segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Segredos dos grandes investidores do Brasil são reunidos em livro

Lançamento será dia 13/09 no Insper de São Paulo, com dois debates e terá programa de apresentação até o final do ano em outros nove centros econômicos

Num momento em que se busca a retomada econômica do país, Florian Bartunek, Giuliana Napolitano e Pierre Moreau, com apoio editorial da Companhia das Letras, organizaram a obra “Fora da Curva – Os segredos dos grandes investidores do Brasil e o que você pode aprender com eles”, da coleção Portfolio Penguin. O livro terá lançamento e apresentações especiais com debates e palestras em dez centros econômicos do país a partir de 13 de setembro, em São Paulo. Neste dia, a programação será dupla, com palestra para os alunos do Insper em São Paulo, às 12 horas, com Pierre Moreau, Florian Bartunek, Luiz Fernando Figueiredo, José Carlos Reis de Magalhães Neto, e outra, para convidados do mercado, 19h30, no mesmo local, comporão a mesa Pierre Moreau, Florian Bartunek, Luiz Fernando Figueiredo e Guilherme Affonso Ferreira. (Veja programação completa abaixo).

O livro, prefaciado por Jorge Paulo Lemann, contém depoimentos de André Jakurski, Antonio Bonchristiano, Florian Bartunek, Guilherme Affonso Ferreira, José Carlos Reis de Magalhães Neto, Luiz Fernando Figueiredo, Luis Stuhlberger, Meyer Joseph Nigri e Pedro Damasceno.

A iniciativa nasceu de série de depoimentos destes profissionais em duas séries de aulas sobre o mercado financeiro na Casa do Saber. A plateia completa, os pedidos de acesso ao conteúdo e o momento inspiraram o desdobramento dos encontros numa obra que trouxesse as lições ao alcance de público maior.

Os autores consideram que o livro contribui para disseminar ideias corretas de como investir de maneira consistente, com objetivos de longo prazo, e auxilia a desmistificar percepções equivocadas sobre o mercado de investimento e seus profissionais.

“O tema do livro promove uma reflexão sobre investimento e gestão de risco numa proposta de orientar alunos e investidores em como tomar decisões de risco. A obra é originada de entrevistas realizadas na Casa do Saber, durante o curso Grandes Investidores. A partir de então, desenvolvemos os estudos de caso com a experiência dos dez investidores”, afirma o advogado e sócio da Casa do Saber, Pierre Moreau.

“Toda pessoa que ganha mais do que gasta, provavelmente é um investidor de alguma forma. Uma lição que aprendi cedo é que quanto mais tempo se gasta com seus investimentos, maior a chance de ter bons retornos. A leitura do livro muito instrutiva, nesse sentido, contendo informações e anedotas não disponíveis para o grande público”, destaca o investidor Florian Bartunek.

Já a jornalista Giuliana Napolitano ressalta que o livro não é voltado somente para especialistas, mas também destina-se ao público leigo que deseja obter maior conhecimento no assunto. “É um livro interessante que se destaca pelo relato da trajetória profissional dos entrevistados. Por isso, é leitura recomendada tanto para quem se interessa por investimentos e queira entender mais sobre a lógica do mercado financeiro quanto para universitários e aqueles que pensam em seguir uma carreira na área.”

Programa de Lançamento Fora da Curva em São Paulo

Data: Terça-feira, 13 de setembro de 2016
Horários: 12h e 19h30
Local: Auditório INSPER, R. Quatá, 300 - Vila Olímpia, São Paulo - SP

12h00 - Debatida em evento para os alunos do INSPER, com a participação de Pierre Moreau, Florian Bartunek, Luiz Fernando Figueiredo, José Carlos Reis de Magalhães Neto.

19h30 – Debate, coquetel e seção de autógrafos para convidados. Comporão a mesa Pierre Moreau, Florian Bartunek, Luiz Fernando Figueiredo e Guilherme Affonso Ferreira.

20/09/2016 - Rio de Janeiro, PUC-RJ, às 19h

08/11/2016 - São Paulo, Livraria Cultura, Shopping Iguatemi em São Paulo com palestra de Luis Stuhlberger

24/11/2016 – Rio de Janeiro, Livraria Travessa

06/10/2016 - Porto Alegre

20/10/2016 – Brasília

25/10/2016 - Ribeirão Preto

10/11/2016 - Fortaleza

22/11/2016 – Belo Horizonte

01/12/2016 – Curitiba

06/12/2016 - Salvador

Data a definir – Recife

Saiba Mais

Andre Jakurski, fundou o banco Pactual em 1983 com outros três sócios. Foi diretor executivo do Pactual por 14 anos e estruturou as áreas de investimentos proprietários e de gestão de recursos. Saiu em 1998 para fundar a gestoras de fundos JGP, que tem 10 bilhões de reais de patrimônio. Antes do Pactual, trabalhou por dez anos no Unibanco, nove deles como diretor executivo.

Antonio Bonchristiano é presidente executivo e membro do conselho de administração da gestora de fundos de private equity GP Investimentos. Fundada em 1993, a GP já investiu cerca de 5 bilhões de dólares em mais de 50 empresas. Bonchristiano integrou o conselho de administração de diversas dessas empresas. Hoje, é conselheiro da fabricante de bebidas Ambev.

Florian Bartunek começou a carreira no banco Pactual e, aos 25 anos, virou sócio do banco. Chefiou a área de análise de ações e gestora de recursos. Em 2002, fundou a Constellation, uma gestora de fundos de ações com 2 bilhões de reais de patrimônio que tem, entre seus sócios, Jorge Paulo Lemann, fundador do banco Garantia, e o fundo americano Lone Pine Capital.

Guilherme Aché ingressou no banco Pactual em 1991, como estagiário, e tornou-se chefe da área de análise de ações do banco três anos depois, quando tinha 23 anos. Em 1998, ajudou a fundar a gestora JGP, onde foi responsável pelos investimentos em ações no Brasil e em mercados emergentes até 2007. Saiu de lá para montar sua gestora, a Squadra Investimentos, que tem 4,2 bilhões de reais aplicados em ações.

Guilherme Affonso Ferreira é um dos principais investidores individuais da bolsa brasileira. Foi membro do conselho de administração e acionista relevante do Unibanco entre 1984 e 2008, quando o banco se fundiu ao Itaú. Fundou e é responsável pela gestão dos fundos de ações da gestora Teorema e é membro dos conselhos de administração de seis empresas, entre elas, Arezzo, Gafisa e Petrobrás.

José Carlos Reis de Magalhães Neto fundou sua gestora de recursos, a Tarpon, em 2002, quando tinha 24 anos. Hoje, a Tarpon tem cerca de 10 bilhões de reais de patrimônio e é a maior acionista da empresa de alimentos BRF. Também investe nas ações do grupo de ensino Somos Educação, da Dufry, que é dona de lojas em aeroportos, e da Ômega Energia Renovável.

Luis Stuhlberger é gestor do Verde, um dos fundos multimercados mais rentáveis do país. Desde que foi criado em 1997, rendeu 12041%. Começou sua carreira em 1978 na corretora Hedging-Griffo, que foi vendida ao banco Credit Suisse em 2006. Stuhlberger permaneceu como diretor do banco até 2015, quando montou sua gestora, a Verde Asset, que tem 37 bilhões de reais de patrimônio.

Luiz Fernando Figueiredo foi diretor do Banco Central entre 1999 e 2003, onde era responsável pelos departamentos bancário, de câmbio, mercado aberto e sistema de pagamentos. Quando saiu do BC, montou a gestora de recursos Mauá Capital, que tem cerca de 2 bilhões de reais sob gestão. Atualmente, é presidente da Mauá.

Meyer Joseph Nigri é controlador, presidente executivo e vice-presidente do conselho de administração da Tecnisa, uma das principais incorporadoras do país, com faturamento de 1,2 bilhão de reais em 2015. Meyer Nigri fundou a empresa aos 22 anos, quando ainda cursava engenharia civil na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Pedro Damasceno é sócio da Dynamo, uma das gestoras de fundos de ações mais bem-sucedidas do país. A Dynamo tem cerca de 13 bilhões de reais de ativos sob gestão investidos no Brasil e no exterior. Seu principal fundo no Brasil, o Cougar, rendeu cerca de 7.000% em termos de reais desde que foi criado, em 1993. Damasceno é um dos sócios responsáveis por analisar empresas e aprovar investimentos.

Pierre Moreau é sócio fundador do Moreau Advogados (1991) e da Casa do Saber (2004). Membro do Conselho do Insper Direito e professor visitante da Universitat St Gallen-CH, publicou diversos livros, entre eles, As Letras da Lei, Grandes Advogados e Responsabilidade Jurídica da Previdência Complementar. É mestre e doutor em direito pela PUC-SP, cursou Harvard Law School e Harvard Business School.

Giuliana Napolitano é editora de finanças da revista Exame, onde trabalha há 12 anos. É responsável pelas edições especiais de investimentos e mercado imobiliário publicado pela revista, além de escrever e editar reportagens sobre o setor financeiro. Formou-se em jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e tem especialização em finanças.