quinta-feira, 24 de novembro de 2016

ABF anuncia nova Diretoria para o Biênio 2017-2018

Altino Cristofoletti Junior, da Casa do Construtor, juntamente com nova equipe que assume em janeiro, dará continuidade ao protagonismo da entidade.

ABF – Associação Brasileira de Franchising promoveu, em acordo com o estatuto da entidade, uma Assembleia Geral Ordinária para eleição do Conselho Diretor para o Biênio 2017-2018. Dentro de uma estrutura de Governança, onde o Conselho de Associados estabelece o direcionamento estratégico, o Conselho Diretor é responsável pela implantação das ações que visam cumprir a missão da ABF, ou seja, o desenvolvimento do franchising no Brasil, além do fortalecimento institucional da entidade. Como ocorre desde a fundação da ABF, apenas uma chapa se inscreveu, sendo sua escolha confirmada pela Assembleia, mostrando, mais uma vez, a coesão e harmonia dos profissionais do franchising nacional. Na ocasião, também foi eleito o novo Conselho Fiscal – responsável por analisar e fiscalizar as contas e ações da entidade – para o mesmo período. Confira abaixo a nova composição do Conselho Diretor e Conselho Fiscal da ABF e que assumem suas funções em janeiro de 2017.

A liderança da nova equipe ficou a cargo de Altino Cristofoletti Junior, atual vice-presidente da ABF, presidente da rede Casa do Construtor e um participante ativo da entidade há mais de 15 anos que, juntamente com um grupo de associados engajados, além do staff de mais de 30 profissionais da ABF, dará continuidade à missão da entidade. “A ABF e o mercado de franquias evoluíram muito nos últimos anos. A ABF ratificou ainda mais seu papel de guardiã do setor, intensificando sua interlocução com as três esferas do poder público e expandindo sua oferta para associados e demais stakeholders. O cenário econômico muito restritivo começa a dar sinais de recuperação, com aumento do índice de confiança dos consumidores, mas soluções disruptivas continuam a ser fundamentais para a manutenção do crescimento das redes, o que torna a nossa missão mais desafiadora”, afirma Cristofoletti.

A proposta da nova chapa é baseada em três pilares principais: Protagonismo, Educação e Sustentabilidade dos Negócios. Os dois primeiros vêm das gestões anteriores e o terceiro trata-se de uma atualização para fazer frente aos desafios de um mercado cada vez mais competitivo e instável. Em Protagonismo, a proposta é dar continuidade à intensa articulação com as diversas instâncias do governo e com entidades correlatas do varejo, buscando assim melhorias tangíveis para o setor. Em Educação, a meta é aprofundar ainda mais a oferta de cursos de capacitação e conteúdos para franqueadores, profissionais do franchising e potenciais franqueados. Isso será feito por meio da expansão de plataformas online e pela manutenção da parceria com o Sebrae, que já levou conhecimento qualificado sobre o setor para mais de 200 cidades em todo o Brasil.

Já Sustentabilidade dos Negócios aprofunda e desenvolve o pilar Capilaridade da gestão anterior. “Entendemos que o objetivo último da capilaridade, seja nacional ou internacional, é perpetuar a rede. No entanto, outras ações também contribuem com este objetivo, por isso, a revisão. Logo, vamos trabalhar, além da expansão, temas como governança, sucessão, controle das operações, consistência no planejamento e na formatação da rede como forma de incentivar uma visão ampla de sustentabilidade aplicada aos negócios”, explica o futuro diretor presidente da ABF.

Altino Cristofoletti Junior ressalta que outra prioridade é o desenvolvimento contínuo da ABF e de seus quadros. “Não é apenas entre nossos associados que queremos incentivar uma política de desenvolvimento contínuo. Isso se aplica também à própria entidade. Seja na capacitação e desenvolvimento de nossa própria equipe interna, seja na formatação de processos bem estruturados, ou ainda investindo em tecnologia para garantir uma maior eficiência e elevar ainda mais os níveis de serviço para nossos associados”, ressalta.

Ainda segundo o novo diretor-presidente, a ABF conta com um grupo de profissionais extremamente competente, engajado e que pensa no coletivo. “Eu serei apenas um coordenador das ações da ABF, uma entidade promotora do desenvolvimento do franchising, setor que contribui para o desenvolvimento do País”, completa.

Após a conclusão da Assembleia, a atual diretora-presidente, Cristina Franco, em um ato simbólico passou a caneta para Cristofoletti, homenageando-o. “Competência, garra e alegria você já tem. Desejo a você todo sucesso à frente da nossa entidade”, disse Cristina, que a partir de janeiro de 2017 atuará como membro do Conselho de Associados da entidade.