sábado, 15 de outubro de 2016

Como se preparar para Entrevistas e Acertar Nas Contratações


Está cada vez mais difícil encontrar pessoas qualificadas para trabalhar no varejo. Esta é uma das reclamações mais comuns entre os lojistas. É fato que é cada vez menor o número de pessoas que almejam trabalhar no comércio, são poucos os jovens que sonham em seguir carreira no varejo.

Formar uma equipe de sucesso é um grande desafio para os gestores atuais. Todos buscam resultados positivos, mas não poderemos ter resultados acima da média se em nossa equipe temos colaboradores abaixo da média.
Para formar uma grande equipe e contratar bons profissionais precisamos acertar nas ENTREVISTAS.

É importantíssimo estar bem-preparado para as entrevistas. Mas na verdade poucos gerentes recebem treinamento para esta atividade. Assim muitos se baseiam na sua própria experiência e intuição, o que também é importante. Mais precisamos de mais para obter sucesso nas entrevistas, vejamos alguns pontos:

  1. Evite interrupções durante a entrevista. Demonstre respeito pelo candidato e mantenha sua atenção durante a entrevista. Principalmente se tiver mais entrevistas no mesmo dia.
  2. Tenha regularidade. Defina dias e horários específicos para as entrevistas. Escolha um dia e horário para fazer as entrevistas, semanalmente. Assim você mantém foco neste aspecto e estabelece ordem para esta função.
  3. Escolha do local. Certifique-se que o local seja profissional e agradável. Evite fazer entrevistas em locais com muito fluxo de pessoas. Fazer a entrevista num escritório ou mesmo em uma sala de reuniões demonstra mais profissionalismo do que fazer na praça de alimentação ou no cafezinho da esquina.
  4. Seja pontual. Evite fazer o candidato esperar muito tempo. Se cobramos tanto a pontualidade em nossa loja, devemos a gentileza de atendê-lo na hora marcada. E não seja arrogante em não se preocupar com seu próprio atraso, o tempo do candidato é tão importante quanto o seu.
  5. Você também esta sendo analisado. Existem os dois lados. Observe o nível de interesse do candidato em causar uma boa impressão, e faça tudo que puder para causar uma ótima impressão tanto sua, como da sua empresa.
  6. Seja gentil e deixe o candidato falar. Não use uma postura autoritária e permita que o candidato se revele e fale bastante. Quando o candidato fala sobre assuntos não relacionados ao trabalho, você está conhecendo a pessoa e não apenas o candidato. Lembre-se que o entrevistador conduz a entrevista com perguntas, mas é o candidato quem deve falar mais.
  7. Conheça o candidato. Novamente enfatizo: é o candidato quem mais deve falar. Busque conhecer mais o lado pessoal de cada candidato. Saiba o que o candidato busca para seu futuro e se tem metas definidas. Perceba se ele gosta de relacionar-se com pessoas, tem objetivos e se tem “brilho nos olhos”. Quando um candidato mostra vontade e sabe aonde quer chegar, geralmente é bem-sucedido em sua carreira. 

Estes pontos devem ajudá-lo numa boa preparação para as entrevistas.

Fique atento que nos próximos artigos vou falar sobre perguntas importantes para fazer em uma entrevista.

Bom trabalho e boas contratações!
Edson Moura

Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Foi vendedor, gerente e supervisor de loja. Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz. Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching. É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA. www.edsonmoura.com