• Últimas postagens

    Grupo GS& promove primeiro fórum de sustentabilidade para o varejo

    Consciência do consumidor é um dos fatores que as empresas visam para maior rentabilidade

    O Grupo GS& - Gouvêa de Souza promoverá, no dia 28 de setembro, o Fórum de Sustentabilidade para o Varejo, no auditório do GPA, em São Paulo. O evento gratuito discutirá os três P’s da sustentabilidade, que numa visão moderna, englobam Propósito, Pessoas e Planeta. Este assunto tornou-se essencial para a garantia do futuro das gerações e qualidade de vida. Em relação às empresas, que estão viabilizando maneiras de capturar além do "share of wallet" também o "share of heart" do consumidor, que é a relação afetuosa dele com a marca da empresa.

    Entre os executivos que estarão presentes estão Hugo Bethlem, sócio-diretor de Sustentabilidade do Grupo GS&; Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza; Flávio Rocha, CEO da Riachuelo; Alexandre Borges, CEO da Mãe Terra; Ronaldo Iabrudi, CEO do GPA; Marcelo Behar, da Natura; Paloma Cavalcanti, da HP; Pierre Yves Mourgue, da Greenyellow; Guilherme Araujo, do ICEC; Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu; Beatriz Carneiro, do Pacto Global da ONU; entre outros.

    Neste contexto, o evento será dividido em dois tópicos principais, sendo eles “o papel do varejo em sustentabilidade” e “responsabilidade social corporativa”, abordando assuntos pertinentes à racionalização dos espaços urbanos, produção e comércio responsável, eficiência energética e fontes alternativas de energia renovável, inclusão de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho varejista, desperdício alimentar, adaptações do varejo para ser um negócio sustentável, além de uma pesquisa inédita com indicadores de sustentabilidade, feita pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas do Grupo GS&.

    “Colaboradores e consumidores buscam empresas com causa e propósito, que tenham algo mais a entregar que apenas uma troca mercantil ou financeira. Com isso, sustentabilidade passou a ser mais do que uma causa, passou a ser uma ferramenta fundamental de competitividade, resiliência e longevidade das empresas. Muitos varejistas já descobriam a importância de ser sustentável como forma também de ser mais rentável. Diversas empresas brasileiras já estão construindo suas plataformas sustentáveis com resultados marcantes, no qual poderemos presenciar neste encontro”, conclui Hugo Bethlem, sócio-diretor de Sustentabilidade do Grupo GS&.

    O Fórum conta com o patrocínio do GPA, Greenyellow e ICEC, além do apoio da Amcham Brasil, do IDV - Instituto para Desenvolvimento do Varejo e IFB – Instituto Foodservice Brasil.

    AGENDA

    8h30 – 9h: Credenciamento e welcome coffee

    O PAPEL DO VAREJO EM SUSTENTABILIDADE

    9h00 – 9h15: Boas vindas – Antonio Salvador e Laura Pires, GPA

    9h15 – 9h30: Abertura – Hugo Bethlem, GS&P3

    9h30 – 10h: Uma conversa sobre (ir)racionalidade dos espaços urbanos – hoje e futuro – Philip Yang, Urbem

    10h – 11h: Os caminhos para a produção e comércio responsável e economia circular – Helio Mattar, Akatu; Marcelo Behar, Natura; Paloma Cavalcanti, HP

    11h – 11h15: Coffee break

    11h15 – 12h15: Eficiência energética e fontes alternativas de energia renovável – Pierre Yves Mourgue, Greenyellow; Guilherme Araujo, ICEC; Jorge Pinheiro Machado, R20

    12h15 – 12h45: A adoção dos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU pelo varejo – Beatriz Carneiro, Pacto Global ONU; Jose Pascowitch, Visão Sustentável

    12h45 – 13h15: Pesquisa e indicadores de sustentabilidade – Eduardo Yamashita, GS&MD

    13h15 – 14h45: Almoço

    RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

    14h45 – 15h15: Projeto Troco Solidário no GPA – Laura Pires, GPA; Nina Valentini, Arredondar

    15h15 – 16h15: Painel: Inclusão de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho varejista

    16h15 – 17h: Educação e cuidados com a nutrição infantil x desperdício alimentar – Gisela Solymos, Cren; Eduardo Santos, EAS Soluções em Prevenção de Perdas e Logística; Alcione Silva, Save Food Brasil

    17h – 17h45: As adaptações necessárias do varejo para ser um negócio sustentável – Frederico Trajano, CEO Magazine Luiza; Alexandre Borges, CEO Mãe Terra; Flávio Rocha, CEO Riachuelo; Ronaldo Iabrudi, CEO GPA. Mediação Marcos Gouvêa de Souza.

    17h45 – 18h: Reflexões e conclusões


    SERVIÇO:

    FÓRUM DE SUSTENTABILIDADE PARA O VAREJO

    Localização: Auditório - GPA

    Endereço: Rua Capitão Pinto Ferreira, 225 – Jardins – São Paulo

    Data: 28 de setembro, das 8h30 às 18h

    Inscrições: http://forumsustentabilidade.pagedemo.co/