terça-feira, 20 de setembro de 2016

ABF e Consulado dos EUA promovem a aproximação de redes de franquias americanas e investidores brasileiros

Missão dos EUA será composta por 10 franqueadoras que procuram investidores no Brasil. Na agenda haverá palestras sobre o mercado brasileiro e reuniões com consultores de franquias, advogados e potenciais investidores e parceiros locais.

Com apoio da ABF – Associação Brasileira de Franchising, o Serviço Comercial dos Estados Unidos – Consulado Americano traz à São Paulo, de 21 a 23 de setembro, uma missão empresarial composta por 10 redes de franquia norte-americanas que procuram investidores no Brasil. Destas, oito redes desembarcam no Brasil pela primeira vez (Bonchon Franchise, Dairy Queen, Papa John’s, The Melting Pot, Wing Zone, World of Beer e Assiting Hands Home Care), duas buscam ampliar sua expansão (Carl’s Jr. e Coldwell Banker) e outra retornar ao mercado brasileiro (FASTSIGNS). A maior parte das redes, sete no total, são do segmento de Alimentação, sendo as demais dos segmentos de Comunicação Visual, Imobiliário e Saúde. O objetivo da missão é buscar Masterfranqueadores, Desenvolvedores de Área e franqueados individuais interessados em representar as marcas norte-americanas no Brasil.

A programação do grupo começa nesta quarta (21/09) com um Simpósio na sede da ABF – exclusivo para convidados e imprensa credenciada. O tema será o mercado brasileiro de franchising, as perspectivas da economia nacional e aspectos jurídicos do setor de franquias no Brasil. Participarão do evento a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, o vice-presidente da ABF, Altino Cristofoletti, o Consul Geral dos Estados Unidos no Brasil, Ricardo Zuniga, e Josh Merin diretor de International Affairs da International Franchising Association – IFA (associação correspondente a ABF nos EUA). Confira abaixo a programação completa.

Segundo o vice-presidente da ABF, Altino Cristofoletti, “as redes vêm estudando o Brasil há algum tempo, mas elaboramos uma agenda para compartilhar o que há de mais novo em nosso setor e no ambiente de negócios brasileiro. Vamos abordar o desempenho do setor no primeiro semestre, que cresceu 7,9%, as oportunidades de pontos comerciais que surgiram com a crise econômica e o aparecimento dos primeiros sinais positivos na economia. Este é o momento de começar a investir a fim de estar pronto para quando a economia voltar a acelerar”.

Atualmente, 45 redes de franquias norte-americanas atuam no Brasil, a maioria do segmento da alimentação. Para Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado e internacional da ABF, “o mercado de franchising brasileiro e americano têm um relacionamento de longa data, mas pode evoluir muito no intercâmbio bilateral. O grupo de empresas que estamos trazendo nesta missão tem grande interesse em trazer ou expandir sua marca no Brasil. Nesse sentido, representantes ou parceiros locais são muito importantes, pois agregam experiência e conhecimento do mercado nacional e suas peculiaridades. De outro lado, potenciais franqueados brasileiros terão a oportunidade de operar negócios testados no maior mercado do mundo: os EUA. Trata-se de marcas reconhecidas e com propostas inovadoras e que podem ter aderência ao mercado brasileiro de franquias que, mesmo neste período de desaceleração macroeconômica, manteve sua expansão em faturamento e número de marcas”.

Após o simpósio, na parte da tarde, serão realizadas reuniões individuais com as redes e consultorias brasileira de franchising (AAClass Franquias, Francap, Grupo Cherto, Anewton Franchising, LEÃO Business Upgrade, Grupo BITTENCOURT, Praxis Business, US Franchising, Global Franchise). Nos dias 22 e 23/09, serão realizadas rodadas individuais de match-makings entre as redes e potenciais investidores. Serão mais de 90 sessões, com empresários de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, João Pessoa e Ribeirão Preto, e de diferentes perfis: grupos franqueadores, multifranqueados e empreendedores individuais. A agenda de algumas redes ainda possui espaço. Os empreendedores interessados em participar das rodadas de negócio devem procurar o Consulado dos EUA e pleitear uma vaga. O diretor da ABF ressaltou ainda que “nossa expectativa, além do intercâmbio de informações, é que, a partir dessas reuniões, negócios sejam efetivamente fechados com execução já neste ano e no primeiro trimestre de 2017”.

SIMPÓSIO MISSÃO EMPRESARIAL EUA-BRASIL
Data: 21 de setembro de 2016
Horário: das 9h às 12h
Local: Sede da ABF – Associação Brasileira de Franchising – Av. das Nações Unidas, 10989.

Programação:

09h00: Welcome Coffee

09h30: Boas-vindas – Vice-presidente ABF, Altino Cristofoletti

09h40: Boas-vindas – Diretor de International Affairs da IFA, Josh Merin

09h50: Country Briefing/Visão Geral do Brasil – Steve Knode, Conselheiro Comercial do Serviço Comercial dos Estados Unidos

10h20: O setor de franchising no Brasil – André Friedheim, diretor internacional da ABF e da Francap

10h50: Aspectos Legais – advogado do Tardioli Lima Advogados, Cândida Ribeiro Caffé

11h20: Real Estate no Brasil – Rafael Ruiz, da Coldwell Banker

11h45: Encerramento e dúvidas

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada há 29 anos para divulgar, defender e promover o desenvolvimento sustentável, técnico e institucional do modelo de negócio denominado como Franchising/Franquia. Sendo assim, a instituição reúne todas as partes envolvidas na franquia - franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar as melhores práticas da indústria do franchising no Brasil.

Entre as funções desempenhadas pela entidade estão orientar o investidor como pesquisar corretamente uma franquia, indicar leituras especializadas e fornecer dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas interessadas em expandir seus negócios por meio do sistema de franquia, a ABF indica quais ações são necessárias para formatar o negócio, assim como relaciona profissionais de consultoria em Franchising para auxiliarem o processo.