quarta-feira, 21 de setembro de 2016

10 erros (que infelizmente são comuns) cometidos por vendedores nas lojas

Desde quando era vendedor, gerente ou mesmo supervisor, percebia vários erros, digamos primários, que os vendedores de loja cometiam. Hoje como consultor e palestrante especialista em varejo, vejo clientes reclamar de vendedores que cometem estes mesmos erros.


Para ajudar você e sua equipe a evitá-los, fiz uma lista com os 10 erros (que infelizmente são comuns) cometidos por vendedores nas lojas:

1. Ficar encostado esperando o cliente (no balcão, parede ou mesmo no caixa);

2. Ficar de braços cruzados;

3. Mascar chicletes;

4. Fazer grupinhos ou rodinhas (2 pessoas já é grupinho);

5. Conversar com outro vendedor enquanto seu cliente está no provador (concentre-se na venda!);

6. Conversar com vendedor ou colega enquanto o cliente estiver pagando no caixa;

7. Chamar alguém gritando no meio da loja;

8. Estar na sua vez de atender, porém desatento e distante da porta;

9. Fugir de uma troca (Quando vê alguém chegando com a sacola da loja já sai de fininho…);

10. Ficar rindo com outros vendedores enquanto seu cliente está na loja.

Todos estes erros podem parecer atitudes inofensivas e que não fazem diferença. Mas aqui vai um conselho de quem aprendeu no chão de loja: cada erro desta lista afasta o vendedor e a própria loja do seu objetivo, da sua meta.

Se você é proprietário ou gerente, avalie se sua equipe não comete estes erros. Se você é vendedor faça uma auto-avaliação, e caso seja necessário, abandone estas atitudes que te afastam de atingir sua meta.

Sucesso e boas vendas!
Edson Moura

Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Foi vendedor, gerente e supervisor de loja. Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz. Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching. É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA.