segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Casa Bahia, Extra e Pontofrio lançam programa de coleta de eletroeletronico de grande porte

Em parceria com a japonesa JICA, redes passam a oferecer ao cliente a possibilidade de retirar o produto em casa e envia-lo para destinação correta


A partir do mês de outubro, as lojas Casas Bahia, Extra e Pontofrio localizadas na região da Lapa (SP), ampliarão o programa de logística reversa de resíduos elétricos e eletrônicos (REEE) para produtos de grande porte como: TVs, geladeiras/freezers, fogões, máquinas de lavar/secadoras e aparelhos de ar-condicionado. A iniciativa faz parte do projeto descarte On, em parceria com a japonesa JICA (Japan International Cooperation Agency), que iniciou em abril deste ano a coleta de eletroeletrônicos de pequeno em porte (liquidificadores, espremedores, ferros de passar, aparelhos de áudio e vídeo, câmeras fotográficas e filmadoras, além de computadores, laptops e celulares) nas lojas e com a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, que é a gestora de produtos no pós consumo para indústria, além do suporte tecnicamente ao projeto descarte On

A partir de agora, o cliente que comprar eletroeletrônicos de grande porte em qualquer uma das lojas participantes poderá solicitar a coleta do produto antigo em domicílio. Esta coleta tem o valor simbólico de R$ 10,00 por unidade e está restrita ao mesmo tipo e mesma quantidade dos eletroeletrônicos comprados, ou seja, o cliente que adquirir uma geladeira poderá descartar uma geladeira e, assim por diante. O valor irá cobrir parte do custo de transporte para a coleta que vai abranger apenas o município de São Paulo. Demais custos serão cobertos pela JICA. O prazo para o agendamento é de 10 dias uteis a partir da data da compra do eletroeletrônico novo.

“Com esse projeto reforçamos a mensagem da responsabilidade compartilhada, mostrando que todos podem contribuir para uma melhor gestão de resíduos de uma sociedade, além de oferecermos uma solução para nosso cliente, que muitas vezes não sabe o que fazer com o produto antigo”, conta Paulo Pompilio, diretor de Relações Institucionais do GPA.

Confira a lista de lojas participantes do descarte On:
Bandeira
Endereço
Casas Bahia Rua 12 de Outubro, 436 – Lapa
Casas Bahia Rua Dr. Cincinato Pomponet, 161 - Lapa
Extra Hiper Av. Jaguaré, 460 – Jaguaré
Extra Hiper Rua Samuel Klabin, 193 – Lapa
Pontofrio Av. Embaixador Macedo Soares, 9179 – Lapa
Pontofrio Rua Nossa Senhora da Lapa, 76 - Lapa


descarte On
O descarte On é um projeto inédito de logística reversa de resíduos elétricos e eletrônicos (REEE), que teve seu inicio em abril deste ano em lojas Casas Bahia, Extra e Pontofrio na região da Lapa, cidade de São Paulo. Resultado de uma parceria entre os governos do Japão e do Brasil, trata-se de um projeto piloto de cooperação técnica do “Projeto JICA de Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos no Brasil (http://reee.jica.eco.br)” que foi discutido e acordado entre o Governo Federal e a JICA com o objetivo de proporcionar apoio à implementação da Logística Reversa de REEE no Brasil.Este projeto é conduzido em parceria com as partes interessadas do lado brasileiro e os dados, informações, conhecimentos e experiências adquiridos serão utilizados posteriormente como referência para a implementação da Logística Reversa no Brasil.

Este novo esforço tem como contexto a política de cooperação técnica da JICA voltada para o controle de resíduos que posiciona o manuseio apropriado de produtos perigosos como assunto de suma importância e propõe realizar de maneira consistente a coleta/processamento apropriado de REEE, inclusive daqueles que contém resíduos perigosos.

O governo brasileiro promulgou em 2010, a "Lei da Política Nacional de Resíduos sólidos (Lei 12.305/2010)", que considera como "responsabilidade compartilhada entre fabricantes, distribuidores, comerciantes e consumidores" para aqueles produtos que causam grandes impactos ao meio ambiente quando descartados. Como o REEE se enquadra como produto alvo, o consumidor precisa devolver os eletroeletrônicos em desuso para a loja ou distribuidores.

Há dois tipos de coleta para os eletroeletrônicos: um para itens de pequeno e médio porte e outro para os de grande porte.

Os resíduos eletroeletrônicos envolvidos neste projeto são os de pequeno e médio porte como liquidificadores, espremedores, ferros de passar, aparelhos de áudio e vídeo, câmeras fotográficas e filmadoras, além de computadores, laptops e celulares; e os de grande porte, como TVs e eletrodomésticos da linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar e secadora de roupas, e aparelhos de ar-condicionado). Não estão incluídos itens como baterias, pilhas secas, lâmpadas fluorescentes e toners de impressora.

Drop Off: Coleta nas Lojas de pequenos e médio porte o próprio consumidor pode depositar resíduos como liquidificadores, espremedores, ferros de passar, aparelhos de áudio e vídeo, câmeras fotográficas e filmadoras, além de computadores, laptops e celulares em caixas de coleta especiais e devidamente identificadas no interior das lojas participantes na região da Lapa. Essa parte do programa já acontece desde abril nas seis lojas participantes.

Trade In: Coleta Domiciliar de grande porte como TV, geladeira, máquina de lavar e secadora de roupas, fogão e aparelho de ar condicionado. Na compra de um produto novo, se o consumidor quiser descartar o antigo, poderá solicitar a coleta em domicílio através de um sistema de agendamento, onde após o pagamento da taxa de R$ 10,00 via boleto, o consumidor terá o conforto de escolher uma das datas de coletas disponíveis para retirada de seu equipamento

Após a retirada na casa do consumidor, o antigo equipamento de grande porte será encaminhado para uma empresa especializada, onde será tratado de forma ambientalmente correta, auxiliando no desenvolvimento sustentável.

Este processo ocorrerá com segurança e comodidade ao consumidor, realizado por profissionais capacitados com o gerenciamento de ponta a ponta pela ABREE, trazendo a experiência da indústria para esse projeto.