Pesquisa nacional da Boa Vista SCPC mostra que 41% dos que comprarão nas lojas vão optar pelo comércio de ruas e 30% escolherão os shopping centers

Pesquisa da Boa Vista SCPC, realizada com mais de 600 respondentes em todo o Brasil, constatou que 79% dos entrevistados pretendem concentrar as compras dos presentes para o Dia das Crianças em lojas físicas. Compras na Internet representam 21% do total.

Do percentual dos entrevistados que pretende ir às compras em lojas físicas, 41% farão em lojas de rua. Outros 30% em lojas de shopping center. Já compras que serão feitas em redes varejistas ou lojas de departamento representam 26% e em supermercados e hipermercados 2%.

Ao observar a intenção de compras dos brasileiros por regiões do país, a pesquisa da Boa Vista SCPC constatou que 91% dos consumidores no Nordeste comprarão os presentes em lojas físicas. Na Norte, 86% e na Centro-Oeste são 80%. Já 74% dos consumidores no Sudeste irão às compras em lojas físicas. No Sul, este percentual passa para 84%. A compra no ambiente virtual perde para as lojas físicas em todas as regiões.

36% dos consumidores no Sudeste concentrarão a maior parte das compras para o Dia das Crianças em lojas de rua. No Sul, 55% pretendem comprar em lojas de rua. Outros 32% buscarão pelas lojas de rede varejistas e de departamentos. Nordeste, Centro-Oeste e Norte representam 44%, 38% e 33%, respectivamente.

As compras de presentes para o Dia das Crianças serão concentradas nas lojas de rua para 43% dos consumidores das classes DE. Na classe C, 37% buscarão as lojas de rua e 36% as lojas de shopping center. Já os respondentes da classe AB farão a compra predominantemente em shoppings centers (82%).

Entre as opções de presentes, independentemente do local da compra, 43% dos consumidores comprarão brinquedos. No grupo dos eletrônicos e telefônica, os itens para presentear as crianças são: tablet (28%), celular (28%), smartphone (17%), videogame (13%), TV (6%), IPad (3%), aparelho de som (3%) e MP3 (2%).

Perfil dos respondentes

Na sondagem da Boa Vista SCPC, feita especificamente para identificar a intenção de compra dos brasileiros para o Dia das Crianças 2016, 73% dos consumidores concentram-se na faixa etária entre 25 a 44 anos. Quanto ao estado civil, 48% dos consumidores são casados. 60% representam as Classes DE, 35% a Classe C e 5% as Classes AB. 68% concentram-se na região Sudeste e, destes, 50% estão em São Paulo.

Sobre a pesquisa

A sondagem de hábitos de consumo para o Dia das Crianças da Boa Vista SCPC utilizou a metodologia quantitativa para realização da coleta das informações, por meio eletrônico via internet. O período de realização foi de 26 de agosto a 19 de setembro de 2016. O universo da pesquisa é representado por consumidores que buscaram informações e orientações no website Consumidor Positivo da Boa Vista SCPC – www.consumidorpositivo.com.br. Ao todo foram 696 respondentes.
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: