Desde quando era vendedor, gerente ou mesmo supervisor, percebia vários erros, digamos primários, que os vendedores de loja cometiam. Hoje como consultor e palestrante especialista em varejo, vejo clientes reclamar de vendedores que cometem estes mesmos erros.


Para ajudar você e sua equipe a evitá-los, fiz uma lista com os 10 erros (que infelizmente são comuns) cometidos por vendedores nas lojas:

1. Ficar encostado esperando o cliente (no balcão, parede ou mesmo no caixa);

2. Ficar de braços cruzados;

3. Mascar chicletes;

4. Fazer grupinhos ou rodinhas (2 pessoas já é grupinho);

5. Conversar com outro vendedor enquanto seu cliente está no provador (concentre-se na venda!);

6. Conversar com vendedor ou colega enquanto o cliente estiver pagando no caixa;

7. Chamar alguém gritando no meio da loja;

8. Estar na sua vez de atender, porém desatento e distante da porta;

9. Fugir de uma troca (Quando vê alguém chegando com a sacola da loja já sai de fininho…);

10. Ficar rindo com outros vendedores enquanto seu cliente está na loja.

Todos estes erros podem parecer atitudes inofensivas e que não fazem diferença. Mas aqui vai um conselho de quem aprendeu no chão de loja: cada erro desta lista afasta o vendedor e a própria loja do seu objetivo, da sua meta.

Se você é proprietário ou gerente, avalie se sua equipe não comete estes erros. Se você é vendedor faça uma auto-avaliação, e caso seja necessário, abandone estas atitudes que te afastam de atingir sua meta.

Sucesso e boas vendas!
Edson Moura

Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Foi vendedor, gerente e supervisor de loja. Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz. Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching. É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA.
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: