segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Percentual de cheques devolvidos sobre movimentados atinge 2,30% no acumulado do ano

No mês, percentual foi de 2,40%

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,30% no acumulado de janeiro a novembro, registrando o pior resultado da série histórica, iniciada em 2006.

No acumulado do ano, os cheques devolvidos recuaram 9,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Tanto os cheques devolvidos de consumidores quanto de empresas diminuíram no período, 10,0% e 6,9%, respectivamente. Na mesma base de comparação, os cheques movimentados contraíram 13,8%.

O gráfico 1 mostra os percentuais acumulados de janeiro a novembro de cada ano.



Fonte: Boa Vista SCPC

O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu em novembro de 2016, ficando em 2,40% ante o resultado de 2,46% em outubro de 2016. O indicador também foi menor na comparação com novembro do ano anterior, quando havia registrado 2,55%.

Os cheques devolvidos recuaram 7,1% na comparação mensal, enquanto os cheques movimentados diminuíram 4,9%, o que contribuiu para a queda do percentual no período.

O gráfico abaixo mostra a evolução recente dos dados citados.


Fonte: Boa Vista SCPC

Nota metodológica

O Indicador de Cheques Devolvidos da Boa Vista SCPC é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados somados aos devolvidos.

A série histórica deste indicador inicia em 2006 e está disponível em:
http://www.boavistaservicos.com.br/economia/cheques-devolvidos/