestão é que se amplie ainda mais o inédito debate sobre Fintechs iniciado este ano. "Podemos afirmar que saímos daqui com negócios fechados!", comemora Ramos.

Congresso
O primeiro dia da Cards contou com especialistas de grandes empresas, que se reuniram para debater temas como as tendências no mercado dos meios de pagamento, o perfil do novo consumidor e como isso impacta no surgimento de novas tecnologias, bitcoins e blockchain, segurança e prevenção a fraudes. Participaram do evento a 99Taxis, Accenture, Bizup Consulting, Clearsale, Concrete Solutions, FoxBit, Griaule Biometric, Mastercard, Pagar.me, PagPop, Rede, Santander, Vindi&Pagamento.me, Visa do Brasil, Zolkin, entre outras empresas.

Em seu segundo dia, o evento contou com a participação de especialistas para discutir a transformação no mercado financeiro proporcionado pelas Fintechs, além de debates sobre E-commerce, mercado de cartões e serviços pré-pagos. Entre os presentes estavam especialistas do Aceita Fácil, Alelo, Benefício Certo, Blackhaw, Brasil Pré-Pagos, Braspag Buscapé, Cinnecta, Conciliadore, Consultoria & Treinamento, COOP Supermercados, EasyCrédito, Easy Táxi, FoxBit, Maruxo, Ikesaki, Network Brasil, FintechLab, Startup Farm, Vérios, Quero Quitar!, YouSe, GuiaBolso, Safran Identity & Security, Pop Recarga, Icentivale Marketing de Incentivo, entre outras.

No último dia, houve uma discussão sobre a nova regulamentação do mercado de meios de pagamento com um representante da Pinheiro Neto Advogados, além de um debate sobre como garantir a segurança das transações de pagamentos e prevenir fraudes nas operações de vendas no e-commerce, conduzido pela Ingresso Rápido.