Ao fazer a pesquisa ou sondagem com o cliente podemos descobrir informações importantes que podem nos ajudar a mostrar o melhor produto para a necessidade do cliente. Para isso o uso de perguntas é fundamental. Porém muitos vendedores usam perguntas que exigem do cliente apenas um SIM ou NÃO como resposta. Para evitar este tipo de resposta devemos usar PERGUNTAS ABERTAS, que fazem com que o cliente forneça informações importantes para ajudá-lo na escolha do produto.

Muitos gerentes não possuem um método ou simplesmente não treinam sua equipe para fazer uma sondagem eficaz. 

Por isso listei 10 perguntas abertas que você pode treinar com sua equipe para realizar uma boa sondagem com o cliente:


1.    Que estilo você prefere?
2.    O que você mais gostou em seu último “produto X”?
3.    Para quem é o presente?
4.    Qual/Quando é a ocasião especial?
5.    Que cores você prefere?
6.    O que é mais importante quando você escolhe um “produto X”?
7.    Para onde você vai viajar?
8.    Onde você vai usar o “produto X”?
9.    Por que você não comprou? (caso o cliente já pesquisou no concorrente).
10. Fale-me sobre o que você mais aprecia ao escolher o “produto X”?

Treine e estimule sua equipe a usar perguntas abertas. Elas aumentam as chances de sua equipe mostrar o produto certo para o cliente e consequentemente vender mais!

Boas vendas!

Edson Moura


Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Foi vendedor, gerente e supervisor de loja. Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz. Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching. É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA. www.edsonmoura.com
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: