sexta-feira, 4 de novembro de 2016

O que você ouve da sua equipe?


Você sabia que o líder pode medir a motivação e o comprometimento da equipe através do que os colaboradores falam?

No dia a dia do varejo já ouvi inúmeras frases ditas por vendedores (e muitas vezes por gerentes) que acabam sabotando seus próprios esforços. Veja se você já ouviu alguma delas:
“Eu não posso, eu não consigo”
“Essa meta está muito alta”
“Esse cliente nunca compra”
“Conseguir clientes é difícil”
“Não consigo falar em público”
“O ‘MOVIMENTO’ está parado”
“Temos poucas mercadorias em estoque”
“Nossos preços estão muito altos”
“O ponto da nossa loja não é bom”


Colaboradores que falam e pensam assim podem começar seu trabalho com uma baixa expectativa, e por fim tendo um resultado ruim. Estes profissionais alimentam uma baixa auto-estima e pensam que tudo será difícil. Por serem pessimistas acabam não vendendo e assim reforçam sua negatividade.

Henry Ford disse que “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”.

Fique atento se seus colaboradores vivem reclamando ou mesmo se você como líder diz alguma frase pessimista. Cuidado, uma “maçã podre” pode contaminar toda a sua equipe.


Não permita que ninguém tire a motivação e a harmonia da sua loja. Mantenha-se focado, pense positivo e seja um exemplo de positividade para sua equipe!

Bom Trabalho!

Edson Moura
  

Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Foi vendedor, gerente e supervisor de loja. Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz. Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching. É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA. www.edsonmoura.com