terça-feira, 12 de julho de 2016

Cooperativas trocam know-how para fortalecer crescimento

A prática da Intercooperação está cada vez mais presente no cooperativismo como forma de fortalecimento e a Coop, maior cooperativa de consumo da América Latina, é um exemplo de que é necessário compartilhar know-how para gerar bons negócios.

Seguindo à risca o sexto princípio cooperativista, forneceu assessoria técnica e operacional à Coocerqui, de Cerquilho, e à Coopercica, de Jundiaí, para instalar drogarias internas em suas lojas, já que foi pioneira na implantação desse serviço. Até hoje faz a gestão comercial das seis drogarias instaladas pelas cooperativas co-irmãs, por meio da compra coletiva de medicamentos.

Rosangela Prado, da Coop
Ou seja, elas usufruem das condições comerciais que a Coop negocia com os fornecedores farmacêuticos. “O pedido de compras é realizado pelas próprias cooperativas, baseado na demanda de cada uma, e a Coop oferece respaldo para que os laboratórios garantam a mesma condição”, explica Rosangela Prado, gerente de negócios Drogaria da Coop.

Trabalho semelhante é realizado pela área comercial com os produtos de marca própria. A Coop concedeu às filiadas da Cooperativa Central de Consumo - Coopbrasil o direito de comercialização da linha de 307 itens em suas gôndolas. Duas delas já fazem uso de alguns produtos da marca, de acordo com Marta Borges, gerente de compras de alimentícios. Uma demanda que deve aumentar gradativamente com a consciência de que a marca própria é um agente importante de fidelização.

Quanto maior o poder de compra, melhor será a negociação de preços junto às indústrias. Esse foi apenas um dos incentivos que levou nove cooperativas brasileiras a juntar forças e fundar a Cooperativa Central de Consumo – Coopbrasil.

Criada em maio de 2011, a sociedade tem capacidade para beneficiar mais de 1,2 milhão de famílias, carteira que representa a soma do número de cooperados de cada uma das filiadas. Na compra coletiva, ganham todas. “Maiores volumes possibilitam melhores custos e facilitam a logística, ou mesmo permitem efetuar compras que não seriam possíveis para cada cooperativa filiada realizar individualmente”, explica Marcio Valle, diretor-presidente da Coop e presidente da Coopbrasil.

Em seus cinco anos de criação, a Central tem sido bem-sucedida em vários de seus propósitos, mas há ainda um vasto campo a ser explorado. De acordo com Marcio Valle, existe um saudável intercâmbio entre elas na troca de experiências e de informações. Já em relação às negociações entre as próprias cooperativas, há um enorme potencial ainda pouco aproveitado de sinergia na aquisição de produtos para revenda e não revenda, caso de sacolas plásticas e bandejas, por exemplo, artigos necessários para todas, porém, ainda adquiridos individualmente.

Sobre a Coop: Atualmente, a Coop é considerada a maior Cooperativa de Consumo da América Latina e está em 7º lugar no ranking dos maiores supermercados no Estado de São Paulo de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Em 2015, a Cooperativa encerrou o exercício com fornecimento total de R$ 1,980 bilhão e para este ano estão previstos investimentos da ordem de R$ 121 milhões.

A Coop tem hoje 5,5 mil colaboradores diretos, 29 unidades de distribuição – 21 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí –, além de três postos de combustíveis e 10 drogarias de rua.

Por ser uma cooperativa, seu objetivo é oferecer os melhores serviços com preços justos, além de reverter benefícios a seus cooperados e comunidade, a exemplo do Ciclo de Palestras gratuitas; programa de saúde e qualidade de vida por meio do Mexa-se nas unidades; retorno das sobras (lucro), quando ocorrerem; programas educacionais voltados aos estudantes da rede pública e particular e doações às entidades beneficentes das cidades em que a Cooperativa possui unidades de distribuição.