terça-feira, 28 de junho de 2016

Desconfiança, insegurança e desejo de ver o produto antes de comprá-lo são barreiras ao e-commerce na América Latina

Canal é mais desenvolvido na Europa e na Ásia

A Kantar Worldpanel acaba de concluir um estudo que ouviu a opinião de mais de 10.000 consumidores nas dez principais cidades da América Latina sobre o canal de venda que mais cresce no mundo: o e-commerce. Para o setor de consumo, cujo desenvolvimento é maior na Europa e na Ásia, o canal é apenas emergente na América Latina, com 0,2%, portanto com muita oportunidade de crescimento.


As barreiras que o canal enfrenta na região têm relação com os costumes dos compradores latinos: 73% dos que não adquirem produtos pela internet afirmaram preferir ver o produto antes de levá-lo para casa, além disso, o desconhecimento gera desconfiança, pois a segunda razão para não comprarem algum item ou serviço na rede é porque temem fornecer informações pessoais e financeiras (39%).

Entre as pessoas mais ativas online ainda são encontradas certas barreiras para a compra, pois há um grupo que usa a internet para encontrar informações, comparar sites, preços e ver comentários, mas que não se anima a consumir nada por meio da plataforma, estes são chamados de “curiosos” e totalizam cerca de 16% dos entrevistados. Este grupo, no qual se destacam os mexicanos, prefere ir à loja para ver e levar o produto no momento da compra.

No entanto, há uma parcela de latino-americanos que adquirem algum produto ou serviço na internet. Os “compradores online” (15%), argentinos, brasileiros e chilenos, principalmente, aproveitam os benefícios do canal e sabem que quando compram podem ter acesso a toda descrição dos itens, têm a possibilidade de comparar preços em diferentes lugares e ainda obter preços melhores do que os das lojas físicas.



Eletrônicos (48%), vestuário e calçado (38%) e eletrodomésticos (31%) são os itens mais comprados online na região. México e Brasil se destacam na aquisição de eletrônicos, Peru e Colômbia preferem moda, enquanto que Argentina e Brasil apreciam os eletrodomésticos.

Dentro dos 15% dos compradores online, 14% correspondem a compras relacionadas com entretenimento e estilo de vida (eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, calçados, férias, entretenimento, móveis e brinquedos) e apenas 1% representa compras de categorias de bens de consumo. Entre elas se destaca a de cuidados pessoais. “Esses compradores são jovens, de até 35 anos, que usam seus smartphones para fazer compras e preferem as noites para encher seus carrinhos de compras virtuais”, afirma Flavia Amado, Diretora de Shopper & Retail na América Latina.

O e-commerce tem um grande potencial de crescimento na região, o uso do canal para os itens relacionados ao entretenimento e estilo de vida é um avanço para que se desenvolvam também as compras de categorias de bens de consumo. Na verdade, seis em cada dez lares latino-americanos que já tentaram as compras na rede pensam em aumentar ou manter suas aquisições online. “Alguns aceleradores que aumentariam a compra de categorias de consumo online são: promoções exclusivas, alternativa para pagar com cartão de crédito, assessoria sobre a compra virtual, velocidade e menores custos com a entrega”, pontua Virginia Garavaglia, Diretora de Marketing para a América Latina da Kantar Worldpanel.

Sobre a Kantar Worldpanel

A Kantar Worldpanel é especialista global em comportamento de consumo. Através de um monitoramento contínuo, análises avançadas e soluções customizadas, a Kantar Worldpanel inspira decisões de sucesso de grandes marcas, varejistas, analistas de mercado e organizações governamentais.

Com mais de 60 anos de experiência, um time de 3.500 funcionários e serviços que cobrem 60 países diretamente ou através de parceiros, a Kantar Worldpanel transforma comportamento de compra em vantagem competitiva em mercados diversos como FMCG, compras por impulso, fashion, baby, telecomunicações e entretenimento, entre vários outros.

Para mais informações, por favor, entre em nossa página: www.kantarworldpanel.com/br. Linkedin e Facebook

Sobre a Kantar

A Kantar é uma divisão da WPP especializada na gestão de investimento em informação e uma das maiores empresas do mundo de informação e consultoria. Através da combinação do talento das suas 12 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights precisos para a comunidade empresarial mundial. Seus 30.000 colaboradores trabalham em 100 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes ideias de negócios a qualquer ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500. Para mais informações, acesse www.kantar.com

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search