segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Líder, o eterno aprendiz!




A maior parte dos líderes busca atingir suas metas e crescer junto com sua empresa. Mas destes, qual líder que investe em sim mesmo?

O que determina o desenvolvimento de uma equipe ou crescimento de uma empresa é o crescimento do líder. Como líder, você é responsável por sua equipe e pelos resultados de sua empresa. E caso não tenha competência para isso, onde sua empresa vai parar?

Daniel Goleman em seu livro FOCO enfatiza que “quem está no topo nunca para de aprender”. Se em algum momento o líder relaxar e se dar por satisfeito com seu desempenho e aprendizado, ele automaticante se estabiliza e para de crescer.

Tendo isso em mente, eu lhe pergunto:
-        Quantos livros você leu no último ano?
-        Quantos livros você leu no último semestre?
-        Quantos livros você leu no último mês?

Tanto em nossa vida pessoal, quanto profissional, estamos melhorando (ou piorando!) a cada dia. Será que a vida que você leva está te levando a melhoria?



Se você não quer se estabilizar (ou até piorar) em relação a sua liderança, recomendo que nos próximos meses você leia 10, ou pelo menos 5 livros sobre gestão e liderança.
É inadmissível que um gerente (que ganha a vida gerenciando um negócio e liderando pessoas) não tenha lido alguns dos melhores livros sobre gestão e liderança.

E digo mais, não leia livros... Estude livros!

Sei que você pode estar pensando que “estudar é chato” ou ”não tenho tempo”. Não conheço sua realidade, mas independente de gostar ou não, ou achar que não tem tempo, você pode (e deve!) dedicar pelo menos 15 minutos do seu dia a leitura.

E não estou falando de ficção, como Harry Potter ou Jogos vorazes... Estou falando de livros para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Se você quer começar “de leve” posso te indicar a leitura dos livros de James Hunter, como O Monge e o Executivo, Como Se Tornar Um Líder Servidor e De Volta Ao Mosteiro. Estes são livros razoavelmente pequenos (de até 150 páginas) e de fácil leitura. Certamente vão passar uma boa base para seu desenvolvimento como líder.
Depois de “pegar gosto” pela leitura você pode pesquisar entre os inúmeros bons títulos de livros que temos nas livrarias do país.

Mas lembre-se que o importante é a continuidade do seu aprendizado e a aplicação pratica em sua vida.

Seja um eterno aprendiz!


Tenha em mente que sua empresa e sua equipe estão sob sua responsabilidade. Continue aprendendo para continuar liderando e buscando melhores resultados. Assim certamente você fará a diferença na sua empresa e na vida das pessoas que o seguem.

Desejo muito sucesso a você, boa leitura!

Edson Moura

Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Foi vendedor, gerente e supervisor de loja. Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz. Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching. É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA. www.edsonmoura.com