No Dia Mundial do Turismo, instituição lança projeto Turismo Inteligente para ampliar presença dos destinos e empreendimentos turísticos brasileiros na internet

Mais da metade dos brasileiros usa a internet como inspiração para viajar dentro ou fora do país, 65% dos viajantes a lazer pesquisam em sites e redes sociais antes de saber para onde vão e 67% dos turistas usam smartphones durante todo o processo de viagem. Em um mundo com turistas conectados que buscam informações on line sobre os destinos que pretendem visitar, estar no ambiente digital é obrigatório para qualquer destino turístico. O Sebrae quer estimular a presença e a interação entre os destinos e os turistas no mundo virtual e, para isso, a instituição lança, no Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta terça-feira (27), o projeto Turismo Inteligente, uma nova abordagem da entidade no atendimento a empresas brasileiras do segmento do turismo.

A partir de 2017, o Sebrae vai investir cerca de R$ 9 milhões em mais de 40 projetos em 17 estados brasileiros. A ideia é possibilitar que os pequenos negócios atendidos pelo projeto estejam imersos em soluções tecnológicas e, para isso, o Sebrae vai dar consultorias visando ao monitoramento de redes sociais, além de incentivar a criação de plataformas ou aplicativos que detalhem a experiência turística do destino, promover encontros ou rodadas de negócios dos empreendimentos turísticos com empresas de TI e startups, entre outros.

"O perfil do atual turista mudou. Hoje, toda a programação de uma viagem começa e termina com pesquisas na internet. Estar bem posicionado nesse mundo virtual é condição para ser encontrado mais facilmente pelos turistas. Mais do que isso, a internet é uma importante aliada na conquista dos turistas. É por ela que os desejos de viagem começam a ser despertados. Os pequenos negócios precisam estar atentos a essa nova dinâmica do mercado turístico", afirma a diretora-técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

O Sebrae estima que a cadeia de valor do turismo seja composta por mais de 338 mil pequenos negócios responsáveis pela geração de quase 567 mil empregos diretos, desconsiderados aqui os números relativos ao setor de alimentação fora do lar que também se inserem na atividade turística. O objetivo do projeto é dar ferramentas para que os pequenos negócios – que respondem por 99% dos empreendimentos do setor de turismo – acompanhem a nova dinâmica do mercado turístico e, consequentemente, contribuam para o desenvolvimento dos destinos turísticos nos quais estão inseridos.

ABAV e Acessibilidade

A partir de quarta-feira (28), o Sebrae vai levar conhecimento aos participantes do maior e mais importante evento do mercado de viagens e turismo nas Américas e do Hemisfério Sul, a 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, que acontece de 28 a 30 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A entidade vai participar de quatro painéis na Vila do Saber, espaço dedicado a debates do setor.

A gerente adjunta de Serviços do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, vai mediar a mesa-redonda A Economia Criativa que se Agrega ao Turismo, das 16h às 17h30, no dia 28. Também no dia 28, das 18h30 às 19h30, o Sebrae e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vão lançar duas normas técnicas criadas para aumentar a competitividade das empresas do turismo de eventos. As normas estão disponíveis sem custo aos pequenos negócios, mas mediante cadastro no site da ABNT.

No segundo dia de debates, o Sebrae vai apresentar cinco roteiros desenvolvidos em projetos de turismo: Rota das Emoções, Brasil Central, Estrada Real, Serra do Cipó e Sergipe, viva essa experiência e, na sexta-feira (30), o Sebrae vai debater o empreendedorismo feminino em uma mesa-redonda com a participação de Ana Fontes, fundadora na Rede Mulher Empreendedora.

Fechando as comemorações do Dia Mundial do Turismo, o Sebrae vai realizar um webinar sobre o tema elencado este ano para a data, que é acessibilidade e design para pequenos negócios de turismo. O objetivo é discutir como esses dois fatores podem gerar oportunidade para os pequenos negócios. O fórum on line poderá ser acompanhado pelo link https://goo.gl/tT80Jt.

Programação Sebrae – 44ª ABAV:

28/09 – 16h às 17h30 – Mesa-Redonda – A Economia Criativa que se Agrega ao Turismo. Ana Clévia Guerreiro, Richard Alves, Luiz Alberto Machado.

28/09 - 18h30 às 19h30 - Competitividade e normas técnicas – Terminologia e Organizador de Eventos. Alexandre Eliasquevitch Garrido, Marisa Canton, Armando Arruda Pereira de Campos Mello, Adriana Corrêa Homem de Carvalho

29/09 - 17h30 às 18h20 - Sebrae Tour: roteiros que fazem a diferença - Allan Alberto Santos de Oliveira, Nayara Bernardes, Denise de Paula Nocolini, Isabella Carvalho Fernandes, Flávia Nadler Fonseca Marinho

30/09 - 15h as 16h30 - Mulheres Empreendedoras - perfil e quebra de paradigmas - Ana Clévia, Ana Fontes, Magda Nassar.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9117/9118
imprensa@sebrae.com.br 
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: