segunda-feira, 27 de junho de 2016

Frio impulsiona as vendas do varejo de vestuário

Segundo Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX - Associação Brasileira do Varejo Têxtil, o varejo de vestuário está conseguindo se beneficiar e empreender um novo ritmo de vendas com a chegada do inverno, a exemplo do que já vinha ocorrendo no outono. E as baixas temperaturas serão mantidas de acordo com as previsões.

Para Lima, este inverno mais rigoroso, que atinge principalmente as regiões Sul e Sudeste, fez com que as vendas dos artigos de frio se mantivessem aquecidas dentro do ritmo esperado pelos varejistas. As coleções de inverno, segundo ele, representam em torno de 30% do total de itens nas lojas nesta época do ano e as peças têm maior valor agregado.

O desempenho das vendas nos Dias das Mães e Dia dos Namorados foi relativamente bom, justamente por esta onda de frio. Apesar da demanda aquecida ainda não ter sido suficiente para compensar a retração registrada pelo setor nos últimos meses, é considerada um alento ao comércio das 22 redes varejistas associadas à ABVTEX.

Ele lembra que os artigos de vestuário e calçados são importantes itens para presentear em datas comemorativas. Há a expectativa um tanto mais positiva de que o 2º semestre deste ano seja melhor do que foi o primeiro. Haverá o incentivo de datas como Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.

"Ainda assim, estamos em um ambiente desafiador com um consumidor que mantém baixo nível de confiança, aumento de desemprego e inflação elevada", diz Lima.

Sobre a ABVTEX

A ABVTEX - Associação Brasileira do Varejo Têxtil reúne 22 associados que são as principais redes varejistas nacionais e internacionais de vestuário, responsáveis por cerca de 40 marcas importantes do País, e que respondem por cerca de 22% da participação na venda do varejo de moda brasileiro.
Tem como premissa ser a interlocutora de seus associados junto ao Governo, Entidades do Setor e Sociedade Civil. Tem como princípios a ética nas relações comerciais e o respeito à legislação, apoiando ações que visam à responsabilidade social, à formalização das empresas e o combate ao trabalho análogo ao escravo.